O que diz o artigo 102 da Constituição Federal?

Pergunta de Pedro Ramos em 23-09-2022
(74 votos)


O que diz o artigo 102 da Constituição Federal?

§ 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações declaratórias de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e ao Poder Executivo.

Tem competência precípua para a guarda da Constituição?

O artigo 102 estabelece como competência precípua do STF a guarda da Constituição , enquanto que ao Superior Tribunal de Justiça, criado pela Carta, coube a uniformização da interpretação das leis federais...

É competente o Supremo Tribunal Federal para processar e julgar originariamente a ação direta de constitucionalidade de lei ou de ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade também de lei ou ato normativo federal ou estadual diante da Constituição Federal?

Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente, entre outras, a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal.



Quem é o guardião da Constituição do Brasil?

O Supremo Tribunal Federal exerce a função de guardião da Constituição Federal. Ou seja, cabe ao STF fiscalizar as ações dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo que estes atuem dentro da constitucionalidade.

O que diz o artigo 101 da Constituição?

O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada. Parágrafo único.

Qual a importância do Supremo Tribunal Federal artigo 102 da Constituição Federal?

Essa competência está prevista no artigo 102, inciso I, alínea f, da Constituição Federal de 1988. ... Essa competência revela a feição nacional do STF, que atua para dirimir conflitos que possam afetar o equilíbrio do princípio federativo em nossa República.



É correto dizer que conforme a Constituição Federal compete ao Supremo Tribunal Federal precipuamente a guarda da Constituição?

Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I. processar e julgar, originariamente, a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias.

O que diz o artigo 85 da Constituição?

II - o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação; III - o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais; ... VI - a lei orçamentária; VII - o cumprimento das leis e das decisões judiciais.

É de competência do Supremo Tribunal Federal STF processar e julgar as ações diretas de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual o impetrante do pleito suscita ao STF que observe a lei ou ato normativo federal ou estadual no intuito de conseguir o cancelamento?

É de competência do Supremo Tribunal Federal (STF) processar e julgar as ações diretas de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual. O impetrante do pleito suscita ao STF que observe a lei ou ato normativo federal ou estadual, no intuito de conseguir o cancelamento da lei.



Qual é o papel do AGU e do PGR no julgamento da ADI?

Nas ações diretas de inconstitucionalidade, com tramitação no Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido (art. 103, § 1º da CF). ... Verifica-se, desta forma, que tanto o PGR quando o AGU desempenham papéis essenciais no controle de constitucionalidade em âmbito concentrado.

Quais os tipos de prequestionamento?

Tem-se frequentemente dividido o termo prequestionamento em dois tipos: prequestionamento explícito e prequestionamento implícito, embora também exista o prequestionamento ficto. Prequestionamento explícito é aquele que existe quando o acórdão menciona de forma expressa o texto de lei mencionado como violado.

Por que o prequestionamento é requisito de admissibilidade?

Por ser o prequestionamento um requisito de admissibilidade, a característica da razão de ser dos recursos excepcionais, a necessidade de se prequestionar a questão objeto dos recursos especial e extraordinário dirigidos aos Tribunais de Cúpula, debatida e decidida pelas instâncias jurisdicionais inferiores.

Qual o estágio de serviço técnico do Exército?

Estágio de Serviço Técnico (EST), destinado a todos integrantes de categorias profissionais de nível superior de áreas de interesse do Exército.

Qual o expediente de prestação do serviço militar?

Resposta: Em princípio, a prestação do serviço militar, mesmo que voluntário, é de dedicação exclusiva, ou seja, expediente diário de manha e a tarde e concorrência as escalas de serviço próprias da profissão. Nas Organizações Militares de Saúde poderá ser autorizado expediente corrido de, no mínimo, 6 (seis) horas.



Outras questões

Quem faz o testamento e o testador?

Quais os passos para fazer um script de telemarketing?

Quando se aplica o CPM?

Como receber a placa de 100 mil inscritos no YouTube?

Porque o Google Drive ocupa espaço no celular?

O que é ser arrimo de família?

Porque Porto Rico pertence aos Estados Unidos?

Quem trabalha na bolsa de valores como se chama?

O que é aporofobia?

Como se chama quem serve as mesas?

Como dar brilho em anel de aço?

O que fazer quando a Sky Gato não tem sinal?

Como limpar a garrafinha?

Para que serve localizar e selecionar no Excel?

Como localizar uma ERB?

O que fazer para tirar ferrugem da geladeira?

Como saber se uma planilha tem macro?

Como buscar bens do executado?

Como procurar nomes em duas planilhas no Excel?

Como polir uma pia de granito?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com