1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
b) A segunda pessoa verbal relaciona-se com a segunda pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais tu (singular) e vós (plural). Dessa forma, no discurso em segunda pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa com que quem se fala. Exemplo: Tu estudas muito.
vós vós. Pronome pessoal sujeito correspondente à segunda pessoa do plural (ex.: onde é que vós ides?). Confrontar: voz. Ver também resposta à dúvida: tu, vós ou você.
Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.
As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles)....
Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.
Em se tratando das pessoas do discurso, ele representa a 2ª do plural (com quem se fala), ao lado do “tu”, o qual representa a forma singularizada. ... Já quanto ao uso do “vós” a constatação a que se chega é que seu uso ficou restrito à linguagem literária, aos dizeres da Bíblia e a alguns discursos extremamente formais.
A forma usada pelo Dr. José Hermano Saraiva é hoje a mais usada no português padrão. A outra, com vos, é igualmente correcta, mas para a maior parte das falantes tem o seu quê de provinciano, de dialectal. Portanto, dou-lhes tanto se aplica a eles como a vocês, aos senhores, etc., isto é às pessoas com quem falamos.
As pessoas verbais são tradicionalmente representadas pelos pronomes pessoais retos: eu, tu, ele, nós, vós, eles. Contudo, podem também ser indicadas pelas desinências verbais. Ontem, eu almocei muito cedo. Ontem, tu almoçaste muito cedo. Ontem, nós almoçamos muito cedo. Ontem, almocei muito cedo. Ontem, almoçaste muito cedo.
Pessoas verbais, também chamadas de pessoas gramaticais ou pessoas do discurso, indicam a posição de uma pessoa na comunicação. 1.ª pessoa: Indica quem fala - eu e nós; 2.ª pessoa: Indica com quem se fala - tu e vós; 3.ª pessoa: Indica de quem se fala - ele e eles. Exemplos de uso das...
As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).
Preste atenção no uso do plural e do singular. Um erro que os escritores costumam cometer ao escrever na terceira pessoa é utilizar o plural quando o correto seria o singular. Geralmente, esse erro ocorre quando a frase começa com um verbo transitivo indireto na terceira pessoa seguido de um complemento no plural.
Como participar da promoção da Coca-cola 2021?
Como levar uma garrafa de vinho na sua bagagem de avião?
Quais foram os marcos da reforma sanitária brasileira que idealizou criou e regulamentou o SUS?
O que pode acontecer se acabar com todas as árvores?
Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de ovário?
Qual o valor do curso de camuflagem de estrias?
Qual é a origem dos bonecos gigantes de Olinda?
Quando vale a pena quitar o financiamento?
Quais são os textos dramáticos?
Como a gente saber que o dente do bebê está nascendo?
Qual é a gramática mais difícil do mundo?
Por que as palavras paroxítonas não recebem acento?
Qual é a função do termostato da geladeira?