O tratamento para a gripe felina é apenas sintomático. O fato de o agente principal desta doença ser um vírus, determina que o tratamento seja baseado em medicamentos para aliviar os sintomas, como uso de antitérmicos para febre, analgésicos para dor, e uma alimentação adequada e nutritiva para auxiliar na recuperação.
Se seu pet está com o nariz entupido e espirrando, isso pode ser um sinal de alergia. Pólen, comidas e ácaros são possíveis causas de irritação no nariz do seu melhor amigo peludo.
Não existe um tratamento/cura para a rinotraqueíte felina, apenas medidas de alívio dos sintomas e de apoio. Pode-se utilizar antibióticos de amplo espectro, como a amoxicilina, para a prevenção ou o tratamento de infeções bacterianas secundárias.
Causas da gripe felina São eles: Herpesvírus Felino: um vírus muito contagioso, também chamado de HVF; Calicivírus Felino: também um vírus com alta capacidade de contágio, conhecido como CVF, Chamydophila felis: uma bactéria que também causa rinotraqueíte em gatos, mas é mais rara.
Os gatos espirram por diversas razões - e pode ser até uma defesa natural contra alguma substância irritante à mucosa nasal. Mas, se acompanhado de outros sinais, seu mascote pode precisar de uma visita ao médico veterinário.
7 formas de parar de espirrar rapidamente
A contaminação se dá pelo contato de um bichano doente com um saudável, através de fluídos como saliva, corrimento nasal ou ocular. Como os bigodudos adoram se lamber, a rinotraqueíte é considerada bastante contagiosa.
Normalmente causada por vírus ou bactérias, a gripe em gatos apresenta sintomas parecidos com os da gripe em humanos, e também pode ser curada de diversas maneiras, embora o mais adequado seja que os donos de bichanos mantenham a carteira de vacinação de seus pets em dia, evitando que seus bichinhos de estimação possam contrair a doença.
A gripe só pode ser transmitida de gato para gato. Humanos, cachorros e outros animais não podem ser infectados. Os primeiros sintomas apresentados pelos gatos com a gripe de gato são bem parecidos com uma gripe humana. Entre eles estão febre, espirros, nariz com secreções.
Mais frequente nas estações mais geladas do ano – outono e inverno – a gripe felina também pode acometer gatos que vivem em apartamentos e não tem muito contato com o mundo externo.
A gripe em gatos não é contagiosa entre felinos e humanos, no entanto, é infecciosa entre gatos através do ar ou de um pequeno contato. Se o seu gato contraiu gripe felina, você conseguirá notar com facilidade pois manifestará de forma clara os seguintes sintomas:
Como se chama quando tem 5 gêmeos?
Como se apresentar em um projeto?
Como é que se fala pescoço em francês?
Como é feito o exame de DNA com o bebê na barriga?
Quanto eu teria hoje na poupança?
Como criar um script de vendas por telefone?
Qual Operadora tem Netflix ilimitado?
Como fazer um roteiro para uma reportagem?
Como saber se uma mulher de Sagitário está apaixonado?
Como montar um salão de beleza Sebrae PDF?
Quem parou de me seguir no Instagram app?
Como saber se estou perdendo líquido amniótico pela urina?
Como se escreve a palavra macarrão em inglês?