O que é a teoria da subjetividade?

Pergunta de Francisco David Machado de Coelho em 03-10-2025
(47 votos)

A Teoria da Subjetividade fundamenta um caminho investigativo que permite a compreensão dos sentidos subjetivos e configurações subjetivas constituintes dos complexos processos psicológicos humanos produzidos nos diferentes espaços sociais, algo não observado nas abordagens teóricas dominantes na psicologia.

Qual é o conceito da subjetividade?

Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.


O que é a teoria da subjetividade de González Rey?

A Teoria da Subjetividade de González Rey (1995, 2003a, 2003b) constituiu a base teórica da pesquisa por ser, em essência, uma teoria que busca compreender a subjeti- vidade reconhecendo o valor da história e da cultura, pos- sibilitando, com isso, olhar o estudante em seus processos singulares.

O que é subjetividade para a psicanálise?

Primeiramente, é necessário destacar que a subjetividade implica a existência de um sujeito. Isso significa que temos que ter em mente que uma pessoa é única em seu modo de pensar, de falar e de agir. Que cada indivíduo tem as suas próprias experiências de vida e são essas particularidades que nos fazem únicos.

Qual o papel da subjetividade no desenvolvimento humano?

A análise do desenvolvimento da subjetividade requer adentrar no movimento contínuo de produção de sentidos subjetivos para identificar os impactos, as rupturas e as construções que estes são capazes de desencadear no sujeito.

Curso "Introdução à Teoria da Subjetividade de González Rey" - Encontro 1 (19/08/21)


38 curiosidades que você vai gostar

Qual a importância da subjetividade?

A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. ... Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro". Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.

Como a subjetividade está presente no nosso cotidiano?

Dessa forma, expomos nossa subjetividade quando expressamos nosso ponto de vista pessoal, de acordo com aquilo que conhecemos e vivemos no dia a dia. ... Dito isso, fica claro que é através da nossa subjetividade que construímos os relacionamentos com o “outro”.

O que Freud fala sobre subjetividade?

De acordo com os escritos de Freud, estudar a subjetividade é postular de início que a “vida subjetiva” não é o reino do absurdo, do obscuro, da impossibilidade do saber. ... Deste modo, ele admite que os mecanismos pelos quais os processos e as exigências civilizatórias se constituem são subjetivos.

Como a psicologia estuda a subjetividade?

O método para se estudar a subjetividade deve ser, portanto, o que leva a procurar no indivíduo as marcas da sociedade. Ou seja, dizer que o indivíduo é mediado socialmente, não significa que ele seja afetado externamente pela sociedade, mas sim que se constitui por ela, isto é, pela sua introjeção.



Outras questões

Quem nasceu em 2003 se alista quando?

O que é uma estrutura mediana?

Quanto custa para fazer uma perícia?

Como decompor 300 em centena dezena é unidade?

Quais são os privilégios e as imunidades consulares?

Qual a função do magnésio no corpo humano?

Como bebê de 3 meses enxerga?

Qual a diferença entre tinta fosca e acetinada?

Quantos Hz O cabo DVI suporta?

Porque cidadãos e não cidadãos?

O que significa a palavra fazenda na Bíblia?

Como funciona uma semi-intensiva?

Como saber se eu passei de ano 2022?

O que é registro pedagógico?

O que significa enfermeiro-chefe?

Como calcular a depreciação de um móvel usado?

Quem mora sozinho recebe o Auxílio Brasil?

Quanto tempo você fica chapado?

O que e ser diplomata?

O que é o pagamento por conta?

Quando a população do planeta vai começar a diminuir?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com