Implicitamente é citado na BNCC os benefícios da metodologias ativas: reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações.
Já na Metodologia ativa de aprendizagem, é o aluno que ocupa o centro da ação educacional, e o conhecimento não é apenas transmitido, é construído. O aluno aqui é colocado como sujeito histórico da ação, com papel ativo, onde valoriza-se suas opiniões e conhecimentos prévios como pontos de partida para a construção do saber.
Diversos estudiosos do assunto buscaram comprovar a efetividade dessas metodologias para a educação, enquanto muitos professores começaram colocar em prática os exemplos de metodologias ativas em sala de aula. Vejamos, a seguir, alguns deles: 1.
Essa metodologia ativa permite que os alunos possam aprender colaborativamente, fazendo em conjunto e compartilhando. É um método interessante para ser aplicado em conjunto com a aprendizagem baseada em projetos também. Essa metodologia ativa também é muito conhecida como sala de aula invertida.
A primeira é proporcionar um ensino mais efetivo, com maior retenção do conteúdo aprendido. A segunda é resgatar a atenção e o engajamento do aluno. Implantar metodologias ativas de aprendizagem geram uma série de ganhos para os envolvidos.
Como usar o Kindle pela primeira vez?
Como pagar boleto com o número do código de barras?
Porque os judeus saíram de Israel?
Como recuperar arquivo da área de trabalho?
Quanto um bezerro engorda em um ano?
Quem julga o Governador em caso de crime de responsabilidade?
O que é cst-100 na nota fiscal?
Quais são as três características do Romantismo?
Qual tipo de vinho é bom para o coração seco ou suave?