A hiperlexia é uma condição que faz com que a pessoa desenvolva uma habilidade de leitura excepcional em uma idade precoce, mas ao mesmo tempo não possui habilidades linguísticas. Sendo assim, a criança apresenta um fascínio intenso por letras ou números e uma capacidade avançada de leitura.
Essa síndrome pode ser entendida a partir de três características principais: capacidade precoce de leitura, dificuldade em lidar com a linguagem oral e uma inadaptação social dos comportamentos.
A hiperlexia, por vezes, surge associada a casos de transtorno do espetro do autismo, síndrome de Asperger, perturbação específica da linguagem, défice de atenção ou então pode surgir apenas como uma aprendizagem precoce.
Alguma atividade dada pela fonoaudióloga pode ser explorada no ambiente doméstico, como em brincadeiras, para citar apenas um exemplo; Outro atrativo para as crianças são os dispositivos eletrônicos, uma vez que o pequeno com a Hiperlexia tem um estímulo visual bastante aguçado.
Embora todas elas demonstrem uma nítida dificuldade de interação. No caso da hiperlexia, por exemplo, o autista pode ter facilidade notável com a habilidade da leitura; por outro lado, a comunicação oral é, na maioria das vezes, bem aquém do esperado. Esse caso é corriqueiramente confundido com a síndrome de Asperger.
45 curiosidades que você vai gostar
Segundo o DSM-V, o TEA é diagnosticado quando houver três déficits na comunicação social e pelo menos dois no comportamento repetitivo e restrito. O diagnóstico só pode ser feito em crianças a partir dos três anos de idade.
A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas. Trata-se de um dos perfis ou espectro de autismo, o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pessoas com Asperger vêem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas.
Segundo ele, o mutismo eletivo pode ser chamado também de Transtorno da Comunicação Social. Ela ocorre quando a criança passa a não falar em determinados lugares ou com determinadas pessoas. Ou seja, ela passa a escolher com quem ela conversa ou responde.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
O hiperfoco no TDAH é definido como a concentração intensa e sustentada em um único interesse ou projeto por um período prolongado de tempo. Pessoas que experimentam hiperfoco muitas vezes ficam tão absortas que bloqueiam o mundo ao seu redor.
Veja, a seguir, alguns sintomas da hiperlexia:consegue ler precocemente as palavras muito acima da média do que seria esperado na idade de uma criança;pode parecer talentosa em algumas áreas e extremamente deficiente em outras;dificuldade significativa na compreensão da linguagem verbal;
É importante ressaltar que o hiperfoco não deve ser utilizado como uma estratégia para manter a criança quieta, entretida, longe do contexto social – o que acabaria por restringir ainda mais o repertório de interesses, anulando oportunidades de contato com outros temas e atividades.
Formalmente, o processo de alfabetização começa na 1ª série do fundamental, por volta dos 6 anos.
Por volta dos três anos, começam a ver as letras reunidas, formando palavras não importando em que contexto apareçam, nem que aspecto tenham; datilografadas ou manuscritas, maiúsculas ou minúsculas, a criança reconhece.
Aprender a ler com três anos é possível, porém, não é tão comum. No momento em que a criança estiver no ambiente escolar para "aprender a ler" talvez seu interesse fique debilitado e sem prazer. ... A pedagoga responde a algumas perguntas que podem ajudar as famílias que descobrem que suas crianças têm essa habilidade.
O TGD é marcado pelas alterações qualitativas no que diz respeito à interação social recíproca. O autismo em si manifesta essas mesmas condições.
As características apresentadasDificuldades na coordenação motora;Estereotipias;Falta de concentração;Dificuldades de comunicação oral (nesses casos, a criança passa a se comunicar por meio de gestos);Mudança repentina de humor;Aversão ao toque;Dificuldades para estabelecer contato visual;
De acordo com o DSM-IV, o conjunto de desordens intelectuais era denominado TGD. Dentro desse grupo havia o Autismo, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Síndrome de Heller, entre outros. Com a chegada do DSM-V, tudo isso passou a ser incluído no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O mutismo seletivo não tem uma causa específica, no entanto pode ser desencadeada por algumas situações, podendo estar relacionada com alguma experiência negativa ou traumas pela qual a criança passou, como entrar numa nova escola, viver num ambiente familiar muito protetor ou ter pais muito autoritários.
Pedir a colaboração dos colegas para que ajudem a criança com Mutismo Seletivo a sentir-se feliz e aceite no grupo, evitando situações de insulto, intimidação ou troça à criança. Não tornar a criança o centro das atenções, visto que tal aumenta a sua ansiedade. Conceber atividades que impliquem o contacto físico.
O Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade infantil complexo que caracteriza-se pela dificuldade de um indivíduo se comunicar verbalmente em determinadas situações sociais.
Alguns distúrbios como a hiperlexia ou a Síndrome de Rett podem parecer com o Autismo, mas existem diferenças. Hiperlexia: crianças tendem a perder as características autistas conforme desenvolvem as habilidades de linguagem.
O Autismo acarreta um desvio no desenvolvimento da fala da criança levando-a a regredir na organização e na intenção social da fala ou ao começar a falar ( se falar ) a criança não o faz com sentido social nem de acordo com o contexto e pode ainda apresentar ecolalias, jargões e inversões de pronome ( em vez de “eu”, ...
Diferença entre autismo e Asperger é o grau dentro do espectro autista. Como a Síndrome de Asperger apresenta sintomas mais leves, o diagnóstico costumava ser mais tardio que do autismo. Geralmente, começava-se notar que a criança não interagia do modo esperado apenas na fase escolar.
Outras condições que podem ser confundidas com autismo. Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com autismo.
Tem cura para alergia à poeira?
Como resolver problemas de driver?
Qual o principal objetivo do auditor independente ao elaborar seu relatório?
Como jogar com um amigo no perguntados?
Como identificar e resolver problemas na empresa?
O que passar na parede rebocada?
Como resolver problema de infiltração em apartamento?
O que impede uma empresa de participar de licitações?
O que fazer para resolver um problema?
Como transmitir HBO Go do celular para TV?
Quando o HD do PS4 está com defeito?
Como resolver o problema de conectividade?
O que é problemas de driver ou hardware?
Como entrar em contato com minha agência Bradesco?
Como jogar Forza Horizon 4 offline PC?
O que fazer quando a TV Philips não liga?