A doença de trabalho é aquela que se desenvolve por conta das condições do local de trabalho. O problema surge de acordo com um fator específico, que está associado à função exercida, mas não é uma regra.
A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).
São consideradas doenças do trabalho, entre outras:
surdez ou perda auditiva;
cegueira ou perda da visão;
LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
depressão;
doenças causadas por vírus ou bactérias, por conta da exposição a locais insalubres.
Esses conceitos possuem uma grande diferença entre si: a doença do trabalho está relacionada ao ambiente profissional, enquanto a doença profissional é desencadeada pela atividade profissional e seus riscos.
A doença ocupacional ou profissional é aquela na qual o funcionário adoece por conta do seu trabalho no dia a dia. Muitas vezes, trata-se de condições crônicas, ou seja, doenças que ele terá pelo resto da vida.
15 curiosidades que você vai gostar
Considera-se que uma doença profissional é aquela que resulta directamente das condições de trabalho e que causa incapacidade para o exercício da profissão ou morte.
Como provar que uma doença ocupacional ? As empresas não costumam reconhecer que as enfermidades foram causadas durante as atividades do seu empregado. Assim, a comprovação é realizada a partir de uma declaração judicial, obtida após a perícia médica.
3 Quais tipos de doenças não são considerados doença de trabalho
a) doença degenerativa;
b) doença inerente ao grupo etário;
c) doença que não produza incapacidade laborativa;
Exposições a agentes químicos, más condições no ambiente de trabalho e estresse excessivo são alguns dos principais fatores que propiciam essas doenças. Há uma grande variedade de doenças ocupacionais que podem ser desenvolvidas.
A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.
Entre as doenças profissionais mais freqüentemente registradas no Brasil incluem-se as lesões por esforços repetitivos (as LER/DORT), a surdez profissional (PAIR), as doenças pulmonares ocupacionais, as doenças de pele (dermatoses ocupacionais), as intoxicações pelo benzeno, por metais pesados ou por agrotóxicos e, o ...
Dor nas costas
A dor nas costas é a campeã em afastamentos de trabalhadores no Brasil. De acordo com o ranking de auxílios-doença concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2016, cerca de 117 mil pessoas precisaram se ausentar do emprego por, no mínimo, duas semanas em razão dessa enfermidade.
Dentre as principais causas das doenças ocupacionais, podemos mencionar:
Movimentos repetitivos;
Postura inadequada;
Pressão psicológica.
Levantamento exagerado e excessivo de peso;
Sedentarismo;
Pressão por resultados inatingíveis, especialmente;
Assédios no ambiente de trabalho;
Situações de alto nível de estresse;
3.3 Doença que não produz incapacidade laborativa
Também são consideradas doenças de trabalho as enfermidades que não ensejam a perda da capacidade laboral, como simples queda ou até mesmo um pequeno corte.
Assim, a doença, mesmo endêmica ou pandêmica, no caso da Covid-19, pode ser considerada de natureza ocupacional quando resulte das condições de trabalho.
Essas doenças foram e são, a malária, a febre amarela, a esquistossomose, as leishmanioses, as filarioses, a peste, a doença de Chagas, além do tracoma, da bouba, do bócio endêmico e de algumas helmintíases intestinais, principalmente a ancilostomíase.
É chamada de doença ocupacional aquele tipo de enfermidade adquirida por conta das atividades exercidas repetidamente no ambiente de trabalho, podendo ser uma condição equiparada a um acidente de trabalho, conforme artigo 21, inciso I, da Lei 8.213/91.
As doenças ocupacionais são aquelas deflagradas em virtude da atividade laborativa desempenhada pelo Segurado. As doenças ocupacionais são consideradas como acidente de trabalho e se dividem em doenças profissionais e do trabalho.
A CAT deve ser emitida no primeiro dia útil após o diagnóstico médico, ou seja, após a conclusão de que o trabalhador é ou pode ser o portador de doença profissional ou do trabalho. A não notificação da doença do trabalho constitui crime (art. 269 do Código Penal combinado com art. 169 da CLT).
Quais são os principais tipos de riscos?
Exposição a ruídos constantes. Um trabalhador que é exposto a ruídos constantes pode sofrer a perda da sensibilidade auditiva, podendo levar a uma perda irreversível. ...
Movimentos repetidos. ...
Inalação de agentes prejudiciais. ...
Exposição ao sol. ...
Exposição a altas temperaturas.
São vários os factores de risco que podem estar na origem das doenças profissionais.
...
Doenças profissionais
Equipamentos. ...
Movimentação de cargas. ...
2.1 Transporte manual de cargas. ...
2.2 Transporte mecânico de cargas. ...
Riscos específicos. ...
3.1 Risco eléctrico. ...
3.2 Risco incêndio/explosão. ...
Risco ergonómico.
Quais as 9 doenças ocupacionais mais comuns e como evitá-las?
Dermatose Ocupacional (DO) ...
Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ...
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) ...
Doenças da visão. ...
Surdez temporária ou definitiva. ...
Antracose pulmonar e bissinose. ...
Asma ocupacional. ...
Silicose.
As doenças ocupacionais – ou profissionais – são as complicações desencadeadas pelos exercícios do trabalhador em uma determinada função que esteja diretamente ligada à profissão. Elas são responsáveis pelo afastamento de milhares de trabalhadores de suas funções.
O que são os riscos ocupacionais. Os riscos ocupacionais são os riscos de acidentes aos quais os trabalhadores estão sujeitos em um ambiente de trabalho. Esses riscos estão associados a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, presença de máquinas, calor, dentre várias outras possibilidades.
Depressão e ansiedade são as principais causas de adoecimento e afastamento do trabalho. Depressão e ansiedade são a segunda maior causa de adoecimento relacionado ao trabalho no Brasil – perdem apenas para os casos de LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteo Muscular Relacionado ao Trabalho).
Pode passar dexametasona na candidíase?
Como é realizada a nutrição parenteral?
Quando um condutor Esferico e maciço?
O que é preciso para parcelar a conta de luz?
Porque a água no Brasil é mal distribuída?
Como parar de se ouvir FL Studio?
O que você acha que é avaliar no ensino fundamental?
Como parar sangramento do DIU?
O que fazer para evitar o sangramento da hemorroida?
Como negociar o cheque especial do Itaú?
Tem como parcelar a fatura do Avon?
O que é bom para sangramento na gengiva?
O que é a modalidade Flex Estácio?
Como funciona a eliminatórias?
O que é cartão digital interativo?
Porque Damon e Elena terminaram na vida real?