A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.
Estética é uma área da filosofia ligada ao entendimento das formas de arte, processo de produção artístico e a ideia do "pensamento estético". ... Ou seja, um dos fundamentos dessa área filosófica é entender o mundo por meio da percepção, por meios dos cinco sentidos do corpo: visão, audição, tato, paladar e olfato.
Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Estética propõe a reflexão sobre a arte, a beleza e as percepções sensoriais no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a reflexão acerca da produção humana e o desenvolvimento da sensibilidade.
Na visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for, teria então um caráter prático, como o resultado de um produto ou situação prática. Já Aristóteles, discípulo de Platão, possuía outro conceito de belo.
A Estética kantiana é pensada não mais como uma dimensão objetiva do mundo e sim como uma dimensão mental, subjetiva. Isto quer dizer que a reflexão sobre a estética está voltada para as condições de receptibilidade a prazer do sujeito, também chamada de estado mental ou de conhecimento em geral.
27 curiosidades que você vai gostar
Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.
O que é Estética:
Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais. A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada indivíduo.
br, “o adjetivo belo vem da palavra latina “bellus”. O termo é usado para descrever o que, por sua aparência, seu estilo ou sua forma, é agradável ao ouvido, visão ou espírito. O belo é algo que tem beleza. ... Os conceitos aliados ao estético, ou beleza, das coisas está inserido nesse conhecimento.
O problema do feio está contido nas colocações que são feitas sobre o belo. Por princípio, o feio não pode ser objeto da arte. ... O problema do belo e do feio é deslocado do assunto para o modo de representação. E só haverá obras feias se forem malfeitas, isto é, se não corresponderem plenamente à sua proposta.
Segundo o dicionário, é aquilo ou alguém que tem forma ou aparência agradável, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, nobreza e perfeição. Atualmente, tem-se uma aceitação melhor da ideia de que beleza é um conceito social, que varia com o tempo e cultura. ...
A Estética surge na Grécia antiga como disciplina da filosofia que estuda as formas de manifestação da beleza natural ou artística. Platão, filósofo grego, afirma que o belo é uma manifestação do bem, da perfeição e do que é verdadeiro.
Estética e Cosmética é um ramo da área de saúde que se preocupa em oferecer saúde e bem-estar aos pacientes por meio de tratamentos corporais, faciais e capilares. ... Portanto, ele assume uma responsabilidade muito grande na aplicação de tratamentos que interferem diretamente na saúde física e emocional de seus clientes.
A percepção estética da realidade pós-moderna busca a liberdade nas criações visuais não obedecendo a cânones, como acontecia em muitas tendências modernistas, mas caminha noutras direções, numa hibridação entre o real e o imaginário, que traduz, reinterpreta e, por isso mesmo, transforma tradicionais conceitos ...
Ao estudo desse conjunto de fatores que nos levam a sentir a beleza das coisas dá-se o nome de estética. Não à toa, a palavra é uma derivação do termo aisthetiké que significa “aquele que nota, que percebe”.
São fundamentais na compreensão contemporânea da Estética as obras Hípias Maior, O Banquete e Fedro, de Platão; a Poética, de Aristóteles; a Crítica da Faculdade do Juízo, de Kant; e Cursos de Estética, de Hegel.
O salário de esteticista varia de acordo com a experiência profissional, o local de trabalho e a área escolhida. O portal Vagas.com utiliza os salários registrados por trabalhadores da área e calcula a média nacional. Segundo o site, o esteticista ganha cerca de R$ 1.531,00 por mês.
Filósofos e artistas, ao longo dos tempos, se preocuparam em definir a beleza. É por isso que existem inúmeras teorias estéticas e histórias da arte. O mesmo não aconteceu com a feiura. ... O que era inaceitável ontem pode se tornar aceitável amanhã, o que antes era considerado feio pode se tornar belo.
Não encontramos na tradição antiga ou medieval nenhuma investigação estética específica sobre o feio. ... Trata-se de um conceito sem disciplina própria, desterritorializado da geopolítica filosófica, trata-se de um sem-terra da estética, talvez não seja nem mesmo um conceito em si, mas apenas um oco, um vão, um vazio.
temos que tomar cuidado com opinões e definições culturais e sociais que podem defir o que é "bonito" e o que é "feio". A verdadeira beleza não é escrava do olhar ou da opinião de quem quer que seja. O belo sempre é belo. ... Definir o que é bonito ao seu modo de ver particular é FEIO.
Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). ... O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana.
O belo artístico é um produto do espírito, por isso só o podemos encontrar nos seres humanos e nas obras que eles produzem. Segundo Hegel, a Ideia do bem, da verdade e do belo completam-se, porque, em suma, só há uma Ideia. ... Conquanto as obras de arte sejam formas de lirismo, serão sempre arte com valor estético.
Para Sócrates o “ser” belo se impõe sobre a “aparência”. Para Hípias o belo nada mais é do que uma aparência que se impõe sobre todas as coisas. Mas Sócrates não está, de fato, procurando saber o que produz a aparência ou o ser (enquanto aparência) da beleza, mas sim o que é a própria beleza.
Significado de Estético
adjetivo Concernente ao sentimento do belo: senso estético. Que tem certa beleza.
3. Caráter estético; beleza: a estética de um monumento, de um gesto.
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável.
O que são fontes primarias de energia?
Como ativar sugestão de palavras no Chrome?
Quantas horas teóricas na auto escola?
O que fazer quando acaba o amor no casamento?
O que é qualidade de segurado no INSS?
Quem pode fazer uma cerimônia de casamento?
Como fazer amigos e conquistar pessoas?
O que é o armazenamento em nuvem?
Com quantos anos pode fazer mamografia?
Quanto cresce o cabelo em media por mes?
Quais profissões podem aplicar botox?
Quanto tempo demora para cicatrizar Helix?
Quantos metros rende 1 kg de malha PP?
O que ocorreu na década de 1970 no Brasil?