por volta de 1930
A hemoterapia no Brasil surgiu por volta de 1930, com a concepção de serviços de transfusão nas clínicas e hospitais de pronto atendimento. As transfusões eram realizadas de uma pessoa para outra sem nenhum tipo exame ou técnica de anticoagulação e preservação do sangue, o chamado “braço a braço”.
No Brasil, em 1879, um relato discutia se a melhor transfusão seria com sangue de animais para humanos ou entre seres humanos. Na era científica, os pioneiros da hemoterapia foram cirurgiões do Rio de Janeiro. Por volta de 1920 surgem os primeiros serviços organizados e de constituição bastante simples.
A hemoterapia é um procedimento importante no tratamento de câncer e de distúrbios do sangue, como a hemofilia, por exemplo, e consiste na recolha de uma quantidade pré-determinada de sangue, que é analisada, processada e armazenada em laboratório.
O primeiro "banco de sangue" público foi criado na cidade de Porto Alegre, em 1941; em seguida, foi o do Rio de Janeiro, sendo o terceiro inaugurado em 1942, em Recife". (Cláudia M.F. Ribeiro - A hemoterapia no Brasil até 1980 e a criação dos hemocentros públicos nacionais).
As transfusões de sangue tiveram início no Século 17 A primeira experiência em ser humano aconteceu dois anos mais tarde em 1667, em Paris.
As transfusões com sangue humano datam do século 19 A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818 que, após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto.
A Hematologia no Brasil nasceu no final do século XIX. Entre 18 ganhou repercussão a tese sobre a Hematologia Tropical. Por essa tese, ficou demonstrado que não havia diferença entre o sangue de um europeu e de um brasileiro.
A hemoterapia tem indicações técnicas muito bem estudadas e documentadas, que incluem seu uso em casos de: NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) NÃO PARE AGORA...
O hemoterapeuta é o profissional que, além do curso de medicina, realiza também residência médica na área de hemoterapia, realizada em conjunto com a residência de Hematologia (onde o foco é o manejo das doenças ligadas ao sangue). A hemoterapia tem indicações técnicas muito bem estudadas e documentadas, que incluem seu uso em casos de:
Em 1980, cria-se o Programa Nacional de Sangue e Hemocomponentes (Pró-Sangue) com a finalidade de regularizar a situação da hemoterapia brasileira. Surgem os Centros de Hematologia e Hemoterapia – os hemocentros. Entre os muitos desafios, o de implantar a doação sistemática de sangue, pondo fim à doação remunerada.
A auto-hemoterapia consiste em uma prática terapêutica isoterápica, que é feita extraindo-se sangue venoso de um indivíduo, e sua posterior introdução no músculo do mesmo indivíduo. Esta técnica surgiu na França, no ano de 1911, e teve como criador o médico Francois Ravout, visando tratar a febre tifoide.
Qual o tipo de câncer que matou o padre Léo?
Para que serve o Magnesia bisurada?
O que fazer para tirar o Outlook de offline?
Como mudar o Idioma do corretor ortográfico Word?
Qual fio usar para ligar ventilador de teto?
Como funciona comprar na Shopee?
Como funciona a aplicação das gotas nasais?
O que é dispositivo streaming?
Quando o engenheiro da Caixa vai fazer vistoria?
Qual o máximo de amigos no Pokémon GO?
Como ocorre a transmissão da energia elétrica em longas distâncias?