Ao passar por uma situação estressante, excitante, perigosa ou ameaçadora, o organismo responde liberando adrenalina, também conhecido como o hormônio da luta ou fuga.
Outra forma de enfrentar o medo, ou seja, o controle do excesso de adrenalina no organismo, seja ela boa ou ruim é a respiração. Faça este teste. Inspire somente pelo nariz enchendo os pulmões de ar, até senti-los precionados pela caixa toráxica e expire pela boca de uma só vez. Faça isso por três vezes.
Segundo a psicóloga, exercícios como natação, corrida e esportes coletivos ajudam a diminuir a adrenalina. "Técnicas como meditação, yoga ou tai-chi-chuan também são excelentes para controlar o nervosismo", diz.
Dicas para reduzir seus níveis de cortisol naturalmente
Ela promove a vasoconstrição periférica, o aumento da frequência cardíaca e da automaticidade das regiões do coração, bem como pode ser usada como medicamento para controlar os batimentos cardíacos acelerados. Ajuda a liberar outros hormônios como a insulina, o glucagon, a gastrina, etc.
Com essa descarga de adrenalina o corpo começa a sentir os efeitos. Os batimentos cardíacos aumentam, começamos a suar, nossa visão aumenta por decorrência do dilatamento das pupilas e a respiração melhora porque nossos brônquios também dilatam. Ela também aumenta a quantidade de açúcar no sangue.
Uma pessoa muito estressada pode desenvolver diversos problemas de saúde relacionados ao sistema cardiovascular. Isso acontece porque o excesso de adrenalina pode levar ao endurecimento das artérias, à diminuição do fluxo sanguíneo e outros sintomas que podem aumentar o risco de: acidente vascular cerebral (AVC);
Como usar a Adrenalina ao seu favor?
7 dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo
Um bom remédio caseiro para cortisol alto é o consumo de inhame porque ajuda a regular os níveis de cortisol no sangue. Além disso, o inhame tem um fitoesteroide que consegue diminuir os efeitos desagradáveis do excesso de cortisol no sangue.
Apesar de desconfortáveis e apavorantes, a descarga de adrenalina não é perigosa. [2] Com técnicas de relaxamento e algumas mudanças no seu estilo de vida, você poderá diminuir a frequência e intensidade desses episódios.
Faça uma lista das causas das descargas de adrenalina. Leia-a e determine quais itens estão sob seu controle. Por exemplo: reuniões de equipe podem ser uma das causas. Tome algumas providências para mudar a forma como você reage a essa situação — comparecendo às reuniões melhor preparado, sentando-se ao lado de pessoas mais positivas etc.
Quando isso acontece, a pessoa se sente ansiosa e estressada, além de apresentar uma tendência a ganhar peso. É essencial agir, caso note um ou todos esses sintomas. Reduzir a produção de cortisol não só tem um efeito positivo sobre a sua saúde geral, como pode deixá-lo mais relaxado e equilibrado.
O cortisol é um hormônio cuja produção é estimulada pelo estresse. Ele é liberado pelas glândulas adrenais e, embora certa quantidade dele seja importante para a sobrevivência, o organismo pode produzi-lo em excesso.
Quais as 6 maiores estratégias da Guerra Fria?
Quais são as competências organizacionais básicas e essenciais?
Com quantas cartas se joga pife?
Quanto tempo para ser aprovado no Cartão Magazine Luiza?
Qual a diferença de um AVC para um derrame?
Qual a cor de formatura do ensino médio?
Quanto pesa 1 2 xícara de leite?
Quais foram as primeiras igrejas do Brasil?
Como deixar a pele mais bonita?
Quanto tempo dura a higienização simples das mãos?
Que tipo de chá é bom para ácido úrico?
Quais são as quatro fases da ergonomia?
Em que ano foi criada a Medicina?