A avaliação consistente e fundamentada permite ao artista, ao aluno, ao público e ao próprio crítico posicionar-se em relação aos trabalhos artísticos no tempo e no espaço. A avaliação significativa exige conhecimento da linguagem artística, da história, da relação entre o criador e o que foi criado.
Para uma sequência de aulas teóricas, a avaliação pode ser feita com provas que exigem respostas dissertativas. Se o assunto requer diferentes habilidades de pensamento, como analisar e sintetizar - caso da leitura de uma obra -, as avaliações podem se basear na observação atenta do professor durante as aulas práticas.
Em Arte a avaliação tem como método a observação e registro do processo de aprendizagem e é importante que o aluno faça parte desse processo como sujeito; ele deve também elaborar registros de forma sistematizada.
Nesse contexto, a avaliação precisa atender aos seguintes requisitos: ser coerente, contínua, formativa, compreendida pelos estudantes e absolutamente integrada à prática artística. Vivemos em um tempo no qual produtos e resultados são supervalorizados.
Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.
A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de acordo com as próprias experiências. Não se trata absolutamente de uma falsificação ou de uma cópia.
Ao ser escolhida como o método de avaliação em Arte, deixa-se claro que ela deverá ser utilizada de forma coerente e estruturada, de modo que se tenha um ensino de Arte comprometido com a construção de conhecimento e o envolvimento com sentimentos e emoções, com a possibilidade de expressão individual e coletiva.
As estratégias de avaliação em Arte podem ser as mais variadas e deverão ser selecionadas pelo professor, dependendo de sua disponibilidade e da infraestrutura física que a escola oferece. Listamos abaixo, para efeito de exemplo, algumas estratégias, que devem, preferencialmente, ser utilizadas em conjunto.
Nesse contexto, a avaliação precisa atender aos seguintes requisitos: ser coerente, contínua, formativa, compreendida pelos estudantes e absolutamente integrada à prática artística. Vivemos em um tempo no qual produtos e resultados são supervalorizados.
Impulsionados pelos movimentos empenhados em devolver a arte para a arte-educação, defendiam que é possível entrelaçar as manifestações artísticas dos estudantes à de diferentes grupos sociais e épocas diversas. Desse modo, acreditavam, o processo criador também pode ser alimentado por referências externas.
O que é um dinamometro fisica?
Quantos Estados tem no Brasil 2020?
O que é indústria de bens de capital?
Como se dá a proteção ao nome empresarial no Brasil?
O que são fertilizantes e para que serve?
Com quantos meses um gato pode engravidar?
Como reparar Windows pelo prompt?
Como enviar currículo para Ambev?
Quais as chances de cura de um melanoma?
O que é uma forma de linguagem?
O que acontece depois de publicado no Diário Oficial?
Quanto tempo para curar gripe?
Quais os tipos de quadra no tênis de campo na atualidade?
O que é a cultura minimalista?
Como saber se uma marca já está registrada no INPI?
Quanto ganha um audiologista em portugal?
Quais os tipos de materiais que podem ser fabricadas as ferramentas de corte?