A Permacultura – contração das palavras “cultura” e “permanente” – oferece métodos ecologicamente e economicamente viáveis para atender as necessidades básicas de uma comunidade sem degradar o meio ambiente, visando que se tornem autossuficientes a longo prazo.
Permacultura, de acordo com Bill Mollison, em Designer Permacultura Manual (18), pode ser definida como um projeto com consciência e a manutenção de ecossistemas agrícolas produtivos que possuem “diversidade, estabilidade e resiliência dos ecossistemas naturais”.
O que é permacultura? Como elementos do design, a permacultura trata de plantas, animais, edificações e infra estruturas (água, energia, comunicações), bem como, dos relacionamentos que podemos criar entre eles conforme sua composição em um terreno para criar ambientes humanos em harmonia com a natureza.
Características da permacultura:
O uso da terra é intensivo e não extensivo. Há diversidade nas espécies de plantas, variedades, produtividade. O prazo longo, um processo evolucionário (várias gerações). Os elementos integrantes do sistema são silvestres ou pouco selecionados (tanto animais como vegetais).
É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural, economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a natureza. Resumindo: morar coletivamente neste planeta sem destruí-lo. Para que isso seja possível, orienta-se por 3 princípios éticos: cuidar da terra, cuidar das pessoas e cuidar do futuro.
19 curiosidades que você vai gostar
A permacultura utiliza as qualidades inerentes das plantas e animais, combinadas com as características naturais dos terrenos edificações, para produzir um sistema de apoio à vida para a cidade ou a zona rural, utilizando a menor área praticamente possível.
Os três pilaresCuidar da Terra: Provisão para que todos os sistemas de vida continuem e se multipliquem. ... Cuidar das Pessoas: Provisão para que as pessoas acessem os recursos necessários para sua existência.Repartir os excedentes: Ecossistemas saudáveis utilizam a saída de cada elemento para nutrir os outros.
As técnicas utilizadas na Permacultura incluem: a agroecologia, uma ciência que fornece os princípios para o desenvolvimento de sistemas agrícolas que sejam produtivos e ao mesmo tempo preservadores dos recursos naturais; a bioconstrução, que consiste em construir edificações sustentáveis e menos agressivas ao meio ...
A permacultura possui três éticas e alguns princípios de planejamento que são baseados na observação da ecologia e da forma sustentável de interação, produção e de vida das populações tradicionais com a natureza, sempre trabalhando a favor dela e nunca contra.
A permacultura traz diversos benefícios para os seres humanos e para o planeta Terra. Permite melhorarmos a qualidade do ar, reduzirmos o consumo energético e reduzirmos a exploração dos recursos naturais.
O curso que forma permacultores, as pessoas que irão projetar esses sistemas, chama-se PDC: Permaculture Design Course. Pensar neste tipo de funcionamento integrado, nada mais é do que desenhar como isso vai acontecer.
Permacultura e a bioconstrução
Trata-se de uma atividade, considerada por muitos como uma filosofia de vida, que procura produzir recursos básicos para o ser humano sem agredir a natureza.
Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
A permacultura é a base de diversas ecovilas, um assentamento humano sustentável que integra as atividades sociais, promovendo moradia, sustento, produção, lazer e vida social em um único local, sem que estas atividades sejam nocivas à natureza.
Diminuir o consumo de carne:
Isso sem falar na contaminação do uso do solo, das águas e da questão alimentar. Iniciativas como o Segunda sem Carne, defendida pela Sociedade Vegetariana Brasileira, mostra o impacto que um dia sem carne pode fazer para preservar nossos recursos naturais.
É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.
Por princípio, a bioconstrução se utiliza de recursos naturais presentes no local da obra. No caso do Brasil, na maioria das regiões, com exceção de regiões amazônicas, o recurso local mais abundante e tecnicamente propício para se construir nesses territórios é a terra, o solo do próprio terreno ou proximidades.
Tipos de bioconstrução, conheça as principais técnicasTijolos de adobe: adobe posto em formas, deixados para secar ao sol. ... Superadobe: É uma técnica autoportante. ... Hiperadobe: Enquanto isso, o hiperadobe é um melhoramento do superadobe. ... Pau a pique: Dias aponta que esse é um exemplo de arquitetura vernacular brasileira.
As principais vantagens da bioconstrução são:Redução da quantidade de resíduos gerada;Redução do consumo energético;Troca de conhecimentos na comunidade;Preservação do meio ambiente.
Uma delas é através da troca de trabalho por hospedagem. No Brasil, existem pousadas, hostels e até mesmo fazendas que estão de portas abertas para quem quiser praticar a permacultura, um sistema que consiste em criar ambientes sustentáveis, e de quebra, ainda ganhar uma cama para uma noite tranquila de sono.
A permacultura sistematiza tecnologias ancestrais e atuais de diversas áreas do conhecimento para criar assentamentos humanos sustentáveis. É uma metodologia que ajuda a gerar renda em uma propriedade rural (ou urbana), economizar tempo e ainda nos permite viver em harmonia com a Natureza.
A Permacultura propõe viver sem esgotar os recursos naturais. E tudo começa na sua casa, colocando a mão na massa. ... A permacultura visa o oposto: criar uma sociedade capaz de se manter infinitamente sem esgotar os recursos necessários à sobrevivência humana.
No dia a dia, a permacultura nos faz repensar hábito e o próprio estilo de vida. ... A partir desta mudança interna fica mais fácil redesenhar a paisagem que queremos construir, as casas que queremos morar, os alimentos que queremos consumir, a energia que queremos gastar e o estilo que vida que queremos adotar.
Além dos pilares, a permacultura segue 12 princípios para se tornar uma filosofia de vida: observe e interaja; capte e armazene a energia; obtenha um rendimento; pratique a autorregulação e aceite retorno; use e valorize os serviços e recursos renováveis; produza e não desperdice; desenhe partindo de padrões para ...
COMO FUNCIONA
O interessado deverá contratar um pacote de hospedagem normal (ver link abaixo). E realizar o agendamento e pagamento antecipado como hóspede. Durante a estadia ofereceremos a oportunidade de trabalho na ecovila.
Quais são as principais características do eucalipto?
O que fazer para conseguir chorar?
Onde denunciar mau atendimento?
Como saber o barramento da minha placa mãe?
Como recuperar um chip TIM Beta?
Quais óleos essenciais posso ingerir?
Como fazer as horas complementares Estácio?
Como saber se uma pessoa tem bronquite?
O que uma nutricionista passa para emagrecer?
Como o jejum intermitente age no organismo?
Como personalizar a tela bloqueada do iPhone?
Como colocar ponto no lugar da vírgula no Excel?
Como mudar a posição do Sol no SketchUp?
Como trocar a resolução do Fortnite?
Como ajustar a resolução do AutoCAD?
Como mudar a cor do olho em um dia?