Água de lastro é aquela que os cargueiros utilizam em seus tanques para que tenham mais estabilidade quando estão se deslocando vazios. Estas águas são coletadas em estuários e portos em várias partes do mundo e descarregadas em seu destino quando o navio vai ser carregado de mercadoria.
A água de lastro é coletada em portos e estuários de forma inversamente proporcional à quantidade de carga, ou seja: quanto menos carga, mais água de lastro! Assim, ao ser descarregado, o navio enche seus porões com a água do litoral onde se encontra e, ao serem estocadas novas mercadorias, esta água é despejada.
substantivo masculino Peso colocado no porão de um navio para que ele se equilibre na água. Camada que cobre o fundo de qualquer coisa; balastro: o lastro do rio.
De acordo com a definição da Organização Água de Lastro Brasil, “Água de lastro é a água do mar ou do rio captada pelo navio para garantir a segurança operacional do navio e sua estabilidade. Após o surgimento dos navios construídos com aço, a água de mar passou a ser utilizada para manter o calado do navio.
Esse ciclo é extremamente perigoso para a fauna marinha que habita as redondezas do porto, pois a água de lastro, quando é jogada ao mar de uma localidade muito distante de onde foi coletada, traz micro-organismos exóticos às populações de animais locais, além de vírus, bactérias, algas, entre outros.
31 curiosidades que você vai gostar
A água de lastro pode causar problemas ambientais e de saúde pública, uma vez que pode conter esgoto e materiais tóxicos, além de espécies animais e vegetais endêmicos.
A emissão de água de lastro com organismos patogênicos e exóticos geram danos à flora e a fauna das regiões costeiras permitindo o estabelecimento de organismos aquáticos nocivos e agentes patogênicos, podendo representar uma ameaça à vida humana, aos animais e gerando impactos econômicos e sociais.
O projeto, denominado originalmente Remoção de Barreiras para a Implementação Efetiva do Controle da Água de Lastro e Medidas de Gerenciamento em Países em Desenvolvimento, visa reduzir a transferência de espécies marinhas não nativas indesejáveis, que têm como vetor a água de lastro dos navios.
Métodos de tratamento físicos tais como esterilização por ozônio, luz ultra-violeta, correntes elétricas e tratamento térmico; Métodos de tratamento químicos como adição de biocidas na água de lastro para matar os organismos; e. Várias combinações dos métodos acima descritos.
868 (20) - IMO Diretrizes para o Controle e Gerenciamento da Água de Lastro dos Navios para Minimizar a Transferência de Organismos Aquáticos Nocivos e Agentes Patogênicos, resolução essa já traduzida e distribuída pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) à Comunidade Marítima e Capitanias do Portos.
O termo "carga de lastro" designa a carga que é transportada a baixas taxas consideradas como lastro do navio ou da embarcação.
Os tanques de lastro são provavelmente a maior área de aço estrutural em sua embarcação, e a água no interior pode ser altamente corrosiva se não for controlada.
O conceito de lastro é utilizado para determinar o valor real das moedas, no sentido de que o lastro é equivalente às riquezas de um país, cuja moeda pretende representar. Um país só poderá imprimir mais moeda (dinheiro) se houver um lastro, ou seja, a produção de riquezas equivalente ao dinheiro impresso.
Para que os navios cargueiros naveguem em segurança quando estão com pouca ou sem carga, e para que mantenham suas hélices propulsoras submersas, é utilizado um peso líquido em tanques localizados nos porões — a água de lastro.
A água de lastro é utilizada pelos navios para compensar a perda de peso decorrente sobretudo do desembarque de cargas. Desta forma, sua captação e descarte ocorrem principalmente em áreas portuárias, permitindo a realização das operações de desembarque e embarque de cargas nos navios.
A água de lastro tem por objetivo aumentar ou diminuir o calado do navio durante a navegação para garantir sua segurança operacional. ... Além disso, a água de lastro tem por objetivo garantir a estabilidade do navio enquanto navegando e durante o processo de carga e descarga, ou seja, ajuda o navio a se sustentar.
A Convenção tem como objetivo prevenir os efeitos potencialmente devastadores provocados pela dispersão global de organismos aquáticos nocivos através da água de lastro dos navios. Para tanto, os navios deverão possuir à bordo um Plano de Gerenciamento da Água de Lastro e um Livro de Registo da Água de Lastro.
Pedras e areia foram utilizadas até o século XIX; a partir daí, generalizou-se o uso da água, que é colhida, usada como lastro e devolvida ao mar, quase sempre em locais diferentes. Por conta disso, os navios realizam, na sua movimentação em busca de carga, uma grande transferência de água ao redor do mundo.
Devido à grande intensidade e abrangência do tráfego marítimo internacional, a água de lastro é considerada como um dos principais vetores responsáveis pela movimentação transoceânica e interoceânica de organismos costeiros. ...
O que diz a lei sobre a troca da água de lastro? ... Segurança. ... Fiscalização falha. ... Falta de análises laboratoriais. ... Cabotagem. ... Ameaça de doenças novas e antigas representa risco maior de contaminação. ... Trocas de água de lastro e contaminações que entraram para a história. ... Cólera.
Calado é a distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação. É a medida da parte submersa do navio. Tecnicamente, é a distância da lâmina d água até a quilha do navio.
A cabotagem é a movimentação de cargas entre portos de um mesmo país. No Brasil, essa modalidade pode representar um ganho às empresas de logística, visto que grande parte das atividades comerciais, além de polos industriais, se encontra próxima à costa litorânea.
Segundo explicou o economista e responsável pelo projeto do Real Digital dentro do BC, Fabio Araujo, não existe esta história de lastro, no sentido de haver um ativo de valor como garantia econômica de uma moeda nacional.
Art. 2º O lastro de emissão do Real será composto por parcela das reservas internacionais disponíveis em moedas estrangeiras e em ouro, expressas por suas equivalências em dólares dos Estados Unidos.
Até a década de 70 para havia um lastro físico em ouro para cada dólar emitido, mas desde então não existe mais. O bitcoin também nasce como o resultado de um software programado para gerá-lo a partir de um processo conhecido como mineração, onde troca-se capacidade computacional e energia por seu token, o bitcoin.
O que é uma pessoa de bom caráter não faz?
Qual a importância das séries iniciais?
Como consultar o número do CAR pelo CPF MG?
Como atualizar Android 6 para 7?
Como ver minhas contas de luz pagas?
Quantas bananas um atleta pode comer por dia?
Pode usar dolomita todos os dias?
Como cicatrizar língua furada?
Como saber o formato da minha unha?
Quais são os princípios do pensamento dialético?
Como calcular a média móvel simples?
Quais os recursos foram extintos no novo CPC?
Qual camisa usar com uma calça mostarda?
O que é contrato de trabalho cooperado?