O terceiro passo da inscrição do ProUni é o Grupo Familiar. Nesta página, você coloca os dados de seus familiares: parentesco (membro da família), nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal. Para cadastrar a pessoa da sua família, basta preencher os dados e clicar em adicionar.
Se você mora com sua família, responda cadastrando cada integrante com sua respectiva renda bruta mensal. O próprio sistema irá fazer as contas e indicar o resultado, “Renda Familiar por pessoa = R$ XXX,xx”. Caso você erre ao preencher algum dado, há a opção de editar as informações.
A renda é calculada somando-se a renda bruta mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo o valor total da renda pelo número de pessoas que formam o grupo. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante pode concorrer à bolsa integral.
1,5 salário mínimo
Para ter bolsa de estudo de 100% pelo Prouni é preciso ter Renda Familiar Mensal Per Capita de até 1,5 salário mínimo. E, para bolsa de 50%, a renda pode ir a até três salários mínimos mensais por pessoa.
Três últimos contracheques, no caso de renda fixa. Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. CTPS registrada e atualizada.
Na página de acompanhamento da sua inscrição no ProUni você também pode modificar suas opções de curso quantas vezes quiser, com base na consulta à nota de corte.
Alterar dados Se você for selecionado para uma bolsa, precisará comprovar na faculdade as mesmas informações que estiverem no sistema de cadastro do ProUni, tais como endereço, renda familiar, etc.
Três últimos contracheques, no caso de renda fixa. Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. CTPS registrada e atualizada.
Como se inscrever no PROUNI
Para participar do ProUni, você deverá ter feito a última edição do Enem, ter uma média maior ou igual a 450 pontos e não ter zerado a redação. Além desses critérios, você deverá estar em enquadrado em um dos seguintes critérios: Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
Como funciona a renda familiar do ProUni? O ProUni é a sigla para Programa Universidade para Todos, um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que objetiva ceder bolsas aos estudantes de baixa renda para que eles consigam acessar as instituições de ensino superior privadas.
E, bolsa de 50% pelo Prouni, só pra quem ficar na faixa de até 3 salários mínimos. As exceções são para quem estudou em escola particular com bolsa de estudos integral, professores da rede pública, e também pessoas Portadoras de Deficiência.
O primeiro passo para participar do ProUni é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) do ano anterior. Além disso, você precisa ter média de 450 pontos nas provas objetivas, com nota acima de zero na redação. Outro fator importante para iniciar a inscrição é saber qual a sua renda familiar mensal por pessoa (per capita).
Como levar roupas no cabide na mudança?
Qual a diferença da prática do Tai Chi Chuan na origem dele na China com a prática nos dias atuais?
Como fazer uma cardioversão elétrica?
O que é o conhecimento discursivo?
Como pegar a bigorna de Mithril?
Como fazer uma bússola simples em casa?
Como fazer uma análise do ambiente interno de uma empresa?
Como enviar uma carta rogatória?
Como fazer citação de uma citação indireta?
Como saber qual é o fio do capacitor?
Como identificar fios da sonda lambda?
Qual a melhor forma de organizar os emails no Outlook?
Como fazer vídeo conferência no celular?
Como identificar o personagem no texto?