Para o filósofo, a alma é imortal e carrega em si mesma conhecimentos ou saberes apriorísticos. Trata- se, pois, de suas reminiscências, isto é, lembranças e memórias adquiridas pela alma em seu ato de criação divina. Quando a alma (inteligível) encarna em um corpo (sensível) ela se esquece de tais conhecimentos.
O que é reminiscência? Ao pensar a teoria da reminiscência, também chamada anamnese, Platão propõe como papel fundamental ao filósofo, fazendo uso da maiêutica socrática, a responsabilidade de fazer a alma recordar os conhecimentos que ela já contemplara anterior à encarnação no corpo.
Na obra de Platão, a chamada “teoria da reminiscência” aparece pela primeira vez no Mênon, segundo a cronologia dos diálogos hoje mais aceita.
Reminiscência, do latim reminiscentĭa, é um conceito que se pode associar a evocações, memórias ou recordações. Uma reminiscência é a representação mental de uma situação, um feito ou outra coisa que teve lugar no passado.
Santo Agostinho, baseado na teoria da reminiscência de Platão, que defendia que o conhecimento é uma recordação do que alma já contemplou no mundo inteligível, ... Assim, diferentemente de Platão, que acredita na existência de reencarnação, Agostinho formula a teoria da iluminação divina a partir da ideia de ressurreição.
Essa é a Teoria da Iluminação de Santo Agostinho. Tal teoria é proveniente da doutrina da reminiscência de Platão, segundo a qual as ideias já residiriam em nossa alma e caberia ao filósofo despertá-las.
3)Como se pode interpretar o sentido e a importância da doutrina da Reminiscência? A alma deseja o retorno porque pode, ainda que superficialmente, recordar-se desta condição anterior e o meio de conseguir lembrar é o conhecimento. Não se chega ao saber a partir do zero, mas volta-se ao saber lembrando-se da verdade.
Teoria da reminiscência Uma teoria que deriva da teoria das ideias é a teoria platônica da reminiscência. Segundo Platão, o ser humano é formado de uma parte mortal, a saber, o corpo; e uma parte imortal, a saber: a alma; antes de habitarmos este mundo, nossa alma habitava o mundo das ideias.
Neste curto módulo, a professora Lara detalha para nós como o filósofo Platão explica o processo do conhecimento a partir de sua teoria da reminiscência.
Uma das teorias mais fundamentais para a compreensão do pensamento de Platão (428- 347 a. C) é, sem dúvida, a sua famosa teoria das ideias. Ela afirma que existem dois mundos, a saber: o mundo sensível e o mundo inteligível.
Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke. Gnosiologia ou gnoseologia (do grego gnosis, "conhecimento", e logos, "discurso") está relacionada ao ato de conhecer, a partir da relação entre dois elementos: o SUJEITO - aquele que conhece (ser cognoscente)
A relação com o conhecimento se dá a partir de verdades inquestionáveis (dogmas) orientadas pela razão. Tudo pode ser conhecido. Compreende que o sujeito não dá conta de apreender o objeto. Há limites para o conhecimento e para a razão humana. É impossível um conhecimento total.
Como cuidar de uma luxação no tornozelo?
Quem é a mais bonita do Twice 2021?
Quem pode dar laudo de eletrocardiograma?
Como escreve sobrinha de chuva?
Como medir gramas de macarrão?
Quais são as 4 camadas componentes do TCP IP?
O que é preciso para registrar um contrato em cartório?
Qual a diferença entre trademark e copyright?
Qual a importância do merchandising no ponto de venda?
O que trata a lei 8080 90 e A lei 8142 90?
Quais foram as mudanças que a nova regra ortográfica trouxe para o acento diferencial?