Não só os mosquitos estão aqui há muito tempo como influenciam, de fato, a vida de muitas outras espécies. Acabar com esses insetos irritantes poderia deixar alguns animais sem alimentos e muitas plantas sem polinizadores.
Mas o impacto dessas cem espécies é devastador. "Metade da população global corre risco de contrair uma doença transmitida por mosquitos", diz Frances Hawkes, do Instituto de Recursos Naturais da Universidade de Greenwich. "Eles têm um impacto não reconhecido no sofrimento dos humanos."
Primeiro, porque os mosquitos, que se alimentam principalmente de néctar de plantas, são polinizadores importantes. Depois, porque eles também servem de alimentos para pássaros e morcegos e suas larvas são consumidas por peixes e sapos.
Sem insetos, estaríamos nadando em cocô, cheio de animais mortos", diz McAlister. Eles também fornecem alimentos para pássaros, morcegos e pequenos mamíferos.
Onde eles ficam durante o inverno e nos dias frios? A maioria deles morre, pois não suportam as baixas temperaturas (por volta de 15º). Os que sobrevivem reduzem suas atividades. As fêmeas, por exemplo, diminuem a produção de ovos e evitam sair voando para economizar energia e manter o próprio corpo aquecido.
34 curiosidades que você vai gostar
Eles entram em um tipo de hibernação, chamada diapausa, onde o metabolismo fica muito mais lento e eles não conseguem ser tão ativos quanto no calor. ... Portanto, o ideal é fazer o controle desses insetos para que no calor eles não apareçam mais!
Além do ar interno ficar mais saudável e purificado, sem poeira, poluição ou micro-organismos que ficam no ambiente externo, mosquitos não gostam de temperaturas frias. Isso acontece porque eles são animais de sangue frio, ficando mais ativos quando está calor.
“Com extinções de insetos, perdemos muito mais que espécies. Perdemos abundância e biomassa de insetos, diversidade no espaço e no tempo com consequente homogeneização, grandes partes da árvore da vida, funções e características ecológicas únicas e partes fundamentais de extensas redes de interações bióticas.
"Se tirássemos todos os insetos do mundo, também morreríamos", explicou Erica McAlister, curadora sênior do Museu de História Natural de Londres, ao programa da Crowd Science, do serviço mundial da BBC. Os insetos quebram as estruturas biológicas, o que acelera o processo de decomposição.
Como higienizar morango e uva?
Como baixar Free Fire sem ser pelo play?
Qual o veneno para matar bicho-de-pé?
Porque o ser humano tem medo do escuro?
Como lidar com o conflito de gerações no ambiente de trabalho?
Como instalar o FortiClient no Linux?
Como lavar a cinta Pós-cirúrgica?
Como entrar em contato com as Casas Bahia pelo Whatsapp?
O que é ser uma pessoa rígida?
Pode lavar lingerie na máquina?
Quem está dispensado da escrituração contábil?