A esofagogastroduodenoscopia ou endoscopia digestiva alta é um tipo de exame médico que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato digestivo objetivando o diagnóstico e enventualmente o tratamento de patologias que porventura o acometa.
O endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, até chegar ao duodeno. São capturadas imagens, que são transmitidas em tempo real por uma máquina. Muitas lesões podem ser tratadas ou removidas na hora, sem ser necessário algum procedimento cirúrgico futuro.
Os médicos costumam prescrever esse exame para identificar a causa de desconfortos abdominais duradouros, quando o paciente apresenta sintomas como dores abdominais, náusea e/ou vômitos, queimação, refluxo, dificuldade para engolir, perda de peso e de apetite sem causa aparente e nos casos de suspeita de sangramento ...
A ecoendoscopia também pode ser de dois tipos, alta, na qual a investigação é iniciada pela inserção do endoscópio pela boca, e baixa, na qual a investigação é realizada pelo reto e tem como objetivo a investigação de órgãos pélvicos.
Ambos são procedimentos endoscópicos do trato gastrointestinal. O que muda é a via de entrada e os órgãos investigados. Na endoscopia digestiva alta, o aparelho é introduzido pela boca, passa pelo esôfago, estômago e chega, no máximo, até o duodeno (porção inicial do intestino delgado).
36 curiosidades que você vai gostar
O exame de nome complicado, teste respiratório da uréia marcada com carbono 13, é realizado em 30 minutos e custa seis vezes menos que uma endoscopia convencional. Substitui o teste respiratório da uréia marcada com carbono 14, restrito a pessoas com mais de 21 anos, gestantes e mulheres que estejam amamentando.
Para realizar a endoscopia, você precisará antes se consultar com um médico para que o exame seja solicitado, caso haja necessidade. Os valores das consultas são fixos para todo o Brasil: R$ 24,00 para clínica geral; R$ 32,00 para especialidades.
A endoscopia baixa é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.
Conheça os 4 principais tipos de endoscopiaBroncoscopia. Esse exame é exclusivo para analisar com detalhes toda a região da traqueia, dos brônquios e uma parte dos pulmões. ... Cistoscopia. ... Colonoscopia. ... Gastroscopia.
Qual a melhor vitamina para bezerro fraco?
O que são os produtos agrícolas?
Como eliminar o recebimento de spams no Gmail?
Quais crimes não se aplica o princípio da insignificância?
Quantas horas de caminhada para perder 600 calorias?
Quais as principais consequências fisiológicas do hipertireoidismo e como ele pode ser causado?
O que caracteriza uma bolsa periodontal?
Como um homem de Escorpião gosta de ser tratado?
Quais são os três principais planos que existem na área cinematográfica?
A pilula do dia seguinte pode ser tomada quantas vezes?
Quais problemas ambientais e o extrativismo mineral pode provocar?
Como se escreve 1 2 milhão em algarismos?
Como melhorar o engajamento no Instagram?
Qual remédio não pode misturar com álcool?
Qual o melhor horário para pescar na beira da praia?
O que é poríferos e cnidários?