Você pode identificar com facilidade a berne no seu cachorro, pois se trata de uma região encaroçada com uma pontinha esbranquiçada para fora. Essa porção branca é a larva da berne. O tecido vai estar avermelhado devido à inflamação causada pelo parasita.
Somente o médico veterinário poderá avaliar se é necessário retirar manualmente a larva, pois isso depende do estágio do ciclo e da situação da ferida e do animal. E o produto mais indicado para evitar e tratar o berne é o Max Prata, da Vansil Saúde Animal.
Embora ao completar seu ciclo e se tornar mosca ela deixe o local da infestação e voe para fora da pele, não espere que isso aconteça. Esse tempo pode ser angustiante para o cachorro: ele pode durar até 40 dias e a larva possui um corpo espinhado que causa dor e desconforto no pet quando ele se movimenta.
Um excelente remédio caseiro para o berne, que é uma larva de mosca que penetra na pele, é cobrir a região com toucinho, esparadrapo ou esmalte, por exemplo, como forma de tapar o pequeno furo que aparece na pele.
Uma das estratégias para matar e remover a larva é por meio de asfixia, em que deve-se colocar um esparadrapo no lugar em que a larva se encontra e deixar por cerca de 1 hora. Em seguida, retirar o esparadrapo e verificar se a larva está colada, caso contrário fazer pequena pressão no local para que a larva saia.
Os sintomas da berne estão associados à entrada, movimentação e ataque aos tecidos pelas larvas. Tudo isso provoca muita dor e desconforto ao pet. Se não tratadas, as feridas causadas pelas larvas tendem a infeccionar, o que pode provocar abscessos, hemorragias, toxemias e até amputações.
Como tratar a berne Em seguida, retirar o esparadrapo e verificar se a larva está colada, caso contrário fazer pequena pressão no local para que a larva saia. É importante que depois a região seja tratada com pomadas antibióticas, que devem ser recomendadas pelo médico, para evitar a ocorrência de infecções.
Se o dono perceber que seu cão pode estar com berne, a primeira coisa a ser feita é procurar um veterinário. O profissional irá avaliar o cão, diagnosticar em que estágio o parasita está desenvolvido e observar se o cão não apresenta outros parasitas em lugares diferentes do corpo.
Por isso mesmo, quanto antes a berne for diagnosticada, melhor será o prognóstico do seu amigo e mais rápido será iniciado o tratamento de berne no cachorro. Entre os principais sintomas da berne estão: Perda de peso.
Para identificar é só verificar se há buracos na pele do cão e se esses buracos parecem inflamados e altos. É contraindicado o tratamento da berne em cachorros em casa, pois o parasita forma um buraco dentro da pele do animal e esse machucado precisa ser tratado para não infeccionar.
Em relação aos cuidados com o cão, é importante escovar seu pelo ao menos duas vezes por semana, e sempre mante-lo limpo. Observe se ele anda se coçando demais ou incomodado com algo no seu pelo, é uma maneira de prevenir parasitas ou identificá-los o mais cedo possível.
Qual a função de um motor hidráulico?
Como é o funcionamento de um servo motor?
Quando o uso do motor síncrono é indicado?
Como lançar vale transporte na folha de pagamento?
O que é preciso para se tornar um monge?
Como entender o monitor da UTI?
Como a levedura Saccharomyces cerevisiae atua no processo de fermentação alcoólica?
Como funciona o conversor digital para TV?
O que é e como funciona um museu?
Como funciona o motor de uma motosserra?
Como funcionam os reguladores de tensão?
Como fazer para tirar ar de torneira?
Como tirar argamassa seca da cerâmica?
Como aparar as sobrancelhas com a tesoura?