O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.
Os estoicos acreditam que a razão nos leva a buscar coisas específicas enquanto evita outras, de acordo com o que nos servirá bem no futuro. Os estoicos declaram a necessidade de quatro crenças para alcançar a felicidade, atribuindo a maior importância à virtude derivada apenas da razão.
Segundo Epicuro, para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação.
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
A aceitação do destino seria compatível, contudo, com a vontade de fazer o bem, já que esta estaria no reino da interioridade. Essa escolha seria o caminho da felicidade, indicado já por Zenão, uma vez que o importante seria manter a coerência e não efetivamente atingir um fim externo pelas ações.
42 curiosidades que você vai gostar
O estoicismo é uma tradição filosófica que prega uma ética da busca da vida boa e a felicidade. Desse modo, os estoicos também definem o que é essa vida. Conforme o estoicismo, sábio e feliz é o indivíduo que consegue se sintonizar com o fluxo dos acontecimentos sem se abalar com nenhuma adversidade.
2) Muito antes de Kant, porém, os estoicos já identificavam Deus com a própria ordem moral, considerando Deus como Providência e Destino, uma entidade de ordem racional que compreende em si mesma, os eventos do mundo e as ações do homem.
Características do estoicismo
Indivíduo deve negar os sentimentos externos; O prazer é indiferente ao homem sábio; Universo governado por uma razão universal natural; Valorização da apatheia (indiferença);
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica surgida na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa. Despreza todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
As 4 virtudes estoicas – coragem, justiça, autocontrole e sabedoria.
No dicionário, felicidade é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.
O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.
d) Estoicismo e epicurismo. ... Questão 4 – (FUNCAB 2014) – O epicurismo e o estoicismo foram as duas filosofias éticas predominantes no período helenístico. O estoicismo, em contraposição à ética epicurista, relaciona o bem: a) à atividade da alma segundo a razão.
Para ser feliz e ter felicidade, é preciso em primeiro lugar pensar em você. Isso não significa que você vai viver com outras pessoas e compartilhar. O que você vai fazer é viver sua vida e fazer o que gosta, em parceria com outras pessoas.
Seja humilde e aberto a novos conhecimentos. Aprenda com cada oportunidade, mas não tente ser um sabe-tudo. Ninguém aprende quando acha que já conheceu tudo o que podia conhecer. A sabedoria é uma das principais virtudes do Estoicismo, além de ser necessária para as pessoas admitirem que não são perfeitas.
A corrente estoica é dividida em três fases com algumas características particulares.Período Ético. ... Período Eclético. ... Período Religioso. ... Zenão de Cítio (333 a.C - 263 a.C) ... Cleantes de Assos (330 a. ... Panécio de Rodes (185 a.C - 109 a.C) ... Sêneca (4 a.C- 75 d.C) ... Marco Aurélio (121 d.C- 181 d.C)
substantivo masculino Rigidez ou fidelidade aos seus próprios princípios. [Filosofia] Doutrina originada por Zenão de Cício cujos princípios são caracterizados pela ética e pela tranquilidade imperturbável. [Por Extensão] Resignação diante de alguma situação trágica ou à frente de um grande sofrimento.
O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. Eles deveriam ser exemplos daquilo que afirmam.
Estoicismo Helenístico Romano – Tem como principais representantes os filósofos Panécio de Rodes, Posidônio de Apameia e Cícero. A stoá média, como também é chamada, já era mais eclética. Estoicismo Imperial Romano – Desenvolvida por filósofos como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.
A diferença fundamental entre ambas é que enquanto os Epicuristas buscavam serem felizes tendo a maior quantidade possível de bons prazeres durante a vida, os estoicos buscam o mesmo objetivo fugindo das dores e dos infortúnios, aceitando com total indiferença todas as desgraças humanas que por ventura acontecessem.
Os estoicos em geral e Epicteto em particular têm uma concepção diferente de Deus, nem otimista nem pessimista, mas realista. Para os estoicos, Deus é o próprio Cosmos, o mundo. Ele não está fora do mundo nem o criou do nada, mas, sendo ele próprio corpóreo, se identifica com o mundo material.
166-169. Descartes demonstra agora a existência de Deus a partir do facto de que não nos podemos conservar a nós próprios. Se não podemos garantir a nossa existência, mas apesar disso existimos, é porque alguém nos pode garantir essa existência.
Para isso, Kant postula a necessidade da existência moral de Deus, ou seja, ele afirma que essa necessidade moral “é subjetiva, isto é, uma carência, e não objetiva, ou seja, ela mesma um dever; pois não pode haver absolu- tamente um dever de admitir a existência de uma coisa (porque isto concerne meramente ao uso ...
Explique como estoico concebe a realidade? ... Para estoico nem tudo é matéria, pois ele concebe o universo como kósmos, “universo ordenado e harmonioso”, composto de um princípio ativo, racional, inteligente(logos ou Deus imanente) que permeia, anima e conecta todas as partes.
Com base nesse raciocínio, os estoicos procuraram orientar a conduta das pessoas estabelecendo a seguinte distinção entre as coisas: · boas - são aquelas que dependem de nós e que devemos querer e buscar durante a vida para sermos felizes.
O que fazer para melhorar a fala?
Como melhorar o desempenho do meu J7 Prime?
Quais são os fatores que influenciam a acessibilidade em relação ao sistema de transportes?
Quais os objetivos do atendimento Pré-hospitalar?
Como o turismo pode melhorar na sua cidade?
Como funciona a pressão de uma pessoa?
Como é a prestação de contas na forma mercantil?
Qual foi a maior pontuação de um técnico no Cartola?
Porque o número da conta Caixa mudou?
Qual o prazo prescricional para ajuizar uma ação trabalhista após a rescisão contratual?
Como influenciar a mente do consumidor?
O quê ansiedade causa na mente?
Como é feita a correção da hipermetropia?
Porque a pressão no fundo do mar?