Diversidade nas organizações significa ter uma equipe de colaboradores composta por pessoas de diferentes grupos culturais. Nesse sentido, trata-se de partir do princípio de que a condição social, orientação sexual, raça, religião etc.
Como promover a diversidade nas empresas?
A diversidade como vantagem competitiva ainda promove mais criatividade nas equipes, já que o ambiente saudável e diverso é mais fértil para soluções verdadeiramente inovadoras. É desse modo que a diversidade como vantagem competitiva alcança outro ponto importante: o fortalecimento da marca empregadora.
Podemos entender a diversidade nas empresas como um ambiente que acolhe uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais distintos, que pode envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros.
Entenda 6 desafios da gestão de diversidade nas organizações
As pessoas possuem habilidades, experiências e conhecimentos que podem agregar valor econômico às organizações. Neste contexto, Richard (2000) sugere que a diversidade cultural em recursos humanos poderá tornar-se uma fonte de vantagem competitiva sustentável, pois cria valor, é rara e difícil de imitar.
Podemos dizer que a diversidade se refere a um conjunto de características que fazem cada indivíduo único. Nas empresas, corresponde a um princípio que passa por seus valores e cultura, enxergando as diferenças das pessoas como um ponto que reúne vantagens para todos.
Agora mais do que nunca, são abordados temas como acessibilidade, empoderamento e diversidade são pauta dentro e fora das empresas. Hoje priorizar a diversidade nas empresas não é mais uma alternativa e sim uma necessidade de um mercado que é cada vez mais global, sem fronteiras e multicultural.
No entanto, a diversidade também pode afetar negativamente a produtividade da empresa gerando discórdia e dificuldades no relacionamento interpessoal de seus funcionários, como também um crescimento no índice de rotatividade de mão de obra e maior empecilho na comunicação interna.
O comitê costuma adquirir um papel protagonista na formalização do processo de adesão à diversidade, por meio da elaboração do plano de ação e da política de diversidade e inclusão. Além disso, o comitê também se torna responsável pelo monitoramento dos resultados e do sistema como um todo.
Para que serve minoxidil com TrichoSol?
Quantos anos o governo do PT ficou no poder?
Qual o nome do teatro grego e do teatro romano e qual a diferença entre eles?
Qual era a religião dos povos bantos?
Porque fazer quimioterapia vermelha e branca?
Quais são os métodos instrumentais em química analítica?
Como limpar a borracha limpa-tipos?
Qual a estrutura básica dos argilominerais?
Quais são os motivos que levaram o crescimento da população?
Quais são as formas de cultivo de plantas?
Quais são os tipos de energia elétrica?
Quanto ganha um médico veterinário com sua própria clínica?
Tem crase antes da palavra isso?
Qual imposto incide sobre cessão de direitos hereditários?