A liberdade provisória tem fundamento na Constituição Federal (em seu artigo 5º, inciso LXVI), que estabelece que ninguém será levado à prisão ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança. ... O agente é colocado em liberdade se a lei expressamente autorizar.
A liberdade provisória é um desses termos, ela consiste em um benefício constitucional garantido ao acusado para que este responda o processo livre de prisão cautelar, isto é, em liberdade, com ou sem o arbitramento de fiança ou outras medidas cautelares.
350 do Código de Processo Penal permite ao juiz que, verificando tratar-se de réu pobre e, em detrimento dessa condição, não puder arcar com o valor da fiança, poderá conceder a liberdade provisória.
Deste modo, na prática, para solicitar a liberdade provisória deve se atentar que o preso não se encaixa em nenhuma daquelas hipóteses, ou seja, não demonstra perigo para a paz pública, nem para a ordem econômica, não vai impedir a aplicação da lei, muito menos impossibilitar a instrução do processo.
Portanto, não terão direito à liberdade provisória o indiciado reincidente, ou que tenha sido autuado por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e por fim aquele que seja membro de organização criminosa ou de milícia.
42 curiosidades que você vai gostar
A atual lei de drogas brasileira (Lei n. 11.343/2006), em seu art. 44, caput, proíbe a concessão de liberdade provisória aos acusados de tráfico de drogas, vejamos: Art.
21 da Lei nº 10.826/03 corretamente determinou que nas hipóteses de tráfico interno ou internacional, de comércio ilegal ou de porte ou posse de arma de fogo, munição ou equipamento de uso restrito, não pode ser concedida a liberdade provisória aos imputados.
- A demora de vinte e dois dias para prolação da decisão que apreciou o pedido de liberdade provisória é razoável e proporcional, mormente considerando que já havia sido proferida decisão conversória, pronunciamento judicial acerca da necessidade da prisão preventiva - Cabível a manutenção da prisão cautelar quando ...
A liberdade provisória, como o nome indica, dura apenas até a sentença. Se a sentença condená-lo, ele será preso e perderá sua liberdade. E se a sentença absolvê-lo, sua liberdade se tornará permanente.
A Liberdade Provisória Com ou Sem Fiança é um instituto de Direito Processual Penal que concede liberdade, sob certas circunstâncias, ao réu que está na iminência de ser preso, ou foi preso, em flagrante, ou em decorrência de sentença de pronúncia, ou de sentença penal condenatória, mas que ainda não transitou em ...
A concessão de liberdade provisória mediante pagamento de fiança, institui a obrigatoriedade de o afiançado comparecer perante a autoridade todas as vezes que for intimado para atos do inquérito e da instrução criminal. Além de dever comparecer para o julgamento, nos termos previstos no artigo 327 do CPP.
RÉU QUE RESPONDE O PROCESSO EM LIBERDADE. PRISÃO DECRETADA NA SENTENÇA. Se o réu respondeu ao processo em liberdade, a prisão contra ele decretada, na sentença recorrível, só justifica se, motivada por fato posterior e a este se ajustar, a uma das hipóteses previstas no art. 312 do Código de Processo Penal.
De acordo com o provimento, o juiz competente para decidir a respeito da liberdade ao preso provisório ou condenado deverá expedir e garantir o cumprimento do alvará de soltura no prazo máximo de 24 horas.
A média de espera é de 439 dias até o julgamento do mérito do Habeas Corpus. E esse tempo tem irritado advogados e partes. Muitos advogados têm recorrido ao Supremo para reclamar da demora no julgamento de Habeas Corpus pelo STJ. Geralmente, o tempo de espera nesses casos é de menos de um ano.
Mas lembrando: Se houver flagrante, o prazo máximo da prisão é de 24 horas. Depois, o juiz poderá decretar a prisão preventiva se estiver presente alguma de suas hipóteses ou liberar o acusado quando não estiverem presentes os requisitos da Prisão Preventiva.
A fiança e a liberdade provisória são institutos distintos e autônomos. Assim, pode ser concedida a liberdade provisória com ou sem fiança, independentemente da natureza do crime. E em relação ao tráfico de drogas, por ser vedada a fiança, cabe apenas a liberdade provisória sem fiança.
11.464/07 a Lei dos Crimes Hediondos, não mais se proíbe a liberdade provisória aos crimes hediondos e equiparados. O art. 5º, XLIII da Constituição Federal, ao tratar dos crimes hediondos, impede apenas a fiança, a graça e a anistia. A lei infraconstitucional não poderia ir além.
5° XLIII da Constituição Federal apenas veda a liberdade provisória com fiança por se tratarem de delitos inafiançáveis, fato este que não impede a concessão da liberdade provisória sem fiança, conforme demonstra a Lei 11.464/2007 em seu artigo 1º.
Depreende-se, portanto, que a Constituição Federal, o Código de Processo Penal, a Lei de Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) e a Lei11.3433/06 preveem a impossibilidade de arbitramento de fiança nos crimes de tráfico de drogas. ... Cabe liberdade provisória, desde que não seja mediante a medida cautelar da fiança.
Tráfico - previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006. Vender, comprar, produzir, guardar, transportar, importar, exportar, oferecer ou entregar para consumo, mesmo que de graça, dentre outras condutas. ... Comprar, guardar ou portar drogas sem autorização para consumo próprio.
A pena do réu reincidente ficou em 5 anos e 10 meses, em regime inicial fechado, e a do réu primário passou para 4 anos e 2 meses, em regime semiaberto.
Após a assinatura do juiz, a expedição de alvará de soltura passa a ser exibida na movimentação do processo. É possível também visualizar as informações do alvará, através da aba Mandados Prisão / Alvarás Soltura.
Ainda assim, o alvará de soltura deverá ser expedido e apresentado pelo oficial de Justiça diretamente à autoridade administrativa responsável pela custódia. O objetivo é dar baixa nos registros competentes em relação ao processo ou inquérito a que se refere o alvará.
O alvará eletrônico agilizará o procedimento de liberação dos presos, porquanto será imediatamente transmitido aos órgãos da Secretaria de Defesa Social, por meio eletrônico, dispensando o deslocamento de servidores e agilizando a consulta ao Setarin, sobre a existência de outros processos ou inquéritos, nos quais haja ...
- Conforme firme jurisprudência desta Corte e do Pretório Excelso, réu que permaneceu solto durante o processo, com bons antecedentes e primário, tem direito de aguardar o julgamento pelo Júri em liberdade.
Como ocorre a interpretação da sensação térmica pelo sistema nervoso?
Como saber o tamanho de uma rosca?
Como ocorre a contaminação por Staphylococcus aureus?
Como testar saída de amplificador?
Como medir pé para comprar tênis?
Como é realizada a fotossíntese das bactérias?
Como se dá o processo que gera o impulso do olfato?
Como medir uma resistência de chuveiro com multímetro?
Como saber o tamanho de um alto falante?
Qual a importância de conhecer os níveis de decibéis do ambiente de trabalho?
Como saber o tamanho do espiral para encadernação?
Como limpar pé de cadeira de inox?
Como calcular a dosimetria de ruído?
Como limpar porcelanato fosco Pós-obra?
Como calcular o Glasgow de um paciente?