Usando como exemplo o genótipo AaBb, e considerando a Segunda Lei de Mendel, é possível prever que esse genótipo gerará quatro diferentes gametas: AB, Ab, aB, ab. Cada um desses gametas, obrigatoriamente, terá um gene do primeiro genótipo e um gene do segundo genótipo.
Os indivíduos com genótipo AABB são homozigotos dominantes que produzirão apenas gametas AB. ... Além disso, não poderá produzir gametas Ab e ab pois não possui nenhum dos genes de forma recessiva, o que invalida a alternativa C e a D.
02 C Como o indivíduo apresenta genótipo aaBbCcDd, haverá 2n de gametas diferentes, ou seja, 23 = 8.
Resposta: Sementes lisas.
O que é Geração parental:
É o nome que se dá aos primeiros indivíduos cruzados de uma prole de estudo.
19 curiosidades que você vai gostar
Quantos gametas serão formados por um indivíduo com genótipo PpRr? Alternativa “d”. Os gametas gerados por esse indivíduo são: PR, Pr, pR, pr. Alternativa “c”.
Os gametas são formados por um processo denominado de gametogênese em órgãos chamados de gônadas. Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino): Ovócito secundário ou óvulo: célula grande, imóvel com a presença de material nutritivo.
Sementes verdes e rugosas: vvrr, formarão apenas gametas vr.
Número de gametas do indivíduo 1: 24 = 16.Número de gametas do indivíduo 2: 22 = 4.Número total de combinações genotípicas: 16 x 4 = 64.Assim, temos 64 combinações genotípicas para um indivíduo resultante do cruzamento dos dois indivíduos em questão.
O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.
Chamamos de poliibridismo quando o cruzamento analisa três ou mais características.
As freqüências dos gametas podem ser estabelecidas considerando os oito tipos de gametas: 2 paternais, 2 de permuta simples na região 1 (entre o primeiro e segundo genes), 2 de permuta simples na região 2 (entre o segundo e terceiro gene) e 2 de permuta dupla.
O gameta masculino provém de seu progenitor com genótipo HH (item b). Com isso, o único gameta que esse genitor poderá formar é H.
Os gametas humanos são os espermatozoides e os óvulos. Os espermatozoides são as células reprodutivas masculinas e são formados nos túbulos seminíferos, uma região dos testículos. ... Essas células são produzidas no ovário feminino, no interior dos folículos ovarianos.
Os gametas são células especializadas que, durante o processo de reprodução sexuada, ficam responsáveis pela transmissão dos genes de uma geração para a seguinte. Para os humanos, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e o espermatozóide (gameta masculino). ...
Nos animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide, o qual é uma célula reprodutora dotada de flagelo e, portanto, móvel. Já o gameta feminino é chamado de ovócito e é imóvel. O espermatozoide humano é menor que o ovócito e apresenta cabeça e cauda.
b) Aa: Sendo heterozigoto, o indivíduo irá gerar dois tipos de gametas, um dominante (A) e um recessivo (a).
Isso significa que o indivíduo heterozigoto AaBb formará apenas dois tipos de gametas. Se os genes A e B estiverem num mesmo cromossomo e no seu homólogo estiverem os genes a e b, os gametas formados serão AB e ab, na proporção de 50% para cada tipo.
GERAÇÃO PARENTAL: primeiros indivíduos cruzados de uma prole em estudo. GERAÇÃO F1: os primeiros descendentes da geração parental. GERAÇÃO F2: resultado da autofecundação da geração F1. RETROCRUZAMENTO: é o cruzamento entre um indivíduo de F1 x P.
Cruzamentos entre indivíduos pertencentes a linhas puras em que o carácter a estudar assume aspetos antagónicos em cada um dos progenitores. Por exemplo, nos cruzamentos mendelianos o carácter cor da corola apresentava dois aspetos: branco ou vermelho.
Essas denominações são aplicadas a resultados de acasalamentos, sendo os números 1 e 2 indicadores da geração: filhos da 1ª geração, são chamados de F1, da segunda, F2.
Nos cruzamentos genéticos, as combinações alélicas que traduzem os fenótipos são chamadas de genótipos, e assim, as designações aa, Aa e AA representam os genótipos. Em cruzamentos de heranças monogênicas, nas quais existem relações de dominância, dois genótipos diferentes (Aa e AA) reproduzem fenótipos iguais.
Fenótipo é a expressão observável de um genótipo, tal como um carácter morfológico, fisiológico, bioquímico ou mesmo molecular. Citando novamente as ervilhas de Mendel, quando falamos em ervilhas verdes ou amarelas, estamos nos referindo ao seu fenótipo, ou seja, às características observáveis.
Qual a parte da carne bovina mais magra?
Quantas pessoas morreram em Nagasaki?
Qual Estado brasileiro tem o povo mais bonito?
Qual óleo usar para tirar casquinha da cabeça do bebê?
Como lidar com a mentira no casamento?
Qual a diferença entre ato é fato contábil?
Qual melhor gramatura para lençol de malha?
Qual a importância dos microrganismos para o corpo humano?
Como clicar com o botão direito no iPhone?
O que caracteriza o cargo de gerente?
Quanto ganha um servidor em disponibilidade?
O que acontece após o interrogatório?
Quais são as principais festas culturais em Alagoas?
Como organizar a contabilidade?
Quanto tempo dura um porquinho da índia?
Como está funcionando o comércio em Porto Alegre?