Experiência com Clorofila O que acontece é que o álcool dissolve a clorofila; esta fica dissolvida no álcool e a folha perde a cor.
Pegue algumas folhas verdes, pique-as, coloque em uma tigela e soque bem. Misture álcool e continue socando até que a mistura fique verde. Coe a mistura, usando um coador de papel ou pano de prato. Você acabou de extrair o pigmento verde das folhas, a clorofila, que é o pigmento que age na fotossíntese das plantas.
Geralmente a clorofila a é extraída na presença de solventes como acetona ou metanol, resfriada com nitrogênio líquido e posteriormente refluxada e filtrada para sua separação do material de partida. O processo de refluxo sob atmosfera de nitrogênio e posterior filtração é repetido por várias vezes.
A clorofila é um pigmento verde natural encontrado em algas e muitos vegetais e frutas, como couve, espinafre e kiwi, e que possui propriedades anti inflamatórias, antioxidantes, além de ter função eritropoiética, favorecendo o aumento de hemácias no sangue, ajudando no combate de anemias.
Você vai perceber que as folhas, que antes eram verdes, começarão a ficar amareladas, e o álcool, que era transparente, ficará verde. Esse processo é a forma mais simples de compreender como acontecem os procedimentos de extração da clorofila, de uma maneira muito mais simples e fácil, com os mesmos princípios.
17 curiosidades que você vai gostar
A clorofila e os carotenóides podem ser separados por cromatografia de papel. A cromatografia baseia-se numa série de fenômenos e métodos físicos usados na química e biologia para separação de componentes de uma mistura. A migração diferencial é o fundamento da cromatografia.
A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde.
"Todos os vegetais verdes contém clorofila, alguns deles são: o espinafre, brócolis, chá verde, azeitonas verdes, couves de Bruxelas, repolho verde, aipo, couve, feijão verde, ervilhas, salsa, alface e algas marinhas verde azulada...
Para extração dos pigmentos da folha utilizou-se a acetona que é um solvente polar, pois a clorofila e carotenos também apresentam caráter polar e assim pode-se obter boa extração destes pigmentos do material foliar.
O produto promete ação antioxidante, além combater a retenção de líquidos, regular o intestino e melhorar a circulação sanguínea. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ela deve ser consumida com água, como suco ou chá, por isso sua concentração pode render até 50 doses!
Use água sanitária para deixar as folhas brancas.
Ponha 1 xícara (240 ml) de água e ¼ xícara (60 ml) de água sanitária em um recipiente. Depois, ponha as folhas no pote até que elas fiquem brancas.
Você também pode extrair pigmentos dos vegetais. Para separar os pigmentos que dão cor aos vegetais, vamos usar uma das técnicas de cromatografia em papel. As diferentes cores observadas na tira de papel, após o experimento, indicam a presença de pigmentos variados tanto na flor como nas folhas.
Passo 1: Coloque em uma panela (de preferência antiga) a flor de hibisco – quanto mais flores colocar, mais forte a cor ficará -, um copo de água, uma pitada de sal e um dedo de vinagre branco. Deixe em fogo baixo por uma hora. Passo 2: Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Use tiras de papel para medir sua cor.
A mistura de grãos e etanol é agitada até a liberação dos pigmentos. O extrato é peneirado para a separação das sementes e encaminhado para a filtração. As sementes retornam para nova extração e o processo é repetido até que a maior parte do pigmento das sementes seja removida.
Quando pensamos em algumas plantas ou partes destas podemos saber quais pigmentos estão presentes: cenoura, por exemplo, é rica em carotenóides, o repolho roxo é rico em antocianina, assim como a berinjela e a beterraba; já todas as folhas verdes – alface, couve – são ricas em clorofila.
A extração do conteúdo de pigmentos foliares pode ser de caráter destrutivo ou não, baseando-se na absorbância e reflectância destes. O método destrutivo é o mais comum, utilizando solventes orgânicos, como a acetona 80% e o éter [6].
Os solventes polares como a acetona, o metanol, o etanol, o acetato de etila, a piridina e a dimetilformamida são os mais eficazes para a extração completa das clorofilas. Os solventes apolares como o hexano e o éter de petróleo são os menos eficazes.
A separação dos pigmentos clorofilados e carotenóides se devem a sua composição química, sendo estes polares ou apolares. Desta forma os carotenoides que são pigmentos apolares, correm mais rápidos no papel e são mais intensos, enquanto que o pigmento clorofilado por ser menos polar corre devagar no papel.
b) Acetona
Na estrutura da propanona, temos três átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio, constituindo uma região com característica apolar. No entanto, a presença do oxigênio ocasiona um efeito mesomérico positivo na cadeia, tornando-a como um todo polar.
O kiwi e a maçã verde são bons exemplos, já que os dois possuem boas quantidades de clorofila.
Plantas absorvem enxofre pelas raízes como sulfato de SO42-. A necessidade ocorre logo no início do desenvolvimento porque o enxofre é essencial para a síntese de proteínas e especialmente para a formação da clorofila nas folhas.
Só que o verde é mascarado por outros pigmentos, chamados antocinas. A clorofila, que é esverdeada, fica armazenada nos cloroplastos. Quanto mais dessas estruturas uma planta tiver, mais energia em forma de glicose, seu alimento principal, ela vai produzir.
Em contacto com a luz, as plantas iniciam a produção de um pigmento, a clorofila que dá às plantas o aspecto verde característico. A clorofila é o pigmento responsável pela absorção da luz.
Assim sendo, as plantas que possuem clorofila possuem coloração esverdeada. A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese.
A clorofila ocorre nos cloroplastos das células vegetais e é responsável pela cor verde das plantas, pois reflete a luz verde e absorve a luz azul e vermelha provenientes da luz branca do Sol.
Qual o vão máximo para laje treliçada?
Quais são os três principais tipos de solo?
Quanto tempo que o leite materno pode ficar fora da geladeira?
Qual é o liquido que engravida?
O que significa a bandeira da holanda?
Quais foram os feitos de Joana d'Arc?
Como saber se tem bactéria no intestino?
É permitido casamento entre primos?
O que é franquia de seguro de veiculo?
O que escrever na avaliação de desempenho individual?
Quais tipos de parasitas existem?
Quanto tempo é necessario para receber seguro desemprego?