O uso de pneus remold é permitido apenas para veículos leves (comerciais e de passeio) e proibido para veículos agrícolas, militares, de competição, motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas e similares – fonte: Inmetro.
Não! A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de pneus reformados em veículos automotores de duas ou três rodas. O serviço de reforma de pneus para motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos é inclusive proibido pelo Inmetro no Brasil.
Yara Nunes – A Resolução Contran nº 558/80 proíbe a circulação de veículo automotor com pneus que os sulcos tenham profundidade inferior a 1,6mm. Tal medida é verificada pelo indicador de profundidade do pneu, conhecido popularmente por TWI – Tread Wear Indicator.
Talvez 20 mil no melhor dos cenários, com um dono bem cuidadoso. Já o pneu remold dura um pouco mais. Na prática, ele gera metade do desempenho de um pneu novo em iguais condições: de 25 a 30 mil quilômetros de rodagem. No entanto, isso é considerado apenas na cidade.
As resoluções do Contran não proíbem o uso de pneus recapados nos eixos de tração de caminhões, vedando o uso apenas em ônibus e micro-ônibus, e em motocicletas.
23 curiosidades que você vai gostar
Reforma de Pneus a Frio
O pneu é montado usando um revestimento de piso pré-vulcanizado (= piso novo) e uma camada de goma de ligação não vulcanizada. A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave. Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade.
De acordo com o artigo 1º da Resolução Contran 14/98, a roda sobressalente (estepe) é classificada como equipamento obrigatório. Ou seja, a priori, a sua ausência poderia gerar uma multa, pelo enquadramento no inciso X do artigo 230º do Código Brasileiro de Trânsito.
Aqui na Gilson Pneus, nós trabalhamos com os pneus Remold da Minuano, que é a melhor marca de pneus Remold do país. Todos os pneus Remold da Minuano possuem essas características.
Normalmente, um pneu remold é mais difícil de notar do que um recauchutado. No caso do recauchutado, basta ver se a banda de rodagem é de uma cor diferente do restante do pneu ou se há claramente uma separação entre banda de rodagem e pneu. Se houver, então é recauchutado, com certeza.
Um pneu novo pode rodar 10.000 km ou 80.000 km. Essa diferença na durabilidade dele vai depender de diversos fatores.
Lei proíbe tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu (Foto: Milene Rios/G1) A mudança de componentes, como rodas, por motivos estéticos pode exigir ajustes no automóvel para não comprometer o desempenho.
Toda alteração no tamanho das rodas pode ser compensada ajustando a altura dos pneus. Por exemplo: uma roda de aro maior exigirá um pneu de perfil mais baixo. Para isso, a tolerância máxima na alteração das medidas do conjunto é de 3% em relação ao original.
Um pneu remold é um pneu que já foi usado e passou por uma espécie de reciclagem. O processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu. O que é preservado do pneu original é a carcaça, que é a estrutura interna.
Mas, qual é a diferença? No recauchutado se coloca uma nova camada de borracha sobre a antiga; no remoldado toda a borracha do pneu antigo é removida, fica só a carcaça aproveitada para se fabricar um novo pneu.
Se um pneu original roda entre 50 a 60 mil quilômetros nas condições ideais, um pneu remold rodará entre 30 a 35 mil quilômetros e um recauchutado menos ainda. Isso acontece por causa do processo de fabricação desses pneus.
Na lateral dos pneus vêm marcado um número ao lado das palavras “Tread Wear”. Isso é o índice de desgaste e durabilidade de um pneu em referência a outro. Por exemplo, um Treadwear igual a 60 terá um desgaste 40% mais rápido que um pneu de 100.
Pneus remold 15 varias marcasRemold(18)Federal(5)GP Premium(3)Technic(3)TCP(2)
Uma dúvida muito comum dos motoristas é saber identificar a partir de qual momento o pneu é considerado em estado careca . De acordo a Resolução 558/80 do CONTRAN, os pneus devem estar com os sulcos — altura dos frisos na banda de rodagem — no máximo com 1,6 milímetro, abaixo disso o pneu é considerado “careca”.
Apesar de estar previsto em outro inciso, a multa por estepe careca tem a mesma natureza que a multa por pneu careca, já que os dois se enquadram no artigo 230. Assim, a infração também é de natureza grave, e equivalente a cinco pontos na carteira e R$ 195,23.
Vieira destaca que reboques não precisam trazer estepe de acordo com a legislação, embora seja recomendável que tenham um pneu sobressalente caso utilizem medidas diferentes daquelas empregadas no veículo tracionador.
Os pneus run flat, que podem rodar por alguns quilômetros sem ar comprimido, já viraram moda na Europa há mais de uma década, especialmente no segmento de carros de luxo. Agora, as montadoras de modelos premium estão adotando quase integralmente essa solução. Consequentemente, abandonando de vez o estepe.
O processo pode ser realizado a quente ou a frio. Na recapagem a frio, costuma-se utilizar uma banda de rodagem já pré-moldada para ser aplicada junto à carcaça do pneu. Neste caso, a temperatura pode chegar até 115º C. Já no processo de recapagem a quente, utiliza-se a técnica camelback.
Assim como o pneu recauchutado e o recapado, o remold representa uma opção mais econômica do que um pneu novo. Seu preço pode ser até 50% mais barato. Em compensação, sua durabilidade é de 15% a 30% menor.
Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado).
Quais são as regras de Yu-gi-oh?
Onde pegar cartão magnético INSS?
Como instalar o certificado digital A3 SPC?
Como conseguir o QR Code da CNH?
Como tirar o adesivo de deficiente?
Como fazer o Bilhete de idoso pela internet?
Como se cadastrar na promoção da Coca-cola?
Como o ômega 3 ajuda a perder peso?
O que fazer para o pâncreas produzir mais insulina?
O que é necessário para fazer o cartão do SUS?
Como conseguir o alvará da Vigilância Sanitária?
Como colocar um disjuntor geral?
Onde são realizadas as provas da PRF?