A replicação é o processo de duplicação de uma molécula de DNA de dupla cadeia. Os mecanismos de replicação dos procariotos e eucariotos são idênticos. Como cada cadeia de DNA contém a mesma informação genética, qualquer uma delas pode servir como molde. Por isso a replicação do DNA é dita semiconservativa.
O processo de replicação ocorre nos dois sentidos da fita de DNA. Na replicação, uma cadeia de DNA separa-se, nucleotídeos livres ligam-se nas fitas simples e, assim, duas novas moléculas surgem. As helicases movem-se sobre as fitas de DNA, separando as cadeias.
Didaticamente, o processo de replicação do DNA pode ser dividido em três etapas: iniciação, alongamento e terminação.
A replicação do DNA é um processo semiconservativo, pois cada uma das suas moléculas recém formadas conserva uma das cadeias da molécula que a originou e forma uma cadeia nova, complementar ao seu molde.
A transcrição pode ser dividida em três fases: início, elongação e término.
...
Fases da transcriçãoInício. O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. ... Elongação ou alongamento. ... Término.
27 curiosidades que você vai gostar
A replicação do DNA é semiconservativa. Cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. O novo DNA é feito por enzimas denominadas DNA polimerases, que necessitam de um molde e um primer (iniciador) e sintetizam DNA na direção 5 para 3 .
Primeiramente ocorre a separação das fitas de DNA (desfaz a hélice) no sentido 5 -3 pela enzima DNA Helicase. Ocorre então a síntese da uma nova fita e esta sempre se dá no sentido 5 -3 . Logo vem a principal enzima da replicação: DNA Polimerase.
A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.
A replicação viral refere-se ao processo pelo qual um vírus se reproduz dentro de um organismo vivo. Isso geralmente envolve transformar as células infectadas em fábricas de vírus, que fabricam cópias do código genético do vírus e as expulsam para se espalharem para o corpo do hospedeiro.
A replicação do RNA ocorre no citoplasma e é realizada pela RNA polimerase viral. A fita mais é coberta em todo o seu comprimento por proteínas do nucleocapsídeo à medida que é feita (RNAm não são cobertos com esta proteína, o que poderia interferir na maquinária de tradução de proteínas hospedeiras).
Essas proteínas, divididas em S1 e S2 auxiliam a endocitose do vírus ao se ligar a receptores celulares específicos como: o receptor da Enzima Conversora de Angiotensina 2 (ECA2), a Aminopeptidase N entre outros, de forma que há um tropismo maior do vírus para as regiões que possuem esses receptores, por exemplo, os ...
Os vírus de DNA tipicamente se replicam no núcleo da célula hospedeira e os vírus de RNA normalmente se replicam no citoplasma. Mas alguns vírus de RNA de fita simples e senso (+), denominados retrovírus, usam um método muito diferente de replicação.
Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução.
A síntese de proteínas (tradução) ocorre no citoplasma e consiste na leitura do RNAm. O processo envolve três etapas conhecidas por: iniciação, alongamento e finalização. A síntese tem início (etapa de iniciação) quando a subunidade menor de um ribossomo e um RNAt específico associam-se a um RNAm.
A transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir.
5 - 3 : O sentido da vida - Em uma extremidade da fita do DNA está livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra está livre a hidroxila do carbono-3 da última pentose. Na fita complementar este sentido é invertido.
Um filamento de DNA, a fita molde, age como molde para a RNA polimerase. Conforme ela "lê" esse molde uma base por vez, a polimerase constrói uma molécula de RNA feita de nucleotídeos complementares, formando uma cadeia que cresce de 5´para 3´.
As duas extremidades de uma cadeia de ácido nucleico denominam-se extremidade 5 e extremidade 3 . ... Esta convenção é importante porque os ácidos nucleicos só se podem sintetizar in vivo em direcção 5 -3 , porque a polimerase utilizada para sintetizar as novas cadeias une os novos nucleótidos à extremidade 3 -OH.
A enzima ligase é responsável por unir esses fragmentos de Okazaki, ligando o fragmento recém-sintetizado ao fragmento sintetizado anteriormente. Desta forma engenhosa a síntese das novas fitas de DNA é sempre feita no sentido 5 →3 .
A helicase ou DNA helicase é uma enzima que promove a abertura da hélice de DNA, separando-o em duas fitas simples para que possa sofrer replicação. A helicase quebra as ligações de hidrogénio entre as bases azotadas (purinas ou pirimidinas) de ambas as cadeias de DNA, fazendo com que estas se separem.
A transcriptase reversa é uma enzima, também denominada DNA-polimerase ou RNA-dependente, responsável por realizar o processo de transcrição, que corresponde a uma “cópia invertida”, de modo ao contrário em relação ao padrão celular.
A tradução ocorre em três etapas (iniciação, alongamento e terminação), nas quais a informação presente no mRNA e organizada em codões (conjunto de 3 nucleótidos), é reconhecida pelos anticodões presentes nos tRNA s que transportam os resíduos de aminoácidos.
A transcrição começa quando a RNA polimerase se liga a uma sequência promotora próxima ao início de um gene (diretamente ou através das proteínas auxiliares). A RNA polimerase usa uma das fitas de DNA (a fita molde) como uma referência para fazer uma molécula de RNA nova, complementar.
Transcrição: Uma fita do DNA do gene é copiada para RNA. Nos eucariontes, o transcrito de RNA deve passar por etapas adicionais de processamento para se tornar um RNA mensageiro (RNAm) maduro. Tradução: A sequência de nucleotídeos do RNAm é decodificada para especificar a sequência de aminoácidos de um polipeptídeo.
A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).
Como saber se foi bloqueado no Xbox?
Como saber se tenho crédito para financiamento?
O que significa as aspas no texto?
É verdade que comer ovo à noite faz mal?
Como é feito o pagamento da pena de multa?
Como saber se a cenoura está boa?
Como acontece o impulso nervoso Brainly?
Como explicar o nascer do sol?
Como saber se jogaram olho gordo no meu relacionamento?
Como é possível avaliar a fluidez da membrana?
Como acontece o potencial de ação em uma célula nervoso?
Como acontece a propagação do potencial de ação na célula muscular?
Como se formam as rochas ígneas Extrusivas?
Onde ocorre uma transformação física?
Como limpar pedra São Tomé na parede?