Ação. A parte mais abstrata da sua proposta é a ação e responde à pergunta “o quê?”. Nela, você dirá o que deve ser feito, porém de maneira superficial, afinal é exatamente para explicá-la que existem o modo e o detalhamento.
Pense em medidas bem detalhadas, sempre especificando os agentes (em vez de colocar “mídia”, pense quais setores da mídia seriam mais adequados para a sua intervenção, por exemplo. O mesmo em relação ao “governo”: evite utilizar de maneira genérica, pense quais órgãos do governo podem ser apontados como agentes).
Elementos da Proposta de intervençãoAção.Agente.Meios.Finalidade.Detalhamento.Revisão de Elementos da Proposta de intervenção.
Ela precisa ter 5 elementos:Ação (o que?)Agente (quem?)Efeito (para quê?)Modo (como?)Detalhamento (explicação e exemplos)
A proposta de intervenção deve ter vínculo com a tese e ser coerente com os argumentos usados na redação. Fique ligado, pois o texto precisa ter um encadeamento lógico. A proposta bem elaborada deve conter um detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.
22 curiosidades que você vai gostar
Como desenvolver uma boa proposta de intervenção na redação?Agente: quem realiza a proposta;Ação: do que se trata a proposta.Modo ou meio: de maneira ou por qual meio será realizada;Finalidade: qual é o objetivo ou o resultado esperado com a proposta.
Na redação do Enem, os candidatos precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo (com introdução, desenvolvimento e conclusão), de no máximo 30 linhas, a partir de uma coletânea sobre um tema específico.
Existem sete agentes que podem ser utilizados na hora de criar seu parágrafo conclusivo, que são eles: Governo. ONGs – Organizações não governamentais. Mídia.
Por fim, vale lembrar que além de citar os agentes públicos, existem outros agentes que também podem ser mobilizados na sua proposta de intervenção, como o setor privado, escolas, hospitais, profissionais diversos, entre outros.
O conteúdo deve ser retomado na conclusão e ele deve ter total coerência com o que foi escrito nas partes anteriores da redação, pois só assim se consegue a reafirmação de uma verdade. Não se deve, porém, repetir frases e vocabulário.
O ENEM destaca cinco elementos obrigatórios que devem ser apresentados na proposta: agente - quem executa a ação? (ex.: o governo, a sociedade, a mídia, etc); ação - o que deve ser feito para solucionar ou amenizar esse problema?; modo/meio - como essa ação será executada e por qual meio?; efeito - qual o motivo/ ...
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O que é avaliado na competência 5? Essa competência avalia se o estudante sabe "elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos".
Detalhamento é o elemento que acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito. Ele tem papel fundamental para uma formulação mais concreta e mais elaborada da proposta de intervenção.
Dica: de maneira geral, o detalhamento trata-se de uma explicação ou exemplificação. Por isso, coloque-o entre vírgulas e crie apostos ou orações explicativas.
ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA NA CONCLUSÃO
Portanto, o (agente) deve (ação), por intermédio de (meio/modo), com (detalhamento). Como resultado dessa nova perspectiva, (indicar o que se realizaria – finalidade).
Por isso, para você não esquecer os elementos principais – os agentes interventores – conhecido como GOMIFES: estes são os agentes sociais que você pode selecionar para resolver a problemática de acordo com o recorte temático, certo?
Como citar algum órgão na redação? É necessário que o aluno indique o nome inteiro pelo menos no momento de apresentação do órgão, por exemplo: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (…)
Para que a citação seja válida é preciso que ela tenha sido dita por alguém legitimado na sociedade, ou seja, uma figura aceitável para a maior parte da sociedade ou alguém que é autoridade no assunto. Veja alguns exemplos: Presidente da República: "Nós somos a mudança que procuramos.” – Barack Obama.
É necessário fazer uma única proposta completa e bem detalhada. Os detalhamentos nada mais são do que exemplos e explicações sobre os 4 elementos que vimos até aqui (ação, agente, modo e efeito). Vamos a um exemplo para que você entenda melhor.
Os parágrafos não têm uma limitação de tamanho, mas uma redação dissertativa-argumentativa segue uma estrutura bastante específica. O texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Ou seja, seu texto deve ter, no mínimo, três parágrafos. As redações nota mil costumam ter 4 parágrafos.
A redação do Enem é formada por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira, e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na estrutura de dissertação argumentativa.
11 passos para elaborar uma proposta de serviços completaTenha os materiais necessários antes de começar a escrever. ... Organize as informações. ... Identifique o contratante, o contratado e o serviço. ... Faça um sumário ou um índice. ... Apresente a sua empresa. ... Descreva os objetivos. ... Explique a metodologia para alcançar as metas.
Sendo assim, na proposta de intervenção, é preciso que o candidato apresente soluções exequíveis para o problema. Isso quer dizer que não adianta criar soluções mágicas ou mirabolantes, é preciso que as propostas apresentadas sejam coerentes e viáveis.
Qual a relação entre a arte eo belo?
O que é sinistro de pequena monta?
Como a acetilcolina age nos receptores Muscarínicos?
O que é a terapia da Constelação?
Qual é a lei uso de imagem não autorizada?
Qual o poder do Gold Experience Réquiem?
Como tirar mancha de produto químico da cerâmica?
Qual a diferença entre a síndrome de burnout E o estresse?
Qual a função do planejamento estratégico?
Quantas pessoas vivem na linha da pobreza no mundo?
O que deve ser avaliado em uma redação?
Como curar tireoide naturalmente?
Como perder gordura localizada na barriga e cintura?
Como será o pagamento do PIS em 2022?