Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.
Academicismo, termo que, na arte, se refere à pintura, escultura ou construção criadas segundo normas de uma academia. Em geral, as academias são as instituições que conferem caráter oficial aos princípios estilísticos de um determinado período.
Os temas retratados em suas obras eram históricos, religiosos e, principalmente, regionalistas. A temática regionalista, que até então não era explorada por pintores com tamanho nível de instrução técnica, está presente em seus principais quadros: “O Violeiro”, “Leitura”, e “Caipira Picando Fumo”.
O Academismo no Brasil foi a expressão institucionalizada de todo o sistema de arte que prevaleceu no Brasil do início do século XIX até o início do século XX, baseado nos princípios das academias de arte europeias.
O Academicismo teve início com a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios fundada por Dom João VI em 1816 por incentivo da Missão Artística Francesa, floresceu com a Academia Imperial de Belas Artes e o mecenato de Dom Pedro II e encerrou-se com a incorporação de sua sucessora republicana, a Escola Nacional de Belas ...
37 curiosidades que você vai gostar
Este método estendeu sua influência sobre todo o mundo ocidental ao longo de vários séculos, desde sua origem na Itália em meados do século XVI, e teve um impacto em várias sociedades não-ocidentais por conta das conquistas do colonialismo.
O academicismo, ou academismo, foi um movimento onde as academias de arte existentes no continente europeu passaram a estabelecer determinados padrões necessários para a formação artística da época.
Entre os principais artistas estão Pedro Américo e Victor Meirelles, pintores brasileiros que estudaram na Academia Imperial de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Além desses dois pintores, outro que merece destaque é José Ferraz de Almeida Júnior, que foi aluno de Victor Meirelles.
O academicismo no Brasil foi um movimento institucional que caracterizou a produção artística durante a segunda metade do Século XIX, fomentado pelos ideais imperialistas e inspirados no movimento neoclássico europeu.
14 Superação do academicismo
É na segunda metade do século XIX que as idéias neoclássicas presente nas obras dos artistas brasileiros tornou-se menos rígida.
Uma das características gerais da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras. ... O academismo, importado da Europa, dominou as artes plásticas no Brasil até o início do século 20.
A missão artística francesa teve como principal objetivo a formação de Escola Superior de Belas Artes que em seus primeiros anos pouco produziu, mas plantou a semente do que veio a ser a Academia Imperial de Belas Artes, que gerou muitos frutos e que foi tão importante na construção de uma identidade para a nação – ...
Características da arte moderna no Brasil
promoção dos temas do cotidiano; uso de novos elementos e técnicas diferentes, como colagens; o prestígio da criação em detrimento da obra; o desapego às regras formais da literatura (como a ausência de pontuação);
Como o exemplo mostra, citar um autor e contrariar o interlocutor é algo ruim. É o academicismo. É rejeitar a visão genuína do interlocutor.
Os impressionistas, como ficaram conhecidos, queriam a “ruptura com o antigo sistema de academicismo” (CAUQUELIN, 2005, p. 52), que oferecia apenas uma escola — a de Belas-Artes —, um único salão — o de Paris — e um único júri que determinava quem era comissionado pelo Estado.
Problemas do academicismo
Além disso, afasta a sociedade da academia e do que é produzido. Dessa forma, pode ocorrer até uma aversão as academias e tudo que vem dela. Além dessa questão social, o academicismo é caracterizado por um ensino reprodutor. Nesse ensino há pouco cooperação entre alunos e professor.
Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos. Trata-se de um movimento de oposição aos exagero, rebuscamento e complexidades do Barroco. Ele surge após a Revolução Francesa (1789), o início da Revolução Industrial e no contexto do Iluminismo chamado de “Era da Razão”.
Seu objetivo situava-se entre a vontade de Lebreton de criar uma Escola de Belas-Artes – idéia sugerida, provavelmente, pela criação de uma Academia de Belas-Artes no Instituto de França – e o desejo da Coroa portuguesa de desenvolver as artes úteis na América.
O equilíbrio e a simplicidade deixam de ser o objetivo do artista. Ele quer demonstrar outros interesses, quer buscar as raízes da nacionalidade, que enaltecer a natureza tropical, quer voltar ao passado histórico, quer abandonar os mitos gregos e aprofundar sua própria religiosidade, quer viver o amor intensamente.
Alguns dos artistas que produziram peças mais emblemáticas desse estilo foram:Peter-Paul Rubens (1577-1640);Nicolas Poussin (1594-1665);Jacques-Louis David (1748-1825);Jean-Antoine Gros (1771-1835);Jean-Auguste-Dominique Ingres (1780-1867);Paul Delaroche (1797-1856);Ernest Meissonier (1815-91);
Entre eles estavam Anita Malfatti, Ismael Nery, Milton Dacosta, Di Cavalcanti e Lasar Segal. Falar sobre os artistas da Arte Moderna significa falar sobre o maior evento que marcou a história da arte brasileira.
Veja alguns grandes nomes das artes plásticas do período modernista na Europa.Wassily Kandinsky (1866-1944)Pablo Picasso (1881-1973)Georges Braque (1882-1963)Edvard Munch (1863-1944)Henri Matisse (1869-1954)Piet Mondrian (1872-1974)Ernst Kirchner (1880-1938)Fernand Léger (1881-1955)
Os Impressionistas, os Pós-Impressionistas e até mesmo os Realistas foram os verdadeiros pioneiros das transformações artísticas que marcariam a arte moderna. Artistas do final do século, independentemente de pertencerem a qualquer escola, também tiveram influência espantosa sobre a arte moderna.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
O seu objetivo era renovar o ambiente artístico-cultural e mostrar o que havia na escultura, arquitetura, música e literatura brasileira do momento.
O que fazer para se dedicar aos estudos?
Como ter uma vibe mais positiva?
Como se deve a relação de dominação da metrópole sobre a colônia?
Tem como colocar fonte no PicsArt?
O que é uma prova de múltipla escolha?
O que é Text Transform uppercase?
Como se defender de dano moral?
O que é falso testemunho segundo a Bíblia?
Como mandar mensagem no Tinder 2021?
Como passar vídeo da câmera Canon para o PC?
Como se defender de um ataque de um leão?
Como falar com a Júlia Minegirl pelo WhatsApp?
Como entrar em contato com a Enel pelo WhatsApp?
Tem como aumentar o quadril com exercícios?
Como ser carinhosa com palavras?