Fruto de um trabalho realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem, a Caderneta de Saúde de Adolescentes reúne informações sobre como evitar doenças, sobre mudanças no corpo, sobre saúde sexual e reprodutiva, além de saúde bucal e alimentação.
Ela ajudará você a acompanhar as transformações que ocorrem em seu corpo, a se informar sobre os seus direitos como adolescente. E não é só isso! Ela traz também dicas de como evitar doenças e fala sobre os cuidados que você precisa ter com seu corpo.
Nesse caso, devolvo a pergunta para o jovem: 'Você quer que a sua mãe entre junto?' ” O mais comum é começar a consulta com o adolescente na presença do pai ou da mãe. Depois, peço para ter um momento sozinho com o paciente, e os pais vão para a sala de espera.
Problemas de saúde mental, como transtornos do humor, transtornos de ansiedade e transtornos de pensamento (por exemplo, esquizofrenia), bem como transtornos psicossociais, podem se desenvolver ou tornar-se evidentes pela primeira vez durante a adolescência. O suicídio é a principal causa de morte nesta faixa etária.
A Caderneta de Saúde da Criança é um documento importante para acom panhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança, do nascimento até os 9 anos. A partir dos 10 anos, a caderneta a ser utilizada é a Caderneta de Saúde do Adolescente. É um documento único para cada criança.
As ações básicas propostas pelo PROSAD fundamentam-se numa política de promoção de saúde, identificação de grupos de risco, detecção precoce dos agravos, tratamento adequado e reabilitação.
A PEAISA tem como objetivo a atenção Integral à Saúde de Adolescentes, considerando as questões de gênero, a orientação sexual, a raça/etnia, o meio familiar, as condições de vida, a escolaridade e o trabalho, visando a promoção à saúde, a prevenção de agravos e a redução da morbimortalidade, na faixa etária de 10 a 19 ...
Nesse processo, a Caderneta de Saúde do Adolescente torna-se um instrumento de apoio aos profissionais no atendimento a essa população, favorecendo a atenção integral à saúde e valorizando o adolescente como sujeito de direitos.
A hebiatra (especialidade médica dedicada aos cuidados dos adolescentes) Lilian Day Hagel, integrante do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entende que a busca por assistência médica por parte dos meninos existe, o que falta é uma especialidade de referência.
A Hebiatria é uma especialidade médica voltada para o cuidado dos adolescentes. A fase da adolescência é caracterizada pelas transformações físicas e psíquicas típicas do processo de crescimento e desenvolvimento humano. Vale ressaltar que, segundo a OMS, a adolescência engloba as faixas etárias de 10 a 20 anos.
Dar o primeiro passo nem sempre é fácil, e quando se trata de escrita parece complicar ainda mais. Começar uma redação pode ser um desafio, no entanto há algumas técnicas que podem ajudar. Veja só! A maioria dos vestibulares, incluindo o ENEM, possuem a mesma forma e exigência da redação.
Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuita Tenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.
Caso você não tenha prestado o Enem deste ano e queira, desde já, ir se preparando para a próxima edição, é muito importante começar a praticar alguns dos mais importantes aspectos do texto. Para ajuda-lo com isso, preparamos uma lista com cinco exemplos de como começar a redação do Enem de modo a fugir dos clichês.
O título deve ser uma síntese da ideia central da proposta de redação e conter, no máximo, sete palavras.