A intoxicação crônica, ou seja, ingestão de baixas doses de flúor em um longo período de tempo, está relacionada com alterações nas estruturas dentais e ósseas. Este elemento possui afinidade pelo fluoreto, originando em conjunto com o mesmo a fluoropatita; com o cálcio, o flúor origina o fluoreto de cálcio.
O flúor traz algum risco à saúde? Quando ingerido em excesso, o flúor pode provocar uma intoxicação chamada de fluorose, na qual surgem manchas brancas ou marrons nos dentes.
Segundo ele, a intoxicação mais preocupante é a crônica (quando a criança engole grandes quantidades de pasta/flúor). “Nesses casos, o principal problema que pode acontecer é a fluorose nos dentes permanentes, que são manchas no esmalte dentário”.
Adicionalmente, medidas de redução da absorção do flúor ingerido, como a escovação logo após as refeições, também podem ser recomendadas para crianças com até quatro anos de idade, devido ao maior risco de desenvolvimento de fluorose nos incisivos centrais superiores nessa faixa etária.
Malefícios do excesso de flúor
O risco principal do excesso de flúor é a fluorose, que se caracteriza como manchas brancas nos dentes ou deformações. A situação é mais comum em crianças com dentes em formação e, com o tempo, as manchas podem acabar escurecendo.
26 curiosidades que você vai gostar
O flúor ingerido é absorvido e, a maior parte dele destina-se aos ossos e aos dentes. Estima-se que a quantidade média ingerida diariamente seja de 0,2 a 3,1 mg para adultos e 0,5 mg para crianças.
A aplicação do flúor pode ser feita a cada 6 meses, ou conforme orientação do dentista, e é muito importante para evitar o desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste dos dentes.
O consumo de meio litro de água por dia pode fornecer de 0,5 a 1 miligrama de flúor. Rondó explica que essa quantidade já pode causar reações no organismo. Entre elas, cólicas e dores abdominais, aftas na boca, perda de apetite, náuseas, fraqueza, perda de peso e até mesmo vômitos com sangue.
2.Beber água logo após a higienização bucal
Após escovar os dentes o interessante é deixar o flúor agir nos dentes por pelo menos 30 minutos, ou seja, é melhor não comer nem beber nada nesse período.
Beber água após escovar os dentes não vai fazer mal a sua saúde. O que acontece, muitas vezes, é a sensação de queimação ou ardência devido às substâncias presentes no creme dental. Aos que não gostam da sensação, basta aguardar alguns poucos minutos para que se faça a ingestão de água ou outros líquidos.
Quando há aplicação de flúor, deve-se deixar o produto atuando por mais tempo para que ele seja incorporado aos dentes. Portanto, o ideal é aguardar de uma a duas horas após a limpeza para ingerir líquidos ou consumir alimentos.
Os efeitos associados à presença de flúor no cérebro incluem: redução de receptores de acetilcolina nicotínicos; danos no hipocampo; formação de placas de β-amiloide (formação cerebral clássica na doença de Alzheimer) (MAGALHÃES, 2018).
A boa notícia é que você pode manter o flúor nos dentes com cuidados cotidianos. Entre eles, optar por produtos de higiene que contenham a substância em sua composição, e também por meio de alimentos que dispõem desse elemento, como a água com flúor — cuidado de saúde pública que existe desde 1945.
Dentre a sintomatologia neurológica encontram-se: cefaléia, fraqueza muscular, hiperreflexia, espasmos musculares, convulsões, contrações tetânicas e tremores. Nos casos mais severos, pode haver falência múltipla de órgãos. A morte habitualmente é decorrente da parada cardíaca, choque, entre outros problemas cardíacos.
A aplicação pode ser feita na forma de gel ou espuma, através de moldeiras ajustáveis, deixando o flúor em íntimo contato com a superfície dental num período de 2 a 4 minutos. O flúor também pode ser aplicado sob os dentes na forma de verniz.
Os alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada; Sopas e ensopados feitos com peixe e ossos de carne bovina também fornecem flúor; Frutos do mar e fígado bovino são ricos em flúor; Cozinhar os alimentos em panelas com Teflon (um polímero que contém flúor) aumenta o conteúdo de flúor.
De acordo com a especialista, a escovação com a utilização de creme dental convencional com flúor já deve ser iniciada a partir do nascimento dos primeiros molares decíduos, que acontece por volta dos 14 meses.
Por esse motivo e de acordo com os estudos mais recentes, a recomendação atual do Ministério da Saúde é que todos, incluindo as crianças a partir dos seis meses, devem usar pasta de dente com flúor, em uma concentração mínima de 1000ppm (informação contida na embalagem).
O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.
O que é dureza de água e como se quantifica?
Quanto tempo pode ficar com shampoo no cabelo?
O que quer dizer NIC 1 no preventivo?
Qual é a alimentação dos brasileiros?
Quantas pessoas moram na Antártida?
O que é aumento do limiar da dor?
Quem treina pode beber álcool?
Qual o valor de 1 milha Smiles?
São comportamentos respondentes ou operantes?
O que acontece se eu tomar 2 comprimidos de zolpidem?
Qual é a cadeia carbônica do querosene?
Pode colocar água na máquina de lavar roupa com balde?
Quantos metros de rampa e patamar?
Quais são os problemas do transporte público?