A gestão do conhecimento, do inglês KM - knowledge management, é o conjunto de tecnologias e processos cujo objetivo é apoiar a criação, a transferência e a aplicação do conhecimento nas organizações. O conhecimento e a gestão do conhecimento são conceitos complexos e multifacetados.
A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.
Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
O que é Gestão do Conhecimento nas empresas e organizações? Dentro do meio corporativo, existem dois tipos de conhecimento que guiam as ações do dia a dia: conhecimento explícito e tácito. A primeira classificação diz respeito a todas as teorias e práticas que já foram documentadas em livros, apostilas e manuais.
A gestão do conhecimento incentiva a busca por ideias inovadoras e soluções mais criativas. Tudo isso por meio do trabalho em equipe. Ao organizar o conhecimento e os processos, torna-se mais fácil visualizar onde há oportunidades de evolução.
17 curiosidades que você vai gostar
O conhecimento é o recurso primordial para as organizações no processo de tomada de decisão nos dias atuais, dessa forma, a gestão do conhecimento é uma ferramenta de grande importância para a criação e a retenção do conhecimento nas organizações, essencial para subsidiar o processo decisório.
A gestão do conhecimento tem como objetivo estimular o trabalho intelectual em uma empresa. Para isso, recolhe informações e adota práticas que incentivam o desenvolvimento de novos conhecimentos desejáveis enquanto busca alcançar o progresso dos negócios.
Sistemas especialistas: sistemas de informação que oferecem uma alta capacidade para resoluções de problemas específicos de determinada área. Apoio à decisão: servem de apoio à gestão para que sejam tomadas as melhores decisões, garantindo que estejam alinhadas à visão, à missão e aos valores corporativos.
A SBGC, Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, vem trabalhando desde 2013 em um modelo de referência que organiza essa diversidade de métodos em quatro abordagens principais: informação e conteúdo, interação e colaboração, aprendizagem e educação, e inteligência e inovação.
Os exemplos de gestão de conhecimento que você verá neste post reforça o conceito dessa estratégia que é: reunir e oferecer de maneira clara os conhecimentos de uma empresa, de modo que essas informações ajudem os clientes a resolverem seus problemas.
5 Ferramentas de Gestão do Conhecimento
Google Drive. O Google Drive é uma excelente ferramenta de gestão do conhecimento nas empresas. ...
Trello. O Trello é uma ferramenta de gestão do conhecimento gratuita muito utilizada para o gerenciamento de equipes e projetos. ...
Confluence. ...
HEFLO. ...
Bitrix24.
Organizações que trabalham com a gestão do conhecimento consideram as horas de interação como horas produtivas, afinal, a troca de experiências produz resultados positivos para os negócios, aprimorando as capacidades intelectuais dos colaboradores.
A gestão do conhecimento pode ser dividida em três pilares: processos, pessoas e tecnologia (SERVIN; DE BRUN, 2005; DALKIR, 2013; RABABAH et al, 2013) .
Sistemas de gestão do conhecimento (SGCs) referem-se ao uso de modernas tecnologias da informação (por exemplo, Internet, intranets, extranets, LotusNotes, filtro de software, agentes, data warehouse) para sistematizar, aprimorar e agilizar a gestão do conhecimento intra e entre empresas (Alawat,2006).
Conhecimento explícito é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras pessoas.
Como fazer gestão do conhecimento?
Identificar conhecimentos presentes na organização. ...
Socializar conhecimentos tácitos. ...
Externalizar e combinar conhecimento explícito. ...
Internalizar e incorporar o conhecimento à rotina.
Confira alguns exemplos de práticas de gestão do conhecimento: Modelos estruturados de desenvolvimento de produtos; Foco no valor do cliente; ... Contar com ferramentas de gestão do conhecimento.
Desta forma, a cognitio se configura em três fases procedimentais bem nítidas: a fase postulatória, a fase instrutória e por fim, a fase decisória que resume o esquema básico do processo de conhecimento. Em cada uma dessas fases, há atos processuais aptos a prover as conexões.
O sistema de gestão de conhecimento funciona como o agente de união entre o planejamento da gestão e sua execução em si. ... Assim, cria-se um canal onde todo o potencial de conhecimento gerado possa fluir e ter a destinação correta, aperfeiçoando os processos do negócio.
O gerenciamento do conhecimento, segundo Koulopoulos (2002), deve ser feito em três etapas: captação, inventário e transferência do conhecimento.
O sistema de trabalhadores do conhecimento nada mais do que um sistema que recebe dados da base operacional, onde os decodifica, criando novos conhecimentos e informações a partir disto. ... Os trabalhadores do conhecimento desenvolvem o produto ou serviços e administram os serviços associados a empresa.
Inovação e Gestão do Conhecimento são práticas distintas, independentes e normalmente são implementadas separadamente. Quando trabalhadas de forma integrada e alinhadas aos objetivos do negócio, elas podem ser um grande viabilizador para a execução da estratégia e alavancar o resultado dos negócios.
O sucesso da gestão do conhecimento no processo de inovação depende do envolvimento de todos (não apenas os gestores) na prática. É muito importante que cada um dos profissionais entenda a importância da disciplina e se comprometa com o compartilhamento de informações e de conhecimento.
A gestão do conhecimento é um processo que ajuda empresas a aproveitarem os dados de negócio, o capital intelectual e as tecnologias disponíveis. ... A gestão do conhecimento e inovação nas empresas é essencial para organizações que desejam transformar suas ideias em valores para seus produtos e serviços.
O conhecimento é insumo básico do processo decisório, constante nas organizações, sendo indispensável aos decisores dispor de informações confiáveis, adequadas, em tempo certo, para que possam tomar decisões eficazes e eficientes.
Como criar um CNPJ para startup?
Como usar o limite crediário do cartão de crédito?
Como funciona um contator de força?
Como transformar 1 4 em fração irredutível?
Como que funciona o crédito imobiliário?
Como dividir uma folha ao meio no Word?
Como funciona curso de mestrado?
Como funciona trabalhar com Marketing Digital?
Como lançar escada U no Eberick?
Como é o contrato com a imobiliária?
Quem pode fazer o curso de investigação forense?
Como funciona o método construtivista?
Como funciona o forno embutido?
É possível conciliar o crescimento econômico e a preservação ambiental?