O primeiro pode ser fixo ou móvel e é composto por motobombas, tubulações e aspersores para realizar a irrigação; o segundo é feito com aspersores ou sprays, instalados em estruturas móveis.
Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação. Para cada método, há dois ou mais sistemas de irrigação, que podem ser empregados.
Na aspersão, as vazões e pressões são, normalmente, de média a alta, exigindo motobombas de maior potência e demandando maior consumo de energia em relação ao gotejamento e à microaspersão. Por outro lado, os aspersores não necessitam de equipamentos de filtragem e apresentam uma menor necessidade de manutenção.
Sistemas de irrigação por superfície são potencialmente menos eficientes (30-80%) quando comparados com sistemas de irrigação por aspersão (75-90%) e localizada (80-95%). A altura de bombeamento da água, desde a fonte até a área a ser irrigada, deve ser considerada quando da seleção do método de irrigação.
As diferenças fundamentais são: (a) o gotejamento aplica água em pontos, utilizando emissores denominados gotejadores; a microaspersão aplica água sobre uma pequena área circular ou setorial, através de emissores denominados microaspersores; (b) em gotejamento as vazões são de até 20 l/h em cada ponto de emissão, e em ...
44 curiosidades que você vai gostar
Microaspersão é o sistema de irrigação que utiliza emissores que lançam gotículas de água e propiciam uma precipitação mais suave e uniforme que a aspersão. Normalmente operam com asas giratórias ou “bailarinas”, podendo trabalhar de cabeça para cima ou de ponta cabeça.
Diminui a evaporação da água e também a proliferação de ervas daninhas ao redor da plantação.
...
Irrigação por gotejamento – Vantagens e desvantagensEconomiza a água. ... Não deixa a água se acumular sobre o solo. ... Não impede a execução de outros trabalhos. ... Otimiza o uso de fertilizantes.
Aspersão – sistemas convencionais e os mecanizados. ... O gotejamento,utiliza um sistema de gotejadores para depositar a água de forma constante, lenta e a baixa pressão no solo, já o sistema de microaspersão apresenta vazão maior que o de gotejamento, resultando em uma chuva artificial localizada.
A irrigação por superfície é o método mais antigo e o mais utilizado em todo o mundo. De acordo com Cuenca (1989), a história da irrigação começa com a aplicação de água ao solo utilizando-se a sua superfície para o escoamento por gravidade.
Aspersão – abriga os sistemas convencionais e os mecanizados. O primeiro pode ser fixo ou móvel e é composto por motobombas, tubulações e aspersores para realizar a irrigação; o segundo é feito com aspersores ou sprays, instalados em estruturas móveis.
O sistema de irrigação depende da cultura, do solo e do tamanho e topografia da área. Outro sistema é o de irrigação localizada, também chamado de microaspersão ou gotejamento, muito comum em culturas perenes. Nele a água não é aplicada em toda a superfície do solo, mas em parte dele, ao redor ou próximo à planta.
O melhor sistema de irrigação tem retorno garantido.- Gotejamento – O sistema de irrigação por gotejamento, é feito através de tubos instalados no solo que distribuem a água diretamente para a raiz da planta, de forma uniforme, no momento e na quantidade certa. ... - Pivô – ... - Aspersão –
Sistemas e manejo de irrigação mais eficientes para economizar água são pesquisados pelo IAC. ... De acordo com Regina, o gotejamento é o método que proporciona maior economia de água.
Quais são as técnicas de irrigação mais utilizadas no Brasil?1 – Irrigação localizada. Neste tipo a água é aplicada na área ocupada pelas raízes das plantas, formando um círculo molhado ou faixa úmida. ... 2 – Irrigação por aspersão. ... 2.1 – Fertirrigação por aspersão. ... 3 – Irrigação superficial.
O método de irrigação é a forma pela qual a água será aplicada às culturas. Segundo o documento Seleção do Sistema de Irrigação, da Embrapa, são basicamente quatro: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.
Tipos de sistema de irrigação por aspersãoSistema de captação;Sistema de bombeamento;Tubulação de recalque ou linha principal;Ramal ou linha lateral; e.Aspersores.
Um processo típico de irrigação por superfície, com drenagem livre, pode ser caracterizado por quatro fases: avanço, reposição, depleção e recesso (Figura 1). A importância relativa de cada uma dessas fases na irrigação, depende do sistema utilizado.
A irrigação por superfície é caracterizada pela aplicação de água diretamente sobre a superfície do solo da área a ser irrigada. ... Este método é mais indicado para solos de textura fina a média (argilo-arenosos), com declividade relativamente pequena e uniforme.
Tipos de aspersores por bocais e pressão
Os aspersores podem ter 1, 2 ou 3 bocais, com diâmetros de 2 a 30mm. Esse número influencia na quantidade de água liberada. Outro fator que varia é a intensidade de pressão do jato. Quanto maior a pressão, maior também é o raio de alcance, conforme especificamos acima.
SISTEMAS CONVENCIONAIS
Dependendo da mobilidade das tubulações na área irrigada, esses sistemas podem ser subdivididos em: Fixos permanentes – Figura 1 – apresentam as tubulações enterradas e apenas as hastes dos aspersores e dos registros permanecem à superfície do terreno.
Principais tipos de irrigaçãoIrrigação localizada. É uma das técnicas mais utilizadas, principalmente nas áreas mais secas, onde a água é aplicada nas raízes das plantas, ocupando o seu redor para atingir maior profundidade. ... Irrigação por aspersão. ... Pivot central. ... Fertirrigação. ... Micro aspersão. ... Irrigação de Superfície.
Desvantagens do sistema de irrigação por gotejamentoAinda possui custo inicial elevado.Potencial de entupimento dos emissores pela deposição de partículas minerais e orgânicas.Mangueiras expostas ao sol tem um tempo de vida útil reduzido.Necessita de água filtrada para diminuir os entupimentos.
O uso do sistema de irrigação por gotejamento reduz o risco de contaminação da parte vegetativa da planta. Situação que pode ocorrer em algumas culturas com o sistema de aspersão e sulcos. Permite o uso de águas salinas. Quando águas salinas secam ao sol sobre a folhagem, produz efeitos negativos na cultura.
Quais são as vantagens da irrigação por gotejamento?Economia de nutrientes e fertilizantes devido à proximidade da aplicação;Diminui desperdício de água;Reduz a proliferação de ervas daninhas que se beneficiam da aspersão de água;
Como cancelar minha matrícula na Unip?
Como substituir fermento biológico por químico?
Como faço para saber meu Gmail?
Como subtrair datas Google planilhas?
Como faço para ver meu Extrato de pagamento do INSS?
Qual a função do Hangouts no celular?
Como ver o status de alguém no WhatsApp?
Como descobrir se uma faculdade é reconhecida pelo MEC?
Como substituir a palavra Tornou-se?
O que é um amigo restrito no Facebook?
Quem pode substituir o curador?
Como saber se tenho direito a receber ações da Telesp?
Quais são sintomas de quem tem problemas neurológicos?
Como desfazer o corte de água no hidrômetro?