substantivo deverbal Ação de denegrir; ato de difamar, de manchar a reputação de alguém: o boato denigre a imagem da artista.
1 difamar, desonrar, abocanhar, aviltar, caluniar, conspurcar, desabonar, desacreditar, deslustrar, enlodar, enxovalhar, infamar, injuriar, macular, manchar, rebaixar. Tornar escuro: 2 enegrecer, denegrecer, escurecer, enfuscar, obscurecer, pretejar, tisnar.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Sempre que nos quisermos referir ao ato de depreciar e desacreditar a reputação de alguém ou de tornar alguma coisa negra ou escura, podemos usar os verbos denegrir ou denigrir.
Significado de Pode
substantivo deverbal Ação de poder, de ter capacidade, direito ou autoridade para conseguir ou para realizar alguma coisa: ele não pode fazer este trabalho; ele tem todas as condições necessárias e pode se candidatar ao emprego.
Significado de Denegrir
verbo transitivo direto e pronominal Fazer ficar mais negro; tornar escuro; obscurecer, obscurecer-se. [Figurado] Manchar a reputação de; difamar: os boatos denegriram a imagem da empresa; ele se denegriu com o escândalo de corrupção.
29 curiosidades que você vai gostar
É importante que você junte documentos que provem que a pessoa está tentando denegrir reputação. Se for virtualmente, salve e-mails, mensagens e faça capturas (printscreen) das telas. Contar com testemunhas também é importante no processo, assim como registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia da sua cidade.
Confira a seguir: Denegrir – O real significado dessa palavra é “tornar negro”, mas ela é utilizada como sinônimo de difamação. Portanto, a palavra “denegrir” é considerada racista, pois associa o negro a algo pejorativo. Você pode substituir o termo por “difamar”.
A lista de palavras e expressões verbais proibidas pela boa intenção progressista não para de crescer: “denegrir”, “judiar”, “fazer nas coxas”, “criado-mudo”, “meia tigela”, “mulato”, “mercado negro”, “lista negra”. Em alguns casos a etimologia racista é simplesmente inventada.
A diferença básica entre calúnia e difamação está no fato. Na calúnia o fato é falso e criminoso, na difamação o fato pode ser falso ou verdadeiro, tanto faz, mas não é um crime, é apenas um fato desonroso, feio, que vai denegrir a imagem da pessoa.
O crime de calúnia está previsto no artigo 138 do Código Penal, e consiste em atribuir falsamente a alguém a autoria de um crime. Para que se configure o crime de calúnia, é preciso que seja narrado publicamente um fato criminoso. A pena pelo crime de calúnia é detenção de seis meses a dois anos e multa. ...
139. Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa. Parágrafo único. A exceção da verdade somente se admite se o ofendido é funcionário público e a ofensa é relativa ao exercício de suas funções.
Etimologia (origem da palavra mulata). A palavra mulata deriva como feminino de mulato, este deriva da junção de "mulo", animal híbrido, e do sufixo -ato.
Denegrir é um verbo que caracteriza, em um sentido figurado, a ação de difamar a reputação de alguém. Esta ação se refere ao fato de manchar a boa imagem de alguém ou de uma instituição, através de atitudes ou declarações.
41 sinônimos de expressão para 8 sentidos da palavra expressão:
Frase: 1 locução, dito, frase, fraseologia, sentença, significante, termo, vocábulo.
Ênfase: 2 dicção, ênfase, entoação, entonação, realce, relevância.
Semblante: ...
Manifestação: ...
Representação: ...
Personificação: ...
Expressividade: ...
Ato de expremer:
Há ainda a possibilidade de propor diretamente no JECRIM (juizados especiais criminais) da comarca onde ocorreu o fato, de modo que, nos crimes contra a honra entre particulares, a ação penal é privada e se inicia por meio de uma petição chamada queixa crime, deve ser feita por um advogado.
Em geral, a primeira coisa a se fazer quando for ofendida é ir a uma delegacia e prestar um Boletim de Ocorrência - B.O., que é um documento feito lá na própria delegacia, onde irá constar seus dados, o local do fato, o suposto infrator e o crime alegado, bem como irá se proceder uma investigação do fato criminoso.
Expor alguém na internet, mesmo de maneira aparentemente inofensiva, pode ser visto como crime de calúnia e difamação, que de acordo com o Código Penal Brasileiro pode resultar em prisão de três meses a dois anos, além de multa.
A difamação consiste em denegrir a reputação de uma pessoa relatando algum fato, verdadeiro ou falso, referente a ela. ... A pessoa que é vítima de qualquer tipo de crime contra a honra tem o prazo de seis meses para formalizar sua queixa, a contar do dia em que tome conhecimento do autor e da ofensa.
Se você passou por uma situação que lhe causou constrangimento e acredita que foi moralmente danosa, o primeiro passo é procurar um advogado especialista em danos morais. Já no primeiro contato, leve documentos, fotos e relatos que possa corroborar sua história.
O direito de imagem é o direito assegurado a toda pessoa de ter sua imagem resguardada para que se preserve a respeitabilidade e boa-fama, atrelando-se a questões como a honra do sujeito. ... Para isto não necessita a imagem violar a intimidade ou honra da pessoa, bastando que seja publicada sem autorização.
"Mulata" A palavra vem de mula, um ser híbrido originado pela reprodução de burro com égua. Correspondia ao filho do homem branco com a mulher negra. A solução é: esqueça palavras como mulato, moreno (pele) e pardo.
Etimologia (origem da palavra morena). A palavra morena deriva do francês “moraine”, com sentido de pedaço de terra.
esperto inteligente sabido bilontra libertino malandro peralvilho velhaco cabra cabrito cafuzo mestiço mulato cafajeste biltre caiçara caipira coivara tapume vagabundo calaceiro mandrião preguiçoso vadio capadócio fanfarrão parlapatão trapaceiro desavergonhado acanalhado capadura cínico descarado impudente indecente ...
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa. ... II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.
Para isso, pode realizar uma captura da tela (print screen). Em seguida, é indicado que a pessoa registre um Boletim de Ocorrência (BO). É importante destacar que a vítima tem até seis meses para formalizar a queixa. Outra opção também é ajuizar uma ação no Juizado de Pequenas Causas (JEC).
Como trabalhar a minha imagem?
O que polui o ar educação infantil?
Como trabalhar a cidade e o campo na educação infantil?
Como deve compreender o ensino de Língua Portuguesa na educação infantil e nas séries iniciais?
Porque ensinar as letras na educação infantil?
Como trabalhar as vogais na Pré-escola?
Como trabalhar com artigos de opinião em sala de aula?
O que é adição e subtração ensino fundamental?
Como perguntar às cores em inglês?
Como pronunciar a palavra petit gateau?
Como trabalhar com biografia no ensino fundamental?
Como é o nome de pintinho em inglês?
Como trabalhar a ansiedade em psicoterapia?
Como se usa o aparelho de abdominal?
Como trabalhar áspero e liso na educação infantil?
Como trabalhar a mente para perda de peso?
Como trabalhar sensações com educação infantil?
Como é que se escreve o número 20 em inglês?