O que é a teoria da subjetividade?

Pergunta de Francisco David Machado de Coelho em 31-05-2022
(47 votos)

A Teoria da Subjetividade fundamenta um caminho investigativo que permite a compreensão dos sentidos subjetivos e configurações subjetivas constituintes dos complexos processos psicológicos humanos produzidos nos diferentes espaços sociais, algo não observado nas abordagens teóricas dominantes na psicologia.

Qual é o conceito da subjetividade?

Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.


O que é a teoria da subjetividade de González Rey?

A Teoria da Subjetividade de González Rey (1995, 2003a, 2003b) constituiu a base teórica da pesquisa por ser, em essência, uma teoria que busca compreender a subjeti- vidade reconhecendo o valor da história e da cultura, pos- sibilitando, com isso, olhar o estudante em seus processos singulares.

O que é subjetividade para a psicanálise?

Primeiramente, é necessário destacar que a subjetividade implica a existência de um sujeito. Isso significa que temos que ter em mente que uma pessoa é única em seu modo de pensar, de falar e de agir. Que cada indivíduo tem as suas próprias experiências de vida e são essas particularidades que nos fazem únicos.

Qual o papel da subjetividade no desenvolvimento humano?

A análise do desenvolvimento da subjetividade requer adentrar no movimento contínuo de produção de sentidos subjetivos para identificar os impactos, as rupturas e as construções que estes são capazes de desencadear no sujeito.

Curso "Introdução à Teoria da Subjetividade de González Rey" - Encontro 1 (19/08/21)


38 curiosidades que você vai gostar

Qual a importância da subjetividade?

A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. ... Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o "outro". Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.

Como a subjetividade está presente no nosso cotidiano?

Dessa forma, expomos nossa subjetividade quando expressamos nosso ponto de vista pessoal, de acordo com aquilo que conhecemos e vivemos no dia a dia. ... Dito isso, fica claro que é através da nossa subjetividade que construímos os relacionamentos com o “outro”.

O que Freud fala sobre subjetividade?

De acordo com os escritos de Freud, estudar a subjetividade é postular de início que a “vida subjetiva” não é o reino do absurdo, do obscuro, da impossibilidade do saber. ... Deste modo, ele admite que os mecanismos pelos quais os processos e as exigências civilizatórias se constituem são subjetivos.

Como a psicologia estuda a subjetividade?

O método para se estudar a subjetividade deve ser, portanto, o que leva a procurar no indivíduo as marcas da sociedade. Ou seja, dizer que o indivíduo é mediado socialmente, não significa que ele seja afetado externamente pela sociedade, mas sim que se constitui por ela, isto é, pela sua introjeção.



Outras questões

O que é o mfa?

O que sao raios ultravioleta?

Quanto custa para tirar carteira de piloto de avião?

O que é o trabalho em equipe?

O que é uma fauna?

O que é ciencia?

O que fazer em praga a noite?

O que é indiegogo?

Como por duas animações ao memso tempo ppt?

Como e formado o raio?

O que é simplificação de fração?

Quando falece um parente quantos dias?

O que é um pedreiro?

Quanto tempo demora a carta de conduçao a vir?

Quanto tempo demora um divorcio litigioso?

O que e colesterol?

O que são lentes polarizadas?

Quanto tempo leva para tirar a carta?

Quanto mede um leão?

O que são dobras?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com