A cenoura crua estimula as gengivas e provoca muita salivação que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca e também protege os dentes das cáries.
Cenouras são saudáveis cruas ou cozidas
As cenouras são boas para sua saúde, cruas ou cozidas, mas por razões diferentes. Se você quiser absorver melhor o beta-caroteno - um precursor da vitamina A - encontrado na cenoura, melhor comê-las cozidas e temperadas com um fio de azeite de oliva.
Um adulto precisa consumir 250 g de cenoura, cozida ou crua, por semana para atingir a quantidade de vitamina A necessária ao seu organismo. Isso equivale a duas cenouras médias por semana. O ideal é consumir a cenoura após um cozimento rápido, assim ela libera melhor o betacaroteno.
A cenoura pode ser consumida crua em saladas ou sucos, ou cozida, podendo ser acrescentada em bolos, sopas e em ensopados para preparar carne ou peixes. Para obter esses benefícios é importante consumir pelo menos 1 cenoura por dia.
Possíveis malefícios do consumo da cenoura
A nutricionista apontou que o consumo desse vegetal deve estar aliado a uma dieta variada, sem excessos. Não há estudos que comprovem, mas, em algumas pessoas, a cenoura pode ocasionar cãibras abdominais, flatulência e reações alérgicas.
35 curiosidades que você vai gostar
Crua ou Cozida
A cenoura crua apresenta boa quantidade de Vitamina C, que é desnaturada quando exposta à alta temperatura do cozimento. Ou seja, vale a pena consumi-la das duas formas.
2. Quando consumida com casca, a cenoura fornece quantidade maior de betacaroteno. Na hora de preparar receitas com cenoura (saladas, caldos e até mesmo bolos), o mais indicado é não descartar a casca do alimento.
Corte as cenouras descascadas em pedaços de 7,5 cm para que elas entrem sem problemas no processador. Você também pode colocar cenouras baby inteiras no processador. Elas têm o tamanho ideal para o tubo do equipamento.
Em geral, a casca de frutas, legumes e verduras é rica em fibras, ajudando sempre no bom funcionamento do intestino. Além disso, elas também costumam ser ótimas fontes de antioxidantes e vitaminas. Solte a criatividade na hora de consumir as cascas, faça chás, vitaminas, farofas, geleias e muito mais.
- Como descascar cenoura: Coloque a cenoura na tábua de cozinha e segure a ponta em um ângulo de 45 graus. Com a outra mão, vá passando a faca pela superfície e tirando a casca, aos poucos. Gire a cenoura e vai repetindo o processo até ter tirado toda a casca.
Outra opção é deslizar uma faca bem afiada ou um descascador de legumes sobre o queijo e você terá lascas largas. Para deixá-las menores, você pode despedaçá-las com as mãos, cortá-las com uma faca ou então usar a faca/descascador nas quinas da peça — as lascas já sairão mais finas.
A ideia é fazer alguns furos com furadeira em uma lata de condimentos, ervilha, milho ou qualquer coisa parecida, dar uma lixadinha nas rebarbas e bora ralar a cenoura. Assista e veja como isso rola!
Como conservar cenoura ralada
Basta colocar em um pote hermético na geladeira. Assim, fica boa por até uma semana — ótima pedida para quem busca praticidade na cozinha. Mas não esqueça de limpar bem antes de ralar!
3 – Brunoise
São pequenos cubinhos, geralmente de 0,3 cm x 0,3 cm. A chef afirma, no entanto, que o tamanho pode variar um pouco de acordo com cada cozinha ou chef. “O brunoise é feito a partir do corte do julienne, basta juntar um montinho das pequenas tiras e picá-las da maneira mais uniforme possível.
Por isso, alguns bons exemplos de frutas que se pode comer a casca são:Maracujá A casca do maracujá é rica em pectina, um tipo de fibra que aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer, além de auxiliar no controle de doenças como diabetes e colesterol alto. ... Banana. ... Melancia. ... Laranja. ... Manga.
Sucos e vitaminas
As cascas são ótimos ingredientes para fazer sucos, sejam batidos no liquidificador junto com a fruta ou separadamente. Em muitos casos é indicado até beber o suco sem coar, justamente para aproveitar os nutrientes contidos nas cascas e sementes, que são muito bem-vindas à saúde.
- Promove a saúde dos ossos. O magnésio, que ajuda no fortalecimento dos ossos, está presente na casca do abacaxi. Além disso, a casca possui boa quantidade de vitamina C, que auxilia na prevenção de doenças dos ossos e é anti-inflamatória.
O que se pode pedir a Iemanjá?
Quais são as três dimensões do espaço?
Como era chamado o instrumento do movimento barroco O antigo piano?
Qual a importância ecológica e económica dos corais?
Como fazer para clarear os lábios?
Qual a diferença entre o fumo e o tabaco?
Qual a sensação de palpitação?
O que é sonhar com ouro em pó?
Quanto tempo descobre gravidez?
O que é necessário para trabalhar na Irlanda?
Onde Harry Potter morava antes de ir para Hogwarts?