A motricidade refere-se, portanto, a sensações conscientes do ser humano em movimento intencional e significativo no espaço-tempo objetivo e representado, envolvendo percepção, memória, projeção, afetividade, emoção, raciocínio. ... Assim entendida, a motricidade é constitutiva do ser humano.
A motricidade se assenta num conjunto de habilidades que vão sendo desenvolvidas na infância e envolvem não somente o ato motor em si, mas também a percepção visual e sensorial, o equilíbrio, o tônus muscular, a lateralidade e o controle emocional.
A EDM compreende testes motores nos seguintes componentes: 1) Motricidade fina, refere-se à atividade manual, guiada por meio da visão, ou seja, coordenação visuomanual, com emprego de força mínima, a fim de atingir uma resposta precisa à tarefa; 2) Motricidade global, refere-se aos movimentos dinâmicos corporais, ...
Desde o nascimento, graças à maturação do sistema nervoso e à realização de tarefas variadas com diferentes parceiros em situações cotidianas, a criança desenvolve seu corpo e os movimentos que com ele pode realizar.
A Ciência da Motricidade Humana é entendida como ciência independente, que estuda o ser humano, no movimento intencional da transcendência. ... Sendo assim, a Motricidade Humana contribui com a educação e com a formação desse ser humano crítico e autônomo que almejamos.
A motricidade trabalha com todos os músculos do corpo humano, possibilitando à criança desenvolver qualquer atividade e descobrir em seu corpo o que pode ou não movimentar.
Os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras infantis. ... Nas brincadeiras as crianças desenvolvem capacidades importantes, que contribu- em para o seu amadurecimento. Desde cedo, todo ser humano precisa ser estimulado a perceber sua motricidade.
Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.
Essas habilidades motoras se dividem em dois grupos: a motricidade ampla e a motricidade fina. As duas devem sempre trabalhar juntas para que nós consigamos cumprir as atividades do dia-a-dia – às vezes, precisando mais de uma do que da outra para determinadas tarefas.
O mesmo autor define os movimentos fundamentais podendo ser agrupados em três categorias: movimentos estabilizadores, movimentos manipulativos, movimentos locomotores ou a combinação desses três. Amplamente falando, um movimento estabilizador é qualquer movimento no qual algum grau de equilíbrio seja necessário.
Apresenta-se o conceito de motricidade, tal como formulado por Kolyniak Filho (2002) a partir das propostas de Manuel Sérgio (1996), bem como elementos de fundamentação teórica das relações entre motricidade e aprendizagem.
Este conceito faz parte da emergente Ciência da Motricidade Humana, e tem, como uma de suas formulações, a seguinte:
O presente artigo tem o objetivo de apontar implicações educacionais de uma compreensão da motricidade como aspecto central do desenvolvimento humano, que tem estreita relação com os processos de aprendizagem em geral.
A ótica da Motricidade requer que percebamos este movimento em totalidade para o desenvolvimento dos seres humanos, o qual possa ser amplo em todas as fases de sua vida.
Qual é a função social do estatuto?
Qual foi o time que rebaixou o Corinthians em 2007?
O que o vinho faz no organismo?
Quais são os pontos negativos da urbanização?
O que é negligência no ambiente de trabalho?
Quais as principais proteínas plasmáticas em que os fármacos se ligam no processo de distribuição?
Como maximizar uma janela com o teclado?
Quais os elementos de uma função?
O que é Palavra-chave na conta?
Como desarquivar fotos do instagram pelo pc?
Onde vivem os tubarões-martelo?
Como saber se um número é um cubo perfeito?