Além de não conseguir eliminar as impurezas, quando é usado depois do prazo de validade, ele pode causar coceiras e irritações mais sérias.
Segundo o dermatologista Bruno Vargas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD, qualquer tipo de produto, seja para pele ou cabelo, possui diversas composições químicas que garantem sua eficácia e vida útil e utiliza-los após o vencimento não é indicado.
«Há alguns anos, a Organização Mundial da Saúde decidiu que os prazos de validade não deveriam superar cinco anos», explica à BBC Mundo (o serviço em espanhol da BBC) José Ramón Azanza, diretor de farmacologia da Clínica Universidad de Navarra, na Espanha. Segundo ele, o mais comum é a data de vencimento de dois anos.
"Pode haver contaminação microbiana ou fúngica e, ao passar o produto na pele, aumenta risco de lesões, alergias, acne, descamação e até manchas", explica Heloisa Olivan, cosmetologista e mestre em ciências biológicas pela Universidade de São Paulo (USP).
Um cosmético já vencido, seja creme ou maquiagem, não oferece garantia da eficácia dos ingredientes empregados. Ele pode sofrer oxidação, o que acarretaria problemas como irritação na pele”, salienta Ana Lúcia Recio, dermatologista membro das Sociedades Brasileira e Americana de Dermatologia.
24 curiosidades que você vai gostar
“Sinais como cheiro, consistência, cor e homogeneidade do produto, podem ajudar a julgar se você deve ou não descartar um cosmético”, conta. Para a dermatologista não há problema em usar cosméticos com prazo vencido, desde que estejam com bom aspecto, odor, consistência e integridades preservados.
Algum tipo de cosmético oferece mais risco se usado após a data de vencimento? Os ácidos, por exemplo, vão oxidando e escurecendo. Além disso, o uso inadvertido pode sensibilizar a pele, deixando-a sensível e vermelha, podendo levar à coceira ou causar manchas.
Produtos vencidos fazem mal para a pele e para o cabelo? Podem fazer muito mal, sim. Usar cosméticos fora do prazo de validade não só faz com que o produto não garanta mais o mesmo efeito, como também abre precedentes para que ele piore a situação para o qual foi desenvolvido.
O descarte desses produtos e suas embalagens pode ser feito no lixo comum.
...
Dependendo do tipo de cosmético, a forma correta de fazer o descarte é diferente:alguns podem ser jogados na pia, no vaso ou ralo;outros podem ser descartados com o lixo comum;e ainda existem tipos específicos que exigem cuidados especiais.
O que significa pirronismo na filosofia?
Como diferenciar as três leis de Newton?
Quantas vezes Flávia Alessandra casou?
Quais os tipos de textos descritivos?
É possível ADI contra lei municipal?
Quando o pronome lhe é objeto indireto?
Como usar WhatsApp só com o número?
Qual a falta do hormônio que causa depressão?
Qual a melhor roupa para ir em uma rave?
Quais são os tipos de recompensas?
Como fazer o registro de autônomo na prefeitura?
Qual o tipo de ligação do HCl?
Como funciona uma lâmpada mágica?
Como cancelar protesto de dívida ativa?
Quantos deficientes visuais trabalham no Brasil?