O que causa a monofobia? As fobias e os transtornos de ansiedade costumam acometer pessoas que foram criadas em ambientes familiares marcados por muita inquietação, estresse e preocupação. Isso porque, com o tempo e a convivência, a tendência é que os indivíduos passem a repetir os mesmos padrões de seus pais.
"A monofobia é considerada uma fobia situacional, o que significa que o estar sozinho ou a solidão causa uma extrema angústia, interferindo com a rotina diária da pessoa."
Agorafobia Agorafobia Nesse caso, a pessoa sente um medo excessivo e irracional de permanecer em um local, seja aberto ou fechado, com uma multidão. Nessas situações, o medo está ligado à incapacidade ou à possibilidade de ser submetido a uma humilhação. Os sintomas típicos são ansiedade, taquicardia e até síndrome do pânico.
Enquanto conceito clínico, a monofobia é uma fobia que, como o próprio nome indica, se caracteriza por um medo persistente, irracional e excessivo de ficar sozinho(a). Tal como acontece com outros tipos de fobias, o medo de estar sozinho também desencadeia diversos sintomas físicos e psicológico.
Mais especificamente, medo irracional e/ou exagerado. “Nomo”, por outro lado, é uma abreviação do termo em inglês “No Mobile”, que significa “Sem Aparelho Móvel”. Sendo assim, nomofobia é “medo de ficar sem aparelho móvel”, sem celular, tablet ou mesmo computadores.
O medo de ficar sozinho é comum a muita gente e transmite receio, insegurança e tristeza. Mas porque é que a solidão tem um peso tão grande ao ponto de, várias pessoas, ficarem deprimidas e ansiosas? Os conselhos são da psicóloga Mafalda Leitão.
O medo de estar sozinho pode ocorrer devido a várias razões. Tal como acontece com a maioria dos tipos de fobias, as origens da monofobia muitas vezes podem ser atribuída a infância do indivíduo, que um poderia ter tido uma experiência assustadora.
Para que você tenha a oportunidade de entender melhor o comportamento das pessoas que gostam de ficar sozinhas, vou compartilhar algumas de suas principais características, que vão ajudá-lo a compreender porque elas preferem curtir a própria companhia em alguns momentos, ao invés de estarem rodeadas de indivíduos que conhecem pouco.
Para elas, o fato de estar desacompanhadas em determinadas situações não é algo temido. É algo encarado com naturalidade e até mesmo buscado por elas próprias. Outra questão que é importante ser mencionada: as pessoas que gostam de ficar sozinhas não são pessoas introvertidas.
Como era a Bruxa Malvada do Oeste?
Como mudar o nome do titular da conta de luz pelo site?
Como é cárie dentária em inglês?
Quantas minhocas nascem de um ovo?
Como nascem os peixes de aquário?
Qual o conceito de economia criativa?
Como é que se escreve andar de skate em inglês?
Qual a maneira correta de se escrever da água ou d'água?
Quando aparecem as manchas do Dálmata?