Agricultura sintrópica é o termo designado a um sistema de cultivo agroflorestal baseado no conceito de sintropia - principio contrário ao de entropia - caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente.
A Agricultura Sintrópica (ou plantio sintrópico) é um sistema que junta, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas, legumes (entre outras culturas) com a finalidade de criar condições ambientais e sustentáveis para a recuperação de áreas degradadas, ajudar no reflorestamento e proteger o meio ambiente.
A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica.
Entre seus princípios estão a diminuição da necessidade de insumos externos, o policultivo (onde espécies diferentes dividem o mesmo canteiro), o solo sempre coberto por elementos como palha e a poda utilizada como aceleradora da regeneração do sistema e produção de alimentos.
A agricultura sintrópica pode ser realizada em qualquer terreno e suas plantas apresentam poucas pragas ou doenças. ... Além disso, a agricultura sintrópica mantém as estruturas da mata, permitindo o convívio da fauna e da flora sem que seja necessário desmatamento ou expulsão de espécies nativas.
30 curiosidades que você vai gostar
Quais são as vantagens da agricultura sintrópica?Aumento da biodiversidade. ... Recuperação de áreas degradadas. ... Produtos de maior qualidade. ... Controle de pragas e doenças.
Esta vertente agrícola busca inspiração na dinâmica natural dos ecossistemas virgens – que não sofreram interferência humana – para um manejo sustentável e foi idealizada e difundida por Ernst Götsch, agricultor e pesquisador suíço, nascido em Raperwilsen, em 1948.
As agroflorestas são planejadas para se ter, em cada etapa da sua vida, plantas ocupando os diferentes estratos (PENEIREIRO, 2003). A estratificação permite maior ocupação da área, maximizando o uso da luz solar pelas plantas e, portanto, aumentado a fotossíntese e a produção de biomassa por área.
A agrofloresta traz a tona o princípio da sustentabilidade e a relação da própria interação humana, da criação de um ambiente que se autossustenta, trazendo benefícios econômicos, ecológicos e sociais.
De maneira geral a Agricultura Sintrópica é uma Agrofloresta, mas nem toda Agrofloresta é Sintrópica. A Agrofloresta pode estar pautada em propostas tradicionais de aplicações de venenos, herbicídas sendo apenas uma possibilidade de consorcio agrícola.
A agricultura sintrópica foi idealizada e difundida pelo agricultor e pesquisador Ernst Götsch em 1948.
Com a evolução da agricultura, foram surgindo outros tipos de modalidade, sendo que uma delas é a chamada agricultura comercial — criada para atender as demandas do mercado interno e externo de uma determinada região ou país na produção de alimentos em larga escala.
A Agricultura Biodinâmica é um modelo agrícola de produção que, assim como a Agricultura Orgânica, não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios. O método, criado em 1924 por Rudolf Steiner, durante o Congresso de Pentecostes, na Polônia, é um ramo da antroposofia.
Classificação dos Sistemas AgroflorestaisSistemas agrossilviculturais - combinam árvores com cultivos agrícolas anuais;Sistemas agrossilvipastoris - combinam árvores com cultivos agrícolas e animais;Sistemas silvipastoris - combinam árvores e pastagens (animais);
Os SAFs são sistemas agroflorestais biodiversos e possuem alta capacidade para melhorar o meio ambiente. São formados por plantios de diversas/diferentes espécies vegetais na mesma área e, ao mesmo tempo (consórcios).
No manejo da agrofloresta sucessional, todos os esforços são dirigidos para reciclar e aumentar a quantidade de matéria orgânica produzida, bem como aumentar a quantidade e qualidade de vida consolidada no lugar.
Emergente. Uma planta emergente é aquela que cresce na água, mas que também pode aparecer na superfície de modo que é parcialmente terrestre. Coletivamente, essas plantas são conhecidas como vegetação emergente.
As árvores de uma floresta estão distribuídas em faixas de altura, estratos ou andares, indo da vegetação ao alcance dos olhos até as árvores mais altas, que se destacam acima do dossel. Todos esses estratos co-habitam, permitindo uma ocupação inteligente e cooperação entre as espécies.
Agricultura sintrópica ou agrofloresta sucessional é um tipo de sistema agroflorestal (SAF) que conquistou muita popularidade nos últimos anos. ... Diferente da agricultura convencional ou dos SAFs tradicionais, o enfoque do SAF sucessional são os processos de vida e biogeoquímicos, e não os insumos.
Permacultura, de acordo com Bill Mollison, em Designer Permacultura Manual (18), pode ser definida como um projeto com consciência e a manutenção de ecossistemas agrícolas produtivos que possuem “diversidade, estabilidade e resiliência dos ecossistemas naturais”.
A Agricultura Biodinâmica é um sistema de produção de base ecológica que integra junto a outros tipos de sistemas de produção existentes à ciência da Agroecologia.
Este preparado é elaborado com esterco fresco consistente e bem formado misturado a pó de basalto e cascas de ovos trituradas e aplicam-se os preparados 502 ao 507. Direciona-se a “compostagem laminar” trazendo as forças dos preparados para compostagem no local de aplicação.
Como se dá a Agricultura Biodinâmicasomente poderá ser utilizado adubos naturais, provindos do próprio sítio, como esterco de animais ou folhagens secas das plantas cultivadas.Nenhum fungicida não natural deverá ser utilizado, apenas aqueles feitos com produtos naturais, que não prejudicam o meio ambiente.
A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
Muitos alimentos e matérias-primas para a indústria são obtidos através da produção agrícola. Portanto, além de proporcionar alimentos para o homem, ela também fornece produtos para a indústria, como a mamona, que é utilizada na produção de biocombustível.
O que são as Danças Circulares?
Qual o valor do imposto de renda rural 2021?
Como funcionam as competições de paraquedismo?
Como funciona o banheiro de um avião?
O que é preciso para ser isento do IPVA?
Quais são os nomes dos 6 Pains?
Como tratar mal do caroço em ovinos?
Como tratar as doenças diarreicas?
Qual remédio para neuralgia occipital?
Como corrigir joelho para dentro?
Como combater os nematoides do solo?
O que fazer para o aço não enferrujar?
Como tratar micose de unha em estado avançado?