a) Radiações não ionizantesInfravermelho (Produzida em um ferro de passar)Ultravioleta (Produzida pelo sol)Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico)Luz visÃvel (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo)Ondas de rádio (produzida em aparelhos de som, por exemplo)
As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partÃculas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.
Existem três tipos de radiação: alfa, beta e gama.
...
Nenhuma transmutação se verifica pelos raios gama.Os raios gama são partÃculas, ou fótons, de energia eletromagnética.Núcleo do radio.Os raios gama são liberados quando um núcleo, após uma desintegração radioativa, fica num estado de alta energia.
QuÃmica nuclear.Radiações Alfa, Beta e Gama.
Radioatividade é a emissão espontânea de radiação pelos núcleos dos átomos de determinados elementos. Perceba que falamos em radiação espontânea, ou seja, independe de estar ligado ou desligado. Um aparelho de raios-X emite radiação quando ligado, mas se o desligarmos a emissão cessa.
31 curiosidades que você vai gostar
A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partÃculas e ondas para atingir a estabilidade. Nem todos os átomos são radioativos, mas os que recebem essa definição se caracterizam por emitir partÃculas radioativas (radiação), numa busca constante para se tornarem mais estáveis.
Radioatividade é a liberação de uma energia invisÃvel chamada de radiação ionizante, que atravessa o ar e as paredes, partindo de um material radioativo. No nosso planeta existem vinte e oito elementos radioativos naturais dispersos em todos os meios.
Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partÃculas alfa, partÃculas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.
Processo natural e artificial
Por exemplo, o urânio, o polônio, o tório e o rádio. Já a radioatividade artificial acontece quando há o bombardeamento de um átomo com partÃculas aceleradas, como a alfa, a beta, o nêutron o próton e outros. Nesses casos, surgem outros elementos que não são encontrados na natureza.
Infravermelho (Produzida em um ferro de passar) Ultravioleta (Produzida pelo sol) Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico) Luz visÃvel (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo)
As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclÃdeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. Em relação à exposição à s radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque.
Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.
Segundo ele, os elementos na natureza emitem três tipos de radiação: alfa, beta e ondas eletromagnéticas gama.
2- Tipos de radiaçõesRadiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração.Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.
Radiações Alfa, Beta e Gama.
Ondas eletromagnéticas -c - TiposAs ondas de rádio.Microondas.A radiação infravermelha.A radiação visÃvel.A radiação ultravioleta.O raio X.A radiação gama.
As radiações naturais são as existentes no meio em que vivemos; provêm da Terra e do espaço exterior. Na Terra há minerais que emitem radiações e do espaço exterior nos chegam as radiações provenientes do Sol e das estrelas. Entre as substâncias emissoras de radiações estão o urânio, o tório e o rádio.
Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.
Uma reação de transmutação artificial ocorre quando núcleos estáveis de elementos naturais são bombardeados com diferentes partÃculas (alfa, beta, próton, nêutrons, etc.), transformando-se em núcleos de outro elemento quÃmico.
“1. Para os efeitos desta norma, são radiações não ionizantes as micro-ondas, ultravioletas e laser.
As três emissões radioativas naturais são: partÃculas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partÃculas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).
A radiografia Industrial por Gamagrafia geralmente é realizada com os seguintes radioisótopos, relacionados em ordem crescente de energia de radiação gama emitida: selênio-75, irÃdio-192, cobalto-60. Estes radioisótopos emitem radiação gama, mas cada um com uma energia diferente.
Quando uma pessoa sofre contaminação radioativa, ela também se torna uma ameaça para as outras pessoas, pois o material radioativo que está presente nela continua emitindo radiações, que podem contaminar outros. Isso nos mostra que toda pessoa contaminada também foi irradiada.
Veja algumas utilizações da radioatividade:
No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,…; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.
Significado de Radioativo
adjetivo Dotado de radioatividade. (Var.: radiativo.).
Para que serve a pomada Curatec hidrogel?
Como resetar o roteador Huawei hg8546m?
O que é preciso para reservar um quarto de hotel?
Pode receber herança em vida?
Como usar o óleo Dersani em feridas?
Como faço para ser representante da romance?
Como resetar Motorola tela preta?
Como usar Diprosalic solução no ouvido?
Como regularizar um terreno com escritura de posse?
Como regular a temperatura da máquina três corações?
Para que serve a sincronização?
Como se tornar um admirador secreto?
Como resetar roteador Intelbras IWR 1000?