Uma das principais causas da síndrome do pensamento acelerado é a nossa exposição diária ao excesso de informação, aliada à sociedade de excessos: o excesso de estímulos (uso de celulares e tecnologias, redes sociais, rapidez de informação), excesso de brinquedos, etc.
Como tratar a Síndrome do Pensamento Acelerado
Mas geralmente é feito com a adaptação dos hábitos de vida, devendo-se procurar incluir várias pausas durante o dia, fazer atividade física frequente ou incluir pequenos momentos para ouvir música ou ler um livro sem estar pensando em outras atividades.
Fazer uma difusão do pensamento com a realidade; Saber diferenciar possibilidade e probabilidade para não sofrer por coisas que podem acontecer, mas que têm pouca chance de se concretizarem; Apostar em técnicas de relaxamento como respiração e meditação.
Confira nossas 10 dicas para acalmar a mente:Ouça uma boa música para relaxar. O som é uma linguagem universal. ... Tenha um bichinho de estimação. ... Controle a respiração. ... Medite todos os dias para acalmar a mente. ... Pratique atividade física. ... Tenha pensamento positivo. ... Tenha tempo para você ... Alimente-se bem.
Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.
38 curiosidades que você vai gostar
Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.
Pensar é bom. Com consciência crítica, é excelente. Mas pensar excessivamente e sem gerenciamento é uma bomba contra a mente livre. E impede o desenvolvimento de funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro.
Dicas de como ter o domínio sobre o poder da menteFiltre seus pensamentos. O primeiro passo, como em qualquer processo de melhoria, é começar a organizar a sua mente. ... Desintoxique sua mente. ... Cultive bons pensamentos. ... Revise sua mente periodicamente. ... Exercite sua mente. ... Tenha autoconfiança. ... Busque ter uma mente sossegada.
Ao deitar, você deverá:Encostar a sua língua atrás dos seus dentes da frente, e ao mesmo tempo expirar todo o ar dos seus pulmões.Em seguida, fechar a boca e inspirar o ar apenas pelo nariz, durante 4 segundos.Feito isso, segure a respiração, trancando-a com o ar em seus pulmões, por 7 segundos.
Mas, se mesmo assim ainda for difícil dormir, siga estas técnicas e exercícios que ajudam a pegar no sono em segundos ou minutos:Controlar a respiração. ... Relaxar os músculos. ... Distrair a mente. ... Ouvir música relaxante. ... Concentrar-se em algo. ... Tentar manter os olhos abertos. ... Adequar o ambiente. ... Tomar uma bebida quente.
Como dormir bem: 10 dicas para uma boa noite de sonoRespeitar o horário de ir dormir. ... Desligar a TV e outros aparelhos. ... Ler antes de dormir. ... Criar um ambiente escuro. ... Cochilar depois do almoço. ... Praticar exercício regularmente. ... Evitar tomar café 6h antes de dormir. ... Tomar um chá antes de dormir.
Exemplos de opções que podem ajudar a melhorar o sono são:Valeriana. A raiz de valeriana tem uma ação tranquilizante, reduz a ansiedade e melhora a qualidade do sono. ... Camomila. ... Lavanda. ... Passiflora. ... Erva-cidreira. ... Melatonina. ... Anti-histamínicos. ... Benzodiazepínicos.
Evite paralisar e aceitar tudo – Como dito antes, é possível sim controlar seus pensamentos e, consequentemente, seus sentimentos, desde que se queira fazer isso. Mas, existem momentos que são tão sutis na vida que acabam nos paralisando sem que se possa perceber.
Uma pesquisa descobriu que pensar demais sobre algo de forma compulsiva pode aumentar o risco de desenvolver problemas mentais. Esse processo todo vira um ciclo vicioso porque, com a saúde mental em declínio, a tendência é entrar em uma paranoia ainda maior sobre tudo.
Pensar demais, excesso de preocupação, a ruminação de problemas, a preparação para o pior… São exercícios que além de não trazerem uma solução, põe-nos em padrões doentios e estão na origem de transtornos, como a ansiedade e a depressão.
Essa é uma das dúvidas mais comuns ao pensarmos como nosso cérebro funciona. Porém trata-se de um mito, já que sempre estamos processando algum tipo de informação. Inclusive, quando acreditamos “que não estamos pensando em nada”, isso é já um pensamento.