O que é a doutrina de proteção integral?

Pergunta de Mário Nogueira de Brito em 31-05-2022
(47 votos)

Doutrina da Proteção Integral: representa um avanço em termos de proteção aos direitos fundamentais, posto que calcada na Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, tendo, ainda, como referência documentos internacionais, como Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada pela Assembléia Geral das ...

O que é a Doutrina da proteção integral?

A proteção integral tem como fundamento a concepção de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, frente à família, à sociedade e ao Estado.


Qual a finalidade da proteção integral?

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo ...

O que é a proteção integral de crianças e adolescentes?

A proteção integral da criança e do adolescente tem por escopo garantir que uma pessoa, com menos de 18 anos, possa exigir e ter assegurados quaisquer direitos inerentes do ser, ou seja, mesmo que não atingido seu desenvolvimento mental e psíquico completamente esta pessoa tem direito à vida, saúde, educação, liberdade ...

Qual a diferença entre a Doutrina da situação irregular e a Doutrina da proteção integral?

Diferentemente da doutrina da situação irregular, onde o adolescente era estigmatizado como um mero objeto de direitos, na doutrina da proteção integral, o adolescente ganha status de sujeito de direitos. ... Ela não se limita a amparar os adolescentes que se encontram em situação irregular.

Doutrina da Proteção Integral


37 curiosidades que você vai gostar

O que é a doutrina da situação irregular?

A Doutrina da Situação Irregular, advinda dos Códigos de Menores, é substituída pela Doutrina da Proteção Integral instituída pelo ECA, visando que crianças e adolescentes deixassem de ser objetos de intervenção para serem compreendidas como sujeitos de direitos e garantindo igualdade de direitos a todas as crianças.

Qual era o principal problema da teoria da situação irregular?

A doutrina da situação irregular foi adotada antes do estabelecimento do atual Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela foi sustentada pelo antigo Código de Menores (Lei 6697/79), que admitia situações absurdas de não proteção à criança e ao adolescente.

Quais são os princípios do ECA?

Essa sistemática se ampara em três princípios que orientam o Estatuto da Criança e do Adolescente, quais sejam (i) o princípio da prioridade absoluta, (ii) o princípio do melhor interesse, e (iii) o princípio da municipalização.

Qual o órgão que protege o direito das crianças e adolescentes?

Criado em 1991 pela Lei nº 8.242, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA é um órgão colegiado permanente, de caráter deliberativo e composição paritária, previsto no artigo 88 da lei no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



Outras questões

É necessário juntar declaração de pobreza no Juizado Especial?

Qual estilo literário de Cecília Meireles?

O que é termo de decisão apoiada?

Como conseguir o extrato do FGTS de 1999 a 2013?

Como fazer para cicatrizar mais rápido o piercing na orelha?

Quais os tipos de distúrbios do crescimento?

Como saber se algum ente querido está por perto?

O que é webhooks de entrada?

Quem venceu Doflamingo?

Quanto tempo para a desmama um porco?

Como perder a CNH por pontos?

Como identificar uma porcelana chinesa?

O que é a técnica para Heidegger?

Qual o valor da 7 parcela do auxílio emergencial?

O que diferencia as pessoas?

Porque a integral é o inverso da derivada?

Quais são os usos do Will?

Quantos usuários tem a Netflix Brasil?

Quem é mais forte Jiraya ou Minato?

Como usar o cartão Caixa poupança pela primeira vez?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com