9 resposta(s) - Contém resposta de Especialista. Uma opinião é resultado das impressões ou interesses pessoais, enquanto que o conceito, que se busca filosoficamente, corresponde à verdade. A opinião varia de indivíduo para indivíduo, enquanto o conceito universal é necessariamente igual para todos.
Em uma discussão um tenta convencer o outro de sua opinião, e todo mundo de alguma forma se acha o dono da verdade. ... Essa “Verdade” é maior que o conjunto de todas as opiniões pessoais, ainda que isso possa soar contraditório. A “Verdade” existe independente de a querermos ou não, de estarmos de acordo com ela ou não.
A verdade não é, entretanto, propriedade de nenhum homem, e ser filósofo é estar numa incessante busca por ela: “A vida não refletida não vale a pena ser vivida”. Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”.
Na opinião está o sentimento que uma pessoa guarda a respeito de determinado assunto, o que pode cegá-la para a verdade. A aparência nada mais é do que uma imagem que é projetada e percebida de diferentes formas. A essência é o que existe no interior. a essência é aquilo que algo ou alguém é de verdade.
A concepção de verdade.
Em grego, a verdade (aletheia) significa aquilo que não está oculto, o não escondido, manifestando-se aos olhos e ao espírito, tal como é, ficando evidente à razão. Em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e a exatidão.
18 curiosidades que você vai gostar
O que é Verdade:
Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.
De acordo com essa concepção, a verdade é a adequação entre aquilo que se dá na realidade e aquilo que se dá na mente. A verdade como correspondência foi definida por Aristóteles no tratado Da Interpretação, no qual ele analisa a formação das frases suscetíveis de serem verdadeiras ou falsas.
Para Nietzsche, a realidade é a aparência, e a essência é uma mentira, uma ilusão inventada pelo ser humano (pela filosofia, pelo cristianismo etc.), porque é muito difícil encarar a efemeridade, multiplicidade e constante mutação do real. ...
A essência é interna, profunda, densa, aquilo que é base, é aquilo que é. Essência é da ordem da realidade. Aparência é da ordem da vaidade. Essência é verdadeira.