Provavelmente você já sabe o que acontece quando a alavanca do freio de estacionamento – ou freio de mão – é puxada com o carro em movimentoNão sabe? A gente conta. As rodas do eixo traseiro vão travar e o carro irá rodar no próprio eixo seguindo a direção do volante. É o princípio do cavalo de pau.
Para acionar o dispositivo basta o motorista apertar o botão (ou puxar, de acordo com o modelo) logo após parar o veículo. Esse procedimento envia um sinal para a unidade de controle do sistema, que ativa os motores elétricos nas pinças de freio traseiras.
Geralmente, esses comandos para destravar o freio de mão elétrico ficam na região do console central, sob porta-trecos ou porta-copos, em alguma parte do assoalho do veículo ou, ainda, na região do porta-malas. Em alguns casos, é necessário usar uma chave de fenda ou a própria chave do carro para liberar as rodas.
O freio de mão (ou freio de estacionamento) sempre foi acionado pelo motorista por uma alavanca ou pedal. Mas o freio elétrico é acionado de duas maneiras. Ele trava o carro automaticamente quando o motorista desliga o motor. E o destrava quando se liga o carro e o coloca em movimento.
É importante que você tenha a máxima atenção de como está o freio de mão. Quando entrar no carro, antes de dar a partida, pise no freio motor e destrave o de estacionamento. Quando chegar em algum lugar, antes mesmo de desligar o motor, puxe o freio de mão para o carro não andar.
Ao sair com o automóvel chegou a hora da operação inversa: liga-se o motor, tira-se alavanca do P, para depois soltar o freio de mão. Então a solução é bem simples: é só usar as boas práticas no momento de estacionar.
Ou seja, se o freio estiver acionado, só é possível soltá-lo com corrente elétrica disponível. Se a bateria pifa, o motorista não movimenta o carro pois o freio elétrico só destrava o carro com a troca da bateria por outra carregada ou com auxílio externo de uma outra, para carregar a do carro (a famosa “chupeta”).
Os Jeep Compass e Renegade também têm o freio de mão elétrico. Na Volkswagen, Jetta, Tiguan e o Golf “alemão” têm o dispositivo. Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
Esse sistema aciona os freios traseiros quando o automóvel é parado em uma inclinação, segurando o veículo pelo curto espaço de tempo em que o motorista move o pé do freio para o acelerador, impedindo assim o seu retorno. Dependendo da configuração individual do veículo, o FEE pode ser usado como freio de emergência.
Ao simplesmente levantar/apertar ou puxar/empurrar o interruptor do FEE e segurá-lo, o freio de estacionamento será aplicado, levando o carro a uma parada de emergência. Há algumas precauções que o mecânico habilitado a fazer esse tipo de serviço deve observar ao trabalhar no FEE de um carro.
Qual Juice usar no pod renova zero?
Qual o recorde mundial dos 100 metros rasos feminino?
Onde se localiza a epiglote e as cordas vocais?
Como fazer com nota fiscal emitida com CPF errado?
Qual traço para betoneira de 400?
Como fazer um pedido de cancelamento por escrito?
Qual a menor temperatura em Minas Gerais?
Como aplicar enoxaparina no braço?
Qual é o processo de restauração de uma pintura em uma tela?
Como manter a água da piscina de 1000 Limpa?
O que são nematoides e qual sua importância?
Qual o valor do Ticket-alimentação 2021?
O que é a sociedade da informação e do conhecimento?