Podem ter relação com determinadas malformações ósseas ou com o surgimento de ossificações anômalas. A presença do pé plano entre os adultos, em alguns casos, é ocasionada por uma ruptura tendinosa, que pode ser tanto traumática, quanto degenerativa.
Andar descalço, normalmente ou na ponta dos pés, pular, caminhar na areia, na grama e no chão de terra batida ajudam a formar o arco do pé no bebê. Alguns ortopedistas aconselham o uso de palmilhas, natação e outros exercícios físicos, principalmente quando há queixa de dor.
Mas crianças que andam na ponta dos pés quase todo o tempo e continuam a fazê-lo após 3 anos de vida devem visitar um ortopedista infantil. Andar persistentemente sobre as pontas dos pés, ou sobre a ponta dos pé de apenas uma das pernas, pode estar ligado a outras circunstâncias.
Nos dias mais secos, é comum ocorrer o chamado pé rachado. Mas, quando o problema persiste, pode ser sinal de doenças mais graves. Embora seja motivo de piada para alguns, qualquer pessoa pode sofrer com pés rachados. A época da seca brasiliense predispõe todos ao problema — até crianças.
O tratamento para corrigir o pé chato deve ser recomendado por um médico ortopedista e consiste, principalmente, no uso de palmilhas, sapatos ortopédicos, na realização de sessões de fisioterapia, com exercícios que ajudam na formação da cavidade do pé, e também na prática de atividade física.
Onde se encontra o músculo estriado cardíaco?
Como é o que faz e onde vive o Lobo Mau?
Quanto tempo demora para curar uma flebite?
Quais impostos estão sujeitos a anterioridade nonagesimal?
Como prisioneiro e preparado para o ritual?
O que aconteceria se acabasse o oxigênio por 5 segundos?
Como as fotos de satélites podem ajudar na produção de mapas?
Quem trouxe o sapateado para o Brasil?
Como o sangue que vai para os membros inferiores voltam para o coração?
Quais são os 5 tipos de benchmarking?
Como usar o Python no Windows?
Como utilizar uma panificadora?