Os nematóides mais importantes são: Meloidogyne, Heterodera, Globodera, Pratylenchus, Rodopholus, Rotylenchulus, Nacobbus e Tylenchulus. Esses parasitas têm um estilete bucal que, além de retirar substâncias nutritivas das plantas, viabilizam a injeção de substâncias tóxicas no interior da célula vegetal.
As funções ecológicas dos nematoides no solo incluem a decomposição de matéria orgânica, a mineralização de nutrientes, a degradação de toxinas e a regulação da população de micro-organismos, podendo estimular o desenvolvimento de plantas.
Nematoides são vermes de tamanhos bastante variáveis e geralmente abundantes no solo e na água. Muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. Os parasitas de animais chegam a atingir vários centímetros de comprimento, enquanto os de plantas medem de 0,3 a três milímetros.
Nematoides estão entre as principais pragas agrícolas da atualidade. Estima-se que os nematoides parasitos de plantas consomem aproximadamente 10% da produção agrícola global, levando a perdas econômicas anuais avaliadas, cautelosamente, em mais de U$125 bilhões.
Dentre as espécies mais conhecidas, destacam-se: Ascaris lumbricoides, a famosa lombriga; Enterobius vermicularis, causador da oxiurose; Ancylostoma duodenali, causador da ancilostomose; e Wuchereria bancrofti, causador da filariose.
41 curiosidades que você vai gostar
Esses parasitas, os nematoides, possuem um estilete bucal, por meio do qual se alimentam. Além de retirar substâncias nutritivas das plantas, injetam substâncias tóxicas no interior da célula vegetal.
Na agricultura
Esses parasitas têm um estilete bucal que, além de retirar substâncias nutritivas das plantas, viabilizam a injeção de substâncias tóxicas no interior da célula vegetal. Geralmente, os nematóides estão presentes no solo e atuam nas raízes das plantas.
Platelmintos de importância veterinária, médica e econômica
Para completar seus ciclos de vida, estes vermes infectam hospedeiros intermediários e definitivos em sucessão, através da ingestão oral de ovos ou larvas, respectivamente.
São descritas mais de 20.000 espécies de nematoides, mas deste número, cerca de 4.100 espécies são descritas como parasitas de plantas. Deste total, a atenção na agricultura é voltada, principalmente, para quatro gêneros que causam danos e redução de produtividade de diversas culturas.
Além da ascaridíase, outras doenças causadas por nematódeos são: ancilostomose, bicho-geográfico, filariose e a oxiurose.
Os gêneros de nematoides mais importantes que infectam as plantas são: Heterodera, Pratylenchus, Thylenchulus, Globodera, Radopholus. Há consenso, no entanto, que dentre estes, o mais importante devido a sua distribuição, número de culturas que afeta e prejuízos causados é o Meloidogyne.
Segundo ele, as perdas causadas pelos nematóides ameaçam a sustentabilidade da agricultura e a segurança alimentar, principalmente, nas culturas de subsistência em regiões da África, Ásia e América Latina; e reduzem a eficiência produtiva nas culturas comerciais, gerando diminuição de quantidade e qualidade.
Nas cadeias alimentares, consumidores como os nematóides podem ser relativamente pouco importantes para o fluxo de energia, porém podem realizar um papel importante como reguladores de taxas ou velocidades das transformações, como a decomposição da matéria orgânica (WHITFORD et al., 1982).
Além dos danos diretos causados às plantas parasitadas, os nematoides participam de complexos de doenças de diversos modos: criam portas de entrada para outros patógenos, modificam a rizosfera favorecendo o crescimento de outros patógenos, atuam como vetores de diversas viroses, bactérias e fungos e provocam alterações ...
Nematoides são como vermes microscópicos que possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Há algumas situações onde as fêmeas assumem formas aberrantes, semelhantes ao formato de um rim, maçã ou limão, fugindo da aparência corriqueira dos vermes.
Simetria: bilateral. Modo de vida: pode ser livre ou parasitária. Ambiente de vida: podem viver tanto na água quanto na terra ou, ainda, no organismo de outros seres. Revestimento: o revestimento dos nematelmintos é feito por uma cutícula protetora bastante resistente.
O nematoide no campo
O deslocamento de nematoides no solo é bastante limitado. Para chegar as áreas de cultivo, eles se utilizam de diversos meios como a água de irrigação, ventos fortes, mudas produzidas em substratos ou solos infectados, máquinas e implementos agrícolas e até o movimentos de animais e pessoas.
Alguns experimentos têm demonstrado que fitonematoides aumentam o fluxo de carbono das raízes para a biomassa microbiana do solo. A diversidade tende a ser maior em ecossistemas que sofrem menor distúrbio.
Sistema digestivo. Os nematoides de vida livre se alimentam de bactérias, fungos, algas, pequenos anelídeos, plantas (causando danos à agricultura).
Estes fatores, associados a uma agricultura intensiva (cultivos sucessivos) e manejos inadequados, constituem pontos-chave para uma explosão populacional destes fitonematoides e, consequentemente, perdas significativas de produtividade.
O gênero Meloidogyne é considerado o mais importante entre os nematoides parasitas de plantas cultivadas (Jones et al., 2013), vulgarmente conhecido por nematoides-das-galhas. Segundo Sasser (1980), o parasitismo das culturas por esses nematoides é um dos maiores obstáculos à produção de alimentos e ¿bras no mundo.
Veja alguns gêneros importantes na agricultura no Brasil e as características de cada tipo de nematoide:Meloidogyne.Pratylenchus.Heterodera.Rotylenchulus.Tylenchulus.Radopholus.
Embora com pequenas variações possíveis, o estilete bucal é dividido em três partes: uma ponta cônica, uma haste cilíndrica intermediária e três nódulos basais.
A importância ecológica dos platelmintos está associada a sua grande capacidade de parasitar outros organismos e provocar doenças, como a teníase, a cisticercose e a esquistossomose.
Os corais exportam matéria orgânica e nitrogênio para seu redor,aumentando a produtividade das águas e a reprodução de muitos peixes, que servirão de alimento para o ser humano. E também podem ser utilizados na produção de esponjas de banho.
Como fazer propaganda de uma construtora?
Qual a capacidade de armazenamento do Kindle?
Como desenvolver a lateralidade dos alunos?
Como descobrir o azimute no Qgis?
Como podemos trabalhar a inclusão?
Como trabalha a musculatura que constitui o coração?
Onde colocar pontos de luz na sala?
Como saber o número de um PEC?
Como trabalhar o livro Tudo bem ser diferente?
Como saber de qual banco e um cartão de crédito?
Como funciona o bônus do seguro?
Qual a frequência de uma memória DDR3?
Quanto tempo é o teste de mecha?
O que é SSID da rede do celular?
Como encontrar o ascendente do signo?
Como desenvolver noção de tempo?