Em 1837, uma expressão muito comum no continente era “louco como um chapeleiro”. A já esquecida “doença do chapeleiro maluco” era o nome utilizado para caracterizar esses distúrbios neurológicos causados pelo mercúrio.
A intoxicação por mercúrio surgiu na Europa Medieval. Na época, os chapeleiros utilizavam colas feitas com uma forma do metal, chamada de nitrato de mercúrio, para finalizar os chapeús.
Naquela época, chapeleiros ou fabricantes de chapéus geralmente exibiam certos sintomas como fala arrastada, tremores, irritabilidade, timidez, depressão e outros sintomas neurológicos; daí a expressão “chapeleiro maluco”. Os sintomas foram associados à exposição ocupacional crônica ao mercúrio.
Em Alice no País das Maravilhas, o Chapeleiro Maluco usa uma cartola. Em sua cartola há uma etiqueta de preço, que tem as palavras "neste estilo 10/6", o que significa que o chapéu custaria 10 xelins e seis pences. Nos EUA, 10/6 significa que é o seis de outubro e é por isso hoje é o Dia do Chapeleiro Maluco por lá.
A exposição ao vapor de mercúrio origina a "doença do chapeleiro maluco", personagem da Inglaterra vitoriana descrita no famoso livro de Lewis Carrol, Alice no país das maravilhas. Na Inglaterra dessa época, os chapéus eram tratados no vapor de mercúrio metálico para atender aos requisitos de elegância.
33 curiosidades que você vai gostar
Pessoa que faz ou vende chapéus.
A história de Alice no País das Maravilhas foi criada por Charles Lutwidge Dodgson no dia 4 de julho de 1862, durante um passeio de barco pelo rio Tâmisa. Charles inventou a narrativa para entreter as filhas do amigo Henry George Liddel, chamadas Loriny, Edith e Alice.
Sorriso do gato de Cheshire de “Alice no País das Maravilhas”. Esta divertida passagem do livro “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll tem sido usada metaforicamente para identificar a dissociação entre um objeto e suas propriedades. ...
Se eu tivesse um mundo só meu, tudo seria bobagem. Nada seria o que é, porque tudo seria o que não é. E, ao contrário, o que é, não seria. E o que não seria, seria.
Como passar o gel da Salon line?
Como usar o Cingulo Liturgico?
Como usar o gel de confeiteiro?
Para que serve o emulsificante de sorvete?
Como massa se transforma em energia?
Como utilizar o Bokashi nas orquídeas?
Como usar o sal marinho na cozinha?
Como se articulam os símbolos do tema da obra?
Quais as característica de uma pessoa tímida?
Qual é o melhor site para baixar jogos piratas?
Como é feito o reflexo patelar?
Como namorar com a minha melhor amiga?
Qual a melhor forma de tomar conhaque?