As reações anafiláticas são geralmente causadas por: Fármacos (como a penicilina) Picadas de insetos e venenos de animais. Certos alimentos (especialmente ovos, frutos do mar e nozes)
A maior parte das moléculas de IgE fixa-se na superfície dos mastócitos e dos granulócitos basófilos. A liberação de mediadores químicos armazenados nos mastócitos promove reações alérgicas denominadas “reações de sensibilidade imediata”, nas quais atrai os leucócitos até o local e causa também vasodilatação.
O choque anafilático ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substância que excita o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada do organismo, produzindo convulsões, inconsciência ou acidente vascular cerebral no período de segundos ou uma hora após a exposição à substância.
SINTOMAS
Os sintomas de anafilaxia geralmente surgem de forma muito rápida e incluem:
Como reconhecer um choque anafilático
A presença de asma está associada aos episódios de maior gravidade, principalmente, nas reações provocadas por alergia a alimentos6,16(D). O uso concomitante de agentes β-bloqueadores por via tópica ou oral está associado ao risco de reações mais graves devido à interferência com o tratamento da anafilaxia.
Os mastócitos são células secretoras multifuncionais do sistema imune que participam da regulação da resposta imunológica, pela liberação de mediadores químicos, frente a um estímulo apropriado8.
O tratamento é feito com adrenalina, corticóides (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICÓIDES ), broncodilatadores e anti-histamínicos. Alguns pacientes com história conhecida de reação anafilática carregam consigo uma seringa automática de adrenalina para auto-administração em casos de urgência.
Todavia, ao contrário do que ocorre nas reações anafiláticas, podem ocorrer reações anafilactoides após a primeira exposição a uma substância. As reações anafilactoides não são reações alérgicas porque a imunoglobulina E (IgE), a classe de anticorpos envolvida nas reações alérgicas, não as provoca.
1 Anafilaxia: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica.
Outro sistema que também pode estar envolvido na anafilaxia é o gastrointestinal, dando origem a vómitos (nas crianças frequentemente “em jato”), cólicas ou diarreia. A anafilaxia mais grave ocorre quando afeta o sistema cardiovascular, situação que se designa por choque anafilático.
O que é uma transição eletrônica?
Que que significa nome Nicolas?
Como fazer 2 mil reais por mês?
O que caracteriza geneticamente a hemofilia?
Onde assistir séries e novelas turcas?
Como ocorre o processo de remarcação de preços no supermercado?
Como se caracterizam as práticas de leitura?
Como ocorre a transmissão da filariose Quais são os sintomas?
Como é feito o diagnóstico da febre maculosa?
Quais as características do processo de urbanização?
Como os animais controlam a temperatura do corpo?
Quais são as cidades de Portugal?
O que foi a transição epidemiológica brasileira?
Como se chama Coca-cola nos EUA?
Como colocar na calculadora científica um número elevado?
Como ocorre a transmissão da criptosporidiose?
Como se cadastrar no leilão do Detran-RJ?