A formação de esporos é um mecanismo de sobrevivência das bactérias e fungos quando estão sob condições extremas. A esporulação é um mecanismo de sobrevivência das bactérias e fungos quando estão sob condições extremas, e tal mecanismo, dificulta os procedimentos padrões de higienização.
Vários fatores ambientais induzem a formação de esporos: temperatura, pH, aeração, presença de certos minerais e carbono, nitrogênio e fontes de fósforo.
Os endósporos bacterianos produzidos por exemplo por bactérias dos géneros Bacillus e Clostridium, são muito resistentes ao calor. Para os destruir, é necessário sujeitá-los a 121ºC durante 1 a 12 minutos, dependendo da espécie em causa.
Os esporos são estruturas pequenas produzidas em grande quantidade por bactérias, fungos e plantas, com capacidade de gerar um novo indivíduo. ... Os esporos são extremamente desidratados e possuem múltiplas camadas, que o tornam resistentes ao calor, agentes químicos e físicos e radiação.
Algumas espécies de bactérias, quando submetidas a condições ambientais desfavoráveis, como escassez de nutrientes ou de água, são capazes de formar estruturas denominadas esporos, ou endósporos (do grego, endos, dentro), por um processo denominado esporulação, ou esporogênese.
Os principais gêneros de bactérias que apresentam a capacidade de formar esporos são: Bacillus, Clostridium, Sporolactobacillus, Sporossarcina, Oscillospira, Alycliclobacillus e Desulfotomacullum, compreendendo espécies alteradoras e, ou, patogênicas.
Obs.: a esporulação em bactérias não é um meio de reprodução. Ou seja, esse processo não aumenta o número de células, visto que uma célula vegetativa forma um único endósporo que permanece uma célula única após a germinação.
Outras bactérias formadoras de esporos, importantes para a humanidade, são as do gênero Clostridium. Essas são anaeróbias obrigatórias e provocam doenças como tétano ( Clostridium tetani ), a gangrena gasosa (causada por Clostridium perfringens ) e o botulismo ( Clostridium botulinum ).
Esporos Bacterianos. Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.
No processo de formação do esporo, o cromossomo duplica-se e uma das cópias cromossômicas produzidas é isolada do restante da célula e envolta por uma membrana plasmática. Após isso, há a formação de uma grossa parede em torno dessa membrana, constituindo o esporo (assim chamado porque se forma dentro da célula).
Nas plantas, os esporos são produzidos nos esporângios desenvolvidos no interior dos soros. Os soros caracterizam-se por um aglomerados de esporângios. Na época de reprodução, os soros amadurecem e os esporângios produzem esporos por meiose.
O que é consumo E o que é consumismo?
Como o corpo se expressa através da arte?
Como jogar a carta virada no truco?
Quanto tempo dura o efeito do Phosfoenema?
O que mudou na África com a chegada dos europeus?
Como se usa o keraton prata e colocar no cabelo?
Como será a prorrogação do Simples Nacional?
Quando devemos usar a forma tuteo?
Como fica a homologação de rescisão com a reforma trabalhista?
Como ficou a cirurgia da Jazz?
Como trabalhar com um compasso?
Como foi o processo de abolição dos escravos?
Qual ICMS deve ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS?
Como jogar Fortnite no Xbox One com teclado e mouse?
Quais foram as primeiras nações modernas a permitir o voto feminino?