As articulações do corpo humano ligam os ossos da estrutura esquelética a outros ossos e cartilagens. Fazem parte de um sistema articular e são responsáveis pela garantia dos movimentos realizados com naturalidade e flexibilidade. Se esse sistema não existisse, o esqueleto ficaria sem mobilidade e rígido.
Desprovidos de esqueleto e musculatura, seríamos criaturas flácidas e indefesas, que deslizariam pelo chão como plantas rasteiras.
O osso é formado por um processo chamado ossificação, e é composto por substâncias como o colágeno, além de sais minerais como o potássio, o fósforo e o cálcio, sendo que 99 por cento do cálcio do corpo humano está localizado nos ossos.
O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas.
Os ligamentos presentes em nosso esqueleto são cordões resistentes formados por tecido fibroso. Eles têm a função de manter os ossos em seus devidos lugares. O esqueleto é dividido em duas partes: o esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
A parte orgânica é formada por 90% de colágeno e por uma substância amorfa que contém proteínas. A parte inorgânica, presente em maior quantidade, é constituída por cristais de hidroxiapatita, que dão maior resistência aos ossos e são compostos por sais minerais como cálcio e fósforo.
Já parou para pensar em quantos ossos existem no seu corpo? Segundo a Ciência, ao todo, são exatamente 206 ossos do corpo humano.
Assim, o conjunto de ossos do nosso corpo formam o esqueleto humano unidos pela cintura pélvica e escapular: esqueleto axial. esqueleto apendicular. Para tanto, o esqueleto axial é a estrutura central composta pela cabeça, pescoço e o tronco, enquanto o esqueleto apendicular é formada pelos membros superiores e inferiores.
E, ainda mais curioso, é que o único osso do corpo humano completamente desenvolvido quando nascemos é o do ouvido. O Tórax é formado por 44 ossos, sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.
Ao atingir a idade adulta, o esqueleto humano é composto de 206 ossos, no entanto, no nascimento, consiste em cerca de 300 . Isso ocorre porque, ao longo dos anos, alguns ossos são fundidos para criar um, particularmente aqueles que compõem o crânio.
O que significa patologia clínica?
O que é sentença meramente terminativa?
O que são campanhas de marketing?
O que pode substituir a palavra originou?
O que são operações estabelecedoras?
Coloquei piercing o que eu não posso comer?
Qual palavra pode substituir indignou?