No Brasil, isenção fiscal é a dispensa de tributo por meio de lei, realizada pelo ente federativo competente para instituí-lo.
Incentivos fiscais fazem parte do conjunto de políticas econômicas que visam a facilitar o aporte de capitais em uma determinada área através da cobrança de menos impostos ou de sua não cobrança, visando ao aquecimento econômico do respectivo território principalmente com capitais exógenos (de fora).
Para obter a vantagem fiscal, a empresa deve optar pelo regime de tributação do lucro real e listar esses gastos como despesas operacionais. Outra condição para ter direito à vantagem fiscal é oferecer o benefício corporativo a todos os funcionários da empresa, sem exceções.
Os incentivos fiscais são:
A isenção é a dispensa do pagamento de um tributo devido em face da ocorrência de seu fato gerador. Constitui exceção instituída por lei à regra jurídica da tributação (ADI nº 286, Min.
As isenções podem ser, ainda, autonômicas ou heterônomas. Aquelas são concedidas mediante lei de autoria do ente tributante competente para instituir o mesmo tributo cuja isenção é conferida. Estas, por sua vez, são concedidas por lei de pessoa jurídica distinta da que detém a competência tributária.
Os Incentivos Fiscais, também conhecidos como benefícios fiscais, tratam-se de um conjunto de políticas públicas que promovem a redução ou isenção de impostos como meio de estimular o desenvolvimento do país.
Os incentivos fiscais são benefícios relacionados à carga tributária, concedidos pela administração pública para atrair empresas para determinada região ou estado. Tais incentivos podem ter a forma de redução da alíquota de imposto, ou isenção, por exemplo.
Nesse texto, vamos aprender sobre o benefício fiscal das dívidas, ou benefício tributário da dívida, abordando quais as vantagens tributárias que as empresas podem ter ao utilizarem dívidas no financiamento de suas atividades. Tributação das empresas no Brasil. ...
Como falamos, os benefícios fiscais são oferecidos pelo governo — seja federal, seja estadual, seja municipal. ... Quando uma empresa é contemplada por algum desses formatos, ela precisa destinar uma parte dos impostos que seriam pagos ao governo concedente do auxílio a algum projeto de cunho social.
É a isenção um caso de exclusão ou, melhor dizendo, de dispensa do crédito tributário (artigo 175, inciso I, do Código Tributário Nacional -CTN ). A maioria dos doutrinadores entendem que a isenção não impede o nascimento da obrigação tributária, mas, tão-somente, impede o aparecimento do crédito tributário, que corresponderia á obrigação surgida.
Na isenção a obrigação tributária surge, mas a lei dispensa o pagamento do tributo. É assim, a isenção, algo excepcional que se localiza no campo da incidência tributária.
É assim, a isenção, algo excepcional que se localiza no campo da incidência tributária. Houve o fato gerador do tributo, porém a lei determina que o contribuinte deixe de arcar com a respectiva obrigação tributária. Como exemplo, temos as isenções do Imposto de Renda, que estão previstas no Regulamento do Imposto de Renda, e, entre elas, constam:
A isenção pode ser concedida: em caráter individual - concedida por lei mediante solicitação do sujeito passivo, que terá de cumprir alguns requisitos constante na norma concedente. em caráter geral - também depende de lei, mas é genérica e não traz requisitos a serem cumpridos pelo sujeito passivo.
Em qual mar fica o Canal de Suez?
Quanto custa o metro de cabo de rede instalado?
Como funciona o processo de judicialização?
Quando o resultado da apelação não for unânime?
O que é uma citação no processo?
Qual é o país que tem mais imigração do mundo?
Qual é a matéria prima do óleo?
Quanto custa uma sessão de laser CO2?
Quais as etapas do pensamento para o positivismo de Comte?
Qual a diferença entre Androgeno e andrógino?
Quem foram os participantes da Inconfidência Mineira?
Quem tem direito a 3 meses de aviso prévio?
Quais são os 5 Pokémons mais famosos?
Qual melhor shimeji ou shitake?