Qual recurso cabe de agravo em recurso especial?

Pergunta de Victória Bianca Campos em 30-05-2022
(47 votos)

1.042. Cabe agravo contra decisão do presidente ou do vice-presidente do tribunal recorrido que inadmitir recurso extraordinário ou recurso especial, salvo quando fundada na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos.

Qual recurso cabível contra agravo em recurso especial?

O agravo de instrumento é o único recurso cabível contra decisão que nega seguimento a recurso especial. Desse modo, a interposição de embargos declaratórios não interrompe o prazo para a oposição de agravo de instrumento.


Quando é cabível o agravo em recurso especial?

1.030 do CPC. Desta forma, no mesmo sentido do CPC/1973, nos casos em que o tribunal de origem, em juízo provisório de admissibilidade, inadmitir o recurso especial/extraordinário, é cabível agravo ao tribunal superior, nos termos do art. 1.042 do CPC.

Qual recurso cabível contra recurso especial?

Como dito, o art. 1.030, §2º prevê que, contra a decisão que inadmitir o recurso excepcional com fundamento em precedente vinculante, caberá agravo interno, que será julgado pelo órgão competente, a ser determinado pelo regimento interno do respectivo tribunal.

O que é agravo em recurso especial?

O agravo contra a decisão denegatória de recurso especial ou extraordinário, um texto na tentativa de promover um panorama geral e seus efeitos.

AGU Explica - Agravo em Recurso Extraordinário e em Recurso Especial


45 curiosidades que você vai gostar

Quem julga o agravo em REsp?

O agravo em REsp ou REx é protocolado, no prazo de 15 dias (não tem preparo), no próprio tribunal a quo – tribunal de justiça, para que o presidente do TJ intime a outra parte para as contrarrazões, remetendo ao STJ ou STF, a depender do recurso, sem que faça a admissibilidade no momento.

O que acontece quando o recurso especial não é admitido?

Art. 544. Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo de instrumento, no prazo de dez dias, para o Supremo Tribunal Federal ou para o Superior Tribunal de Justiça, conforme o caso.

Qual é o recurso cabível quando o recurso especial e inadmitido?

Em caso de inadmissão de Recurso Especial ou Extraordinário, é cabível o Agravo para o Superior Tribunal de Justiça ou Supremo Tribunal Federal, conforme o caso, salvo quando a decisão se pautar na aplicação de entendimento firmado em regime de repercussão geral ou em julgamento de recursos repetitivos (artigo 1.042 do ...

Quando se nega seguimento ao recurso especial?

Quando se nega seguimento ao um recurso especial/extraordinário, significa que o resultado do acórdão combatido está em sintonia com o entendimento pacificado Tribunal ao qual você esta recorrendo, ou seja, se você interpôs um recurso especial discutindo um assunto em que já foi firmada tese em sede de recursos ...



Outras questões

O que eu gosto de fazer exemplos?

Como passar em concursos do Ministério Público?

Como são formados os flagelos?

O que pode está consumindo a memória RAM do PC?

Como aconteceu o Romantismo na Europa?

O que fazer depois de um dia difícil?

Como ver o histórico de outro celular?

Quando surgiram as milícias?

O que fazer quando você não sabe o que fazer da vida?

Qual o melhor perfume para trabalhar?

Quem pode ter endometriose?

Como passar pomada no bebê feminino?

Como nascem vivem e morrem as estrelas a existência de um astro que dura de 100 milhões a 1 trilhão de anos passa por três fases nascimento meia idade e maturid

Como passar por uma fase difícil no relacionamento?

Como surge o chamado Principialista de Beauchamp e Childress?

Como é formada a voz passiva analítica?

Como ocorre o surgimento de superbactérias?

Como passar pomada no olho do gato?

Qual o significado de eritroblasto?

Qual convênio cobre psicólogo?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com